Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Gomes, Poulin e Figueiredo (2010) abordam o atendimento educacional especializado (AEE) para o aluno com deficiência intelectual. Nesse atendimento, o trabalho do professor é caracterizado, sobretudo, pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.
São ações do trabalho do professor de AEE para o aluno com deficiência intelectual, exceto:

    A) Basear-se em situações-problema que demandam do aluno a utilização de seu raciocínio para a resolução de um dado problema.

    B) Propiciar ao aluno com deficiência intelectual atuar no ambiente escolar e fora dele, levando em consideração as suas especificidades cognitivas.

    C) Elaborar materiais didáticos e pedagógicos, considerando-se as necessidades específicas desses alunos na sala de aula do ensino regular.

    D) Propor intervenções educativas por meio de atividades baseadas na repetição e na memória.

De acordo com Belisário Júnior e Cunha (2010, p. 8), "os transtornos globais do desenvolvimento (TGD) representam uma categoria na qual estão agrupados os transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas".
Baseando nas reflexões desses autores e sobre os TGD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) São transtornos descritos na classificação de TGD: autismo, síndrome de Rett, transtorno ou síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.
( ) Na educação escolar, o trabalho com estratégias voltadas para a comunicação e linguagem junto às crianças com TGD deve ter por finalidade o implemento de metodologias estruturadas existentes, do campo terapêutico, que afetam essas funções.
( ) A apropriação de conhecimentos a respeito do TGD e das práticas educacionais que propiciem o desenvolvimento das competências sociocognitivas desses alunos deve ser realizada, prioritariamente, pelo professor de AEE.
( ) Representa fator facilitador do desenvolvimento de atitudes no interior da sala de aula propiciar à criança com TGD referências de conduta e participação por meio de seus pares, tendo em vista iniciar intervenções pedagógicas formais.
Assinale a sequência correta.

    A) V F F V

    B) F V F V

    C) F V V F

    D) V F V F

Para Karagiannis, Stainback e Stainback (1990), servir adequadamente a todos os alunos é o propósito fundamental do ensino inclusivo.
Tendo como referência as ideias desses autores sobre o ensino inclusivo, é incorreto afirmar:

    A) Os componentes práticos e interdependentes no ensino inclusivo são: a rede de apoio, a consulta cooperativa, o trabalho em equipe e a aprendizagem cooperativa.

    B) A compreensão das deficiências na perspectiva das limitações funcionais demanda adaptação, melhoria e preparação das organizações e dos ambientes educacionais para atender as necessidades de todos os alunos.

    C) No ensino regular, a mera inclusão de alunos com deficiências em salas de aula não traz, como consequência, os benefícios de aprendizagem.

    D) O valor social da igualdade é considerado o motivo mais importante para o ensino inclusivo.

Na Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares. Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes. Cada área do conhecimento explicita seu papel na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental e destaca particularidades para essa etapa, considerando tanto as características do alunado quanto as especificidades e demandas pedagógicas dessa fase da escolarização.
Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em

    A) quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

    B) cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

    C) seis áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Educação Tecnológica.

    D) sete áreas do conhecimento: Linguagens (Português e Inglês), Arte, Matemática, Ciências, Geografia, História e Educação Física.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao que compreende os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal:


I. As instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal.

II. As instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal.

III. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

IV. Os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II e III estão corretas.

    C) Apenas I, II e IV estão corretas.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos princípios e fins da Educação Nacional.


( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – F.

    B) V – V – V.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) F – F – F.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:


I. O pleno desenvolvimento do educando.

II. O seu preparo para lutas corporativas.

III. A emancipação ideológica.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com a BNCC, no novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Isso requer o desenvolvimento de competências para, EXCETO:

    A) Aprender a aprender.

    B) Saber lidar com a informação cada vez mais disponível.

    C) Desenvolver dependência para tomar decisões.

    D) Atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais.

    E) Aplicar conhecimentos para resolver problemas.

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal. Assinale a alternativa que NÃO se refere a essas ações:

    A) Formação de professores.

    B) Fragmentação das políticas educacionais.

    C) Avaliação.

    D) Elaboração de conteúdos educacionais.

    E) Critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

As metas previstas no Plano Nacional de Educação, deverão ter como referência:


I. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

II. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.

III. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...