Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vasconcelos (2012) evidencia que, na educação escolar, pode-se realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência.


Em relação ao planejamento de ensino-aprendizagem, é correto afirmar:

    A) É o planejamento de maior abrangência, correspondendo ao planejamento feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.

    B) É a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares. Estabelece o eixo condutor da escola, desde as séries iniciais até as terminais.

    C) É o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito mais estritamente ao aspecto didático. Pode ser subdividido em projeto de curso e plano de aula.

    D) É o planejamento da ação educativa baseado no trabalho por projetos: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar.

Tendo como referência as obras Alfabetização e letramento na sala de aula, de Castanheira e Maciel (2008) e Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: de Frade (2005), que discutem a avaliação na Educação Básica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Segundo a obra organizada por Castanheira e Maciel (2008), um dos desafios a ser enfrentado no processo de planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula é a articulação entre a dimensão individual e a dimensão coletiva e institucional. Desse modo, o planejamento pode ser substituído pela escolha de um método de ensino ou por um livro didático.


( ) Segundo a obra organizada por Castanheira e Maciel (2008), a ideia de avaliar a alfabetização surge da necessidade de obtenção de informações sobre o quadro do ensino quando ainda é possível corrigir os percursos dos alunos. Isto é, surge da necessidade de diagnosticar os níveis de aprendizagem do alfabetizando em momentos mais precoces da escolarização, de modo a poder encontrar caminhos alternativos para que a criança aprenda a ler e a escrever.


( ) Segundo Frade (2005), há professores que não adotam um método específico, nem se apegam a um livro de alfabetização, mas que equilibram e usam, em sua prática, os princípios permanentes da decodificação e da compreensão. Para a autora, é importante que o professor escolha o eixo organizador do seu trabalho e tenha segurança ao eleger conteúdos e procedimentos.


( ) Segundo Frade (2005), no processo de alfabetização, é preciso focalizar mais intensamente a compreensão que a decodificação. Cabe ao professor realizar escolhas de livros ou métodos que direcionem para atividades que contribuam para a compreensão do sistema de escrita, contudo, espera-se que também seja crítico o suficiente para constatar que não há um método milagroso.


Assinale a sequência correta.

    A) F V V F

    B) V F V F

    C) F V F V

    D) V F F V

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdo, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino.
( ) As Diretrizes constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.
( ) No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, entendendo-se consciência negra nos termos explicitados anteriormente no parecer. Entre outras datas de significado histórico e político, deve ser assinalado o dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
( ) O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, evitando-se distorções, envolve articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstâncias e realidades do povo negro.
( ) Os sistemas de ensino devem estabelecer canais de comunicação com grupos do movimento negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores e núcleos de estudos afro-brasileiros, com a finalidade de que esses atores planejem os planos institucionais, os planos pedagógicos e os projetos de ensino.

Assinale a sequência correta.

    A) V F V F V

    B) F V F F V

    C) V F F V F

    D) F V V V F

De acordo com a LDB, a Educação Infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    A) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção para o acesso ao Ensino Fundamental.

    B) Carga horária mínima anual de 900 horas, distribuída por um máximo de 200 dias de trabalho educacional.

    C) Atendimento à criança durante, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial, e sete horas para a jornada integral.

    D) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo-se a frequência mínima de 75% do total de horas.

Acerca do Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado (AEE), é incorreto afirmar:

    A) Uma das diretrizes para a efetivação do dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial é garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

    B) Entre os objetivos do AEE, está o de assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

    C) Cabe à educação especial garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes que são seu público-alvo.

    D) Entre as ações de apoio técnico e financeiro a ser prestado pela União, tem-se a adequação arquitetônica de prédios escolares à acessibilidade.

Segundo Bersh (2017), a tecnologia assistiva (TA) serve à pessoa com deficiência que necessita realizar funções do cotidiano de forma independente, devendo ser compreendida como um recurso para o usuário.
Sobre a tecnologia assistiva, é incorreto afirmar:

    A) Entre as suas categorias, está a de comunicação aumentativa e alternativa, sendo indicada para atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e / ou compreender.

    B) A organização ou classificação dos recursos de TA é realizada conforme os objetivos funcionais a que se destinam.

    C) A tecnologia pode ser considerada educacional quando se percebe que, ao retirar o apoio dado pelo recurso, o aluno apresenta dificuldades de executar a tarefa, ficando excluído de participar.

    D) Os talheres modificados, os suportes para utensílios domésticos, as roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir, o velcro e as barras de apoio são exemplos de TA classificados como auxílios para a vida diária e vida prática.

Considerando-se a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os componentes da Educação Básica aos enunciados correspondentes.
COLUNA I
1. Educação Infantil
2. Ensino Fundamental
3. Ensino Médio
COLUNA II
( ) Possui duração de nove anos, é gratuito na escola pública e inicia-se aos seis anos de idade.
( ) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para que continue aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, é uma de suas finalidades.
( ) A avaliação é realizada por acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção.
( ) Os currículos incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo.
( ) O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão nessa etapa da Educação Básica.
( ) Atendimento à criança deve ser realizado durante, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial, e durante sete horas para a jornada integral.
Assinale a sequência correta.

    A) 2 2 1 3 3 1

    B) 1 2 3 2 1 3

    C) 3 2 1 1 3 2

    D) 2 3 1 3 2 1

Com base na Resolução CNE/CEB nº 4/ 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, são consideradas atribuições do professor de atendimento educacional especializado, exceto:

    A) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.

    B) Identificar e produzir recursos pedagógicos para aplicabilidade na sala de aula comum do ensino regular, como também em outros ambientes da escola.

    C) Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.

    D) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.

Para Gomes, Poulin e Figueiredo (2010), o plano de atendimento educacional especializado é elaborado pelo professor do AEE a partir das informações obtidas sobre o aluno e a problemática vivenciada por ele, por meio do estudo de caso.
Sobre esse plano, é incorreto afirmar:

    A) O acompanhamento do AEE considera, basicamente, o desenvolvimento e a avaliação desse plano.

    B) Representa a previsão de atividades que devem ser realizadas com o aluno na sala de recurso multifuncional e na sala de aula do ensino regular.

    C) Na elaboração do plano, o professor mobiliza os diversos recursos disponíveis (escola, comunidade, etc.), articulando-se também com o professor do ensino comum.

    D) Nesse plano, o professor prevê um determinado período para o seu desenvolvimento, como também a realização de avaliação para redimensionar suas ações em relação ao acompanhamento do aluno.

Baptista (2011) pontua em suas reflexões a ação pedagógica e os serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro.
Sobre o professor do atendimento educacional especializado (AEE) e a sala de recursos, de acordo com esse autor, é incorreto afirmar:

    A) O apoio especializado auxilia na exploração de alternativas diferenciadas de acesso ao conhecimento, na inclusão de dinâmicas que possibilitam o uso de recursos potenciais, na aprendizagem de novas linguagens e no desenvolvimento da capacidade de observação e de auto-observação.

    B) Na sala de recursos, é estimulado o trabalho com pequenos grupos, propiciando melhor acompanhamento do aluno, contribuindo para trajetórias de aprendizagem mais individualizadas sob a supervisão de um professor com formação específica.

    C) O caráter da Educação Especial como substitutiva à escolarização no ensino comum faz com que a sala de recursos assuma um protagonismo que pode ser justificado por suas características.

    D) As atribuições do professor de AEE que requerem conexões / articulações entre ele e o professor do ensino comum possibilitam a abertura de espaço para a discussão curricular necessária nos processos inclusivos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...