Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do plano de aula, assinale a alternativa correta:

    A) Este documento apresenta o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino.

    B) Tem um caráter isolado

    C) O plano de aula deve sempre estar ligado à teoria

    D) É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, e com o que fazer.

    E) O Plano de aula é um norte para orientar a prática pedagógica da escola

O plano de ensino permite a execução das tarefas do professor e dos alunos de maneira sistemática, com um sentido ordenador e estruturado, bem como facilita a comunicação entre todos os elementos engajados no processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa que corresponde aos tipos de planos de ensino:

    A) Plano de curso; Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

    B) Plano estratégico; Plano de aula.

    C) Plano tático; Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

    D) Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

    E) Plano estratégico; Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

Sobre as Tendências Pedagógicas, marque V para verdadeiro e F para falso.
(__) Na Pedagogia Liberal Tradicional o papel da escola é focado na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
(__) Na Tendência Liberal Renovadora Progressivista a aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas.
(__) Na Tendência Progressista Libertadora a relação professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente.
(__) Na Tendência Liberal Tecnicista aprender é modificar as percepções da realidade.
A sequência correta encontrada é:

    A) V, V, F, F.

    B) F, F, F, F.

    C) V, F, F, V

    D) F, F, V, V.

    E) V, V, V, F.

Em relação aos conteúdos de ensino as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

    A) Conteúdos servem de base para a aquisição de informações, conceitos e princípios.

    B) Deve-se também dar ao aluno a possibilidade de elaboração pessoal do conteúdo transmitido, porém, é preciso que seja garantido a centralidade do professor no processo.

    C) Os conteúdos não são apenas a organização do conhecimento, são também as experiências educativas, devidamente selecionadas e organizadas.

    D) É através dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.

    E) Deve-se permitir que o aluno faça associações e comparações, relacionando e integrando os novos elementos aos já assimilados, pesquisando e organizando novas informações.

Considerando as características dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s, analise os itens a seguir:
I. Criado em 2006, os PCN’s é um guia curricular organizado por disciplinas e ciclos.
II. Os PCN’s são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil.
III. Este documento tem a intenção de provocar debates a respeito da função da escola e reflexões sobre “o que?”, “quando?”, “como?” e “para quê?” ensinar e aprender.
IV. Nos PCN’s a avaliação é defendida como resultado final, classificatória, diagnóstica e central para acompanhamento dos alunos e para organizar o trabalho docente.
A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

    A) I, II, III.

    B) I e IV

    C) I, II, IV

    D) II, III, IV.

    E) II e III.

Sobre Projeto Político Pedagógico - PPP na escola, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O Projeto Político Pedagógico (PPP) define a ambição da escola. É, ao mesmo tempo, processo e produto, porque com base no ponto de partida, sinaliza o caminho a ser percorrido e aonde se chegará.

    B) A escola, ao elaborar o PPP, afirma sua identidade e revela sua organização, suas metas e seus planos a toda a comunidade, o que possibilita avanços e construção de métodos para se relacionar e articular com o entorno.

    C) Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político

    D) Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro, tornando visíveis os campos de ações possíveis, comprometendo seus atores e autores.

    E) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola precisa revelar a realidade e ser discutida com base nas finalidades definidas pela gestão da escola, e em seguida, ser levados para uma leitura para todos.

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e suas interferências nas práticas escolares, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Os PCN’s servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que devem ser adaptados às peculiaridades e necessidades locais.
(__) Os temas transversais tratam das problemáticas do dia a dia da sociedade que são integradas na proposta educacional da Lei 9.394/96 – LDB.
(__) Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual são exemplos de temas transversais.
(__) A função dos PCN’s é ser um referencial comum para a formação escolar no Brasil, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais.
A sequência correta é:

    A) V, V, F, F

    B) F, F, F, V.

    C) V, V, V, F.

    D) V, F, V, V.

    E) V, F, F, V.

Na construção de projetos no cotidiano da escola, é papel do professor:

    A) Fazer a mediação pedagógica, acompanhando o processo de aprendizagem do aluno, na busca por entender apenas o seu universo cognitivo e afetivo.

    B) Considerar as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos dissociadas da realidade social e do contexto em que está inserido a escola e os alunos

    C) Ter clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, de modo a garantir que os conceitos adotados, intuitivamente ou não, na realização do projeto, sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.

    D) Ter abertura para o que é determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

    E) Permitir que o aluno “aprenda-fazendo” e reconheça a autoria do professor naquilo que produz e na contextualização de conceitos.

Sobre os Projetos no cotidiano da escola, assinale a alternativa correta:

    A) Os Projetos tem por finalidade contribuir com a aprendizagem dos alunos, por meio de atividades interativas, dinâmicas, que explorem os conteúdos curriculares de maneira atrativa e significativa, valorizando as habilidades de cada sujeito e promovendo sua autonomia.

    B) Os projetos podem ser usados nos diferentes níveis de escolaridade, o que implica que na sua elaboração e execução não devem ser considerados níveis, suas especificidades e características peculiares.

    C) Buscam incentivar uma visão interdisciplinar da produção do conhecimento por meio dos projetos, de modo que o professor assuma a autoria e construa as atividades que envolvam a participação dos alunos.

    D) A primeira etapa de um projeto é o planejamento, uma vez que não há como executar uma tarefa eficiente sem planejar, se mostrando essa uma fase fundamental. Sendo assim, cabe a equipe gestora a tarefa de construir esse planejamento e apenas executar na escola.

    E) A função do projeto é a de tornar a aprendizagem real e atrativa, transformando a escola em um espaço agradável, impondo os conteúdos programáticos autoritariamente.

Considerando o Projeto Político Pedagógico – PPP como um documento norteador da escola, julgue as afirmativas a seguir quanto ao papel da escola na sua elaboração e execução:
I. Identificar o Projeto Político-Pedagógico como documento que deve envolver todo o trabalho escolar, procurando reconhecer os princípios teóricos e legais que regem o Projeto PolíticoPedagógico.
II. Ressaltar a importância do conhecimento da Proposta Pedagógica Curricular articulada ao Plano de Trabalho Docente, devendo propiciar condições para que a equipe pedagógica subsidie, oriente, coordene e centralize ações que envolvam a elaboração do Plano de Trabalho Docente.
III. Compreender o Plano de Ação da escola como possibilidade de efetivação do Projeto PolíticoPedagógico e reconhecer a importância da organização dos tempos e espaços da escola para o processo de ensino e aprendizagem.
IV. Acompanhar e controlar a efetivação da Proposta Pedagógica Curricular no processo de ensino e aprendizagem por meio da elaboração do Plano de Trabalho Docente.
V. Reconhecer o papel da equipe gestora e sua importância como mediadora e articuladora da reelaboração do Projeto Político-Pedagógico de forma coletiva, identificando os principais passos para a escrita e reelaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA

    A) I, II e IV estão corretas.

    B) I, III e V estão corretas.

    C) I e IV estão corretas

    D) I, IV e V estão corretas.

    E) II e III estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...