Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento é um instrumento de ação educativa, sendo um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Existem três modalidades de planejamento no ambiente escolar articuladas entre si, sendo elas:

I. Plano da escola: é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo, e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
II. Plano de ensino: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico.
III. Plano de aulas: é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. Este é um documento mais elaborado, divido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

Estão CORRETAS:

    A) Apenas I e III.

    B) Apenas I.

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas III.

    E) Todas as assertivas.

O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade, assumindo assim, um compromisso social e ético. Nesse contexto, a profissão docente:

    A) Prepara os alunos para se tornarem cidadãos passivos e diferentes na família, no trabalho, na vida cultural e política.

    B) Exerce uma atividade fundamentalmente antissocial, haja vista que, contribui para a formação cultural e cientifica do povo, tarefa dispensável para outras conquistas democráticas.

    C) Realiza a continuidade entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação antissocial na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios que desabona o encontro do aluno com as matérias de estudo.

    D) É exercida no âmbito da vida social e política.

    E) É um ato simplório porque se realiza no contexto das relações individuais, no qual não manifestam os interesses das classes sociais.

De acordo com Libâneo, a formação profissional é um processo pedagógico proposital e organizado no qual os professores realizam uma preparação teórica e científica para orientar o processo de ensino com competência. Essa formação é composta por duas dimensões:

    A) Teórico-científica e Técnico-prática

    B) Prática e Científica

    C) Técnico-pedagógica e Teórico-científica.

    D) Pedagógica e Cientifica.

    E) Técnico-pedagógica e Técnico-prática.

Na tendência pedagógica ____________________, a escola tem o papel de __________________ de __________________, preocupando-se mais com a parte _____________________do que com a social ou pedagógica. Preencha adequadamente as lacunas acima com as respectivas palavras:

    A) Liberal tradicional, orientadora, valores, técnica

    B) Liberal renovada não diretiva, orientadora, atitudes, psicológica.

    C) Liberal renovada não diretiva, formadora, atitudes, psicológica.

    D) Liberal renovada progressivista, formadora, atitudes, psicológica.

    E) Tecnicista, orientadora, valores, técnica.

Partindo das concepções sobre tendências pedagógicas, analise as afirmativas abaixo:
I. Na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos o professor é visto como o mediador do processo ensino-aprendizagem.
II. A tendência pedagógica tecnicista é articulada ao sistema produtivo com o objetivo de aperfeiçoamento do sistema capitalista, a qual provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
III. Para a concepção progressivista libertária, o importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas a nova forma de relação com a experiência vivida.
IV. Para a concepção liberal renovada progressivista, o processo de aquisição do saber é mais importante do que o saber propriamente dito.
Estão corretas as afirmativas:

    A) I, II e IV

    B) I, II e III

    C) II, III e IV

    D) II e III.

    E) I, II, III e IV.

Correspondem às características da aprendizagem escolar, EXCETO:

    A) O desenvolvimento dos conhecimentos resulta do processo de reflexão proporcionada pelas ações mentais que caracterizam o pensamento, juntamente com a percepção prático-sensorial

    B) A aprendizagem escolar é influenciada pelos fatores afetivos e sociais que podem motivar (ou não) o aluno.

    C) A organização lógica e psicológica depende das ações mentais em que o aluno forma diante das matérias de ensino.

    D) A aprendizagem escolar não necessariamente precisa ser planejada, podendo ser casual ou espontânea.

    E) A organização psicológica diz respeito ao desenvolvimento físico e mental.

Leia as afirmativas a seguir:
I. Aprendizagem casual: é a aprendizagem espontânea que nasce naturalmente nas relações com o ambiente e as pessoas. Surge a partir da convivência social.
II. Qualquer tarefa executada no ambiente social em que o indivíduo está inserido pode levar a uma aprendizagem.
III. A aprendizagem organizada aparece com uma finalidade específica. É aquela em que são determinados os conhecimentos, habilidades e até mesmo as regras sociais.
Estão corretas as afirmativas:

    A) I e II apenas

    B) I e III apenas

    C) I, II e III.

    D) III apenas.

    E) II apenas

Sobre didática e a formação profissional do professor, marque V para verdadeiro e F para falso:
(__) A didática auxilia a parte pedagógica e suas relações dentro do processo de ensino e aprendizagem.
(__) O professor precisa assumir um papel capaz de vincular a didática com a realidade social, o conhecimento do aluno e todo o universo cultural existente.
(__) O objetivo da didática é promover, dentro do processo de ensino, um meio dos alunos adquirirem conhecimento, capacidades e atitudes, sendo mediados pelo professor.
(__) A didática orienta as ações do professor, partindo das situações de vivência concreta onde será realizado o processo de ensino.
A sequência correta encontrada é:

    A) V, V, F, V.

    B) F, V, V, V.

    C) V, F, V, F.

    D) F, F, F, V.

    E) V, V, V, V

A educação inclusiva no modelo atual é um desafio aos professores e a toda equipe pedagógica. Todos os dias esses sujeitos são obrigados a repensar sua maneira de ensinar, sua cultura, sua política e suas estratégias pedagógicas. São características do processo de educação inclusiva, EXCETO:

    A) Promover inovações nas práticas pedagógicas, reestruturar e atualizar as escolas

    B) Os professores devem buscar um ensino que vise o respeito mútuo aos alunos, o qual deve favorecer o desenvolvimento da consciência, mostrando que todos são diferentes.

    C) A família dos alunos com necessidades educacionais especiais devem participar do processo de ensino e aprendizagem.

    D) Cabe ao professor realizar seu trabalho voltado ao direito da igualdade e de oportunidade a todos os alunos.

    E) Para que o processo de inclusão ocorra é importante à integração sócio afetiva e que a escola reestruture seu currículo e suas concepções de educação.

O _________________________é um documento mais elaborado que é dividido por unidades sequenciais no qual passa a existir _____________________, ___________________ e ____________________.

    A) Plano de Ação, objetivos específicos, objetivos gerais e desenvolvimento metodológico.

    B) Plano de Aula, objetivos gerais, objetivos específicos, desenvolvimento metodológico

    C) Plano de Curso, objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

    D) Plano de Ensino, objetivos gerais, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

    E) Plano de Ensino, objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...