Questões de Pedagogia do ano 2020

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Gardner desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas, abaixo está descrita a definição de uma delas, assinale entre as alternativas o nome dessa “inteligência”.

É a capacidade de comunicação verbal e não-verbal e a percepção de reconhecer as intenções e emoções do outro. Habilidade em trabalhar em grupo, tendo como forma mais avançada de ler a pessoa, mesmo que ela tente esconder seus desejos, intenções, medos e crenças, distinguindo o temperamento, humor e motivações. Associa-se à empatia, à relação com o outro e sua plena descoberta. (DIEDERICHS, s/d).

    A) Inteligência espacial.

    B) Inteligência interpessoal.

    C) Inteligência intrapessoal.

    D) Inteligência lógica linguística ou verbal.

Assinale a INCORRETA. As etapas da Educação Básica têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma, como é o caso, entre outros:

    A) De adolescentes em regime de acolhimento ou internação, jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.

    B) De atraso na matrícula e/ou no percurso escolar; e de retenção, repetência e retorno de quem havia abandonado os estudos.

    C) De habitantes áreas suburbanas; e de circenses, indígenas e quilombolas.

    D) De portadores de deficiência limitadora; de jovens e adultos sem escolarização ou com esta incompleta.

Assinale a INCORRETA. A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    A) Conselho Nacional de Educação – CNE.

    B) Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED.

    C) Fórum Nacional de Educação.

    D) Ministério da Educação – MEC.

A Educação Inclusiva aposta na escola como comunidade educativa, defendendo um ambiente de aprendizagem diferenciado e de qualidade para todos os alunos. É uma escola que reconhece as diferenças, desenvolve-se com essa diversidade, dando sentido e significado ao ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

? De acordo com a filosofia da escola inclusiva, todas as crianças devem ser educadas numa escola isenta de barreiras pedagógicas, de organização administrativa e de gestão de recursos.
? Perante um idealismo desejável que associa a inclusão, aos direitos humanos e à equidade social é dispensável que os docentes demonstrem atitudes inclusivas nas suas práticas.
? O princípio da inclusão apela para uma escola que tenha em atenção a criança-todo, não só a criança-aluno.
? Deve preconizar o ajustamento de toda a comunidade educativa, adotando estratégias capazes de facilitar a aprendizagem a grupos de alunos, em que a inevitável diversidade é considerada como um fator de enriquecimento e um motor de desenvolvimento de toda a comunidade escolar.


A sequência CORRETA é:

    A) V – F – V – V.

    B) F – V – F – V.

    C) V – F – V – F.

    D) F – V – F – F.

Segundo as Diretrizes para Educação Básica, na organização modalidade de Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais, EXCETO:

    A) A acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes.

    B) A articulação das políticas públicas intersetoriais.

    C) A formação de professores para o atendimento educacional especializado e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas.

    D) O pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino diferenciado.

Na escola, o planejamento é o responsável por nortear as ações de todos os envolvidos para que os objetivos sejam alcançados. Portanto, pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “planejamento de ações” a seguinte característica pedagógica:

    A) Os professores e funcionários conhecem os objetivos e metas da escola.

    B) Os supervisores ou coordenadores pedagógicos orientam os professores para o alinhamento entre suas práticas docentes e os objetivos e metas da escola, prestando assistência sempre que necessário.

    C) O currículo escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do colegiado ou conselho.

    D) A equipe escolar avalia o desempenho de seu pessoal e o da escola como um todo, bem como o seu esforço para mudança.

Sobre o Construtivismo, o Sociointeracionismo e o cruzamento entre eles, Morales et al. (2016) faz as seguintes afirmativas:
I. Na teoria sociointeracionista de Lev Semenovich Vigostky, um princípio básico a ser considerado é o de que a aprendizagem propulsiona o desenvolvimento. A sua teoria dá ênfase às relações interativas e aos processos de mediação que vão resultar na aprendizagem, além do processo dinâmico entre os sujeitos. II. Pode-se considerar, em síntese, que para Piaget a ação do indivíduo não é fundamental ao desenvolvimento e que os esquemas orgânicos de estruturação das suas ações são aplicados à realidade e se organizam. Nem todo o comportamento humano é, portanto, pautado em ações do indivíduo.
De acordo com seus conhecimentos:

    A) Apenas I está correto.

    B) I e II estão corretos.

    C) Apenas II está correto.

    D) I e II estão incorretos.

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

I. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
II. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
III. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

Estão CORRETAS:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III, todos.

    D) II e III, apenas.

São diretrizes do Plano Nacional de Educação, EXCETO:

    A) Arraigamento do analfabetismo; e promoção do princípio da gestão prepotente da educação pública.

    B) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; melhoria da qualidade da educação; e universalização do atendimento escolar.

    C) Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidadesocioambiental; e promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

    D) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; e valorização dos (as) profissionais da educação.

Leia o trecho a seguir.


O objetivo do ensino da língua é propiciar ao aluno, o domínio mais amplo e rico da linguagem verbal, como um recurso fundamental de interação humana. Uma vez que o uso da linguagem verbal realiza-se na forma de discursos, cuja unidade material denominamos de “texto”, tal objetivo implica promover a capacidade do aluno em elaborar textos de qualidade – seja na modalidade oral, seja na escrita – explorando ao máximo os recursos linguísticos para atingir seu intento comunicacional em diferentes contextos.


Fonte: KLEIN, L. R. As quatro práticas do ensino da Língua Portuguesa. Prática Educativa da Língua Portuguesa.



Sobre as práticas da Língua Portuguesa, é CORRETO afirmar que:

    A) Para trabalhar com o texto desde o início do processo de aquisição da escrita até as séries finais da Educação Básica, propõe-se o desenvolvimento articulado de quatro práticas, a saber: leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e, finalmente, atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.

    B) No caso da produção de textos, a variação pode se dar pela escolha e proposição de diferentes modalidades de discurso oral apenas (livros, jornais, revistas, panfletos, placas, filmes, debates, narrativas, dissertações etc...

    C) No caso da análise linguística e das atividades de sistematização, somente é possível enfatizar os conteúdosem cada momento, sem ser possível diversificar as estratégias empregadas.

    D) É importante frisar que as quatro práticas da Língua Portuguesa, leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos, realizam-se de forma pontuada de tal maneira que a abordagem dos conteúdos se faça de modo esquemático ou por etapas.

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