Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Lei nº 1.713/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) O município, em regime de colaboração com a União e o Estado de Santa Catarina, atuará visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias do PME.

    B) O PME permanecerá vigente até 2021.

    C) A execução, o cumprimento, o monitoramento e a avaliação do PME serão realizados, em exclusividade, pelo Conselho Municipal de Educação.

    D) A avaliação e monitoramento do PME ocorrerá a cada bimestre.

    E) A adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas no PME caberá aos professores do município.

A Lei nº 1.713/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências, traz como meta:

    A) Formar, em nível de pós-graduação, 15% (quinze por cento) dos professores da educação básica, até 2022, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    B) Formar, em nível de pós-graduação, 10% (dez por cento) dos professores da educação básica, até 2021, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    C) Formar, em nível de pós-graduação, 20% (vinte por cento) dos professores da educação básica, até 2023, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    D) Formar, em nível de pós-graduação, 30% (trinta por cento) dos professores da educação básica, até 2025, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    E) Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até 2024, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer o monitoramento do

    A) MEC, CNE, Consed e Undime.

    B) Consed e Undime.

    C) MEC e Consed.

    D) CNE, Consed e Undime.

    E) MEC e CNE.

Quanto mais tecnologias móveis, maior é a necessidade de que o professor planeje quais atividades fazem sentido para a classe, para cada grupo e para cada aluno. As atividades exigem o apoio de materiais bem elaborados. Os conteúdos educacionais – atualizados e atraentes – podem ser muito úteis para que os professores possam selecionar materiais textuais, audiovisuais – impressos e/ou digitais – que sirvam para momentos diferentes do processo educativo para, EXCETO:

    A) Motivar.

    B) Classificar.

    C) Contar histórias.

    D) Orientar atividades.

    E) Organizar roteiros de viagem.

Batista (2005), no caderno Avaliação diagnóstica da alfabetização, apresenta exemplos de atividades para avaliação das crianças em processo de avaliação.


Em relação à capacidade “Ler e compreender palavras compostas por sílabas canônicas e não canônicas”, é correto afirmar que se tem como descritor

    A) verificar se a criança é capaz de ler palavras compostas por diferentes estruturas silábicas, considerando-se as disposições de consoante e vogal.

    B) verificar se a criança é capaz de compreender frases com estrutura sintática simples.

    C) verificar se a criança é capaz de identificar o assunto de que trata um texto e de dizer como ele é abordado.

    D) verificar se a criança utiliza os princípios e as regras ortográficas do sistema de escrita relacionando grafemas e fonemas.

Em relação às áreas da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, assinale a alternativa incorreta.

    A) A área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.

    B) A área de Ciências Humanas deve propiciar aos estudantes a capacidade de interpretar o mundo, de se adequar aos processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e de atuar de forma ética, responsável e dependente diante de fenômenos sociais e naturais. Cabe ainda a essa área fomentar a unicidade de pensamento e compreensões historico-sociais.

    C) A área de Ensino Religioso adota a pesquisa e o diálogo como princípios mediadores e articuladores dos processos de observação, identificação, análise, apropriação e ressignificação de saberes, visando ao desenvolvimento de competências específicas. Dessa maneira, busca problematizar representações sociais preconceituosas sobre o outro, com o intuito de combater a intolerância, a discriminação e a exclusão.

    D) A área de Matemática, por meio da articulação de seus diversos campos, precisa garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas.

Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), na obra Ensino explícito e desempenho dos alunos, ao discutir sobre a preparação da gestão dos aprendizados, destaca a importância de estabelecer um roteiro de aula.


Com relação à construção de roteiro, os autores propõem, exceto:

    A) Planejar a abertura da aula.

    B) Definir os objetivos do aprendizado.

    C) Elaborar, sempre que possível, atividades avaliativas por escrito.

    D) Determinar um tempo para cada etapa e definir o material necessário.

Tendo como referência os documentos Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, analise as seguintes afirmativas.
I. O Censo Escolar, realizado anualmente em todas as escolas de Educação Básica, acompanha, na educação especial, indicadores de acesso à Educação Básica, matrícula na rede pública, inclusão nas classes comuns, oferta do atendimento educacional especializado, acessibilidade nos prédios escolares e o número de municípios e de escolas com matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais.
II. O atendimento educacional especializado (AEE), previsto pelo Decreto nº 6.571/2008, é parte integrante do processo educacional, sendo que os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado (AEE).
III. A criança deve ter a possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição, envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados que contemplem as particularidades das diferentes idades, as condições específicas das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.
Estão corretas as afirmativas

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Considerando a obra Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, observe o instrumento a seguir.



Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_

aula&aula=21390&secao=espaco&request_locale=es>.

Acesso em: 12 dez. 2019.


Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

    A) As cartelas numéricas contribuem para a percepção dos princípios, regularidades e organização do sistema numérico.

    B) As cartelas numéricas são um portador de informação, que reflete a organização do sistema e permite aos estudantes observar relações entre numeração falada e numeração escrita.

    C) O trabalho com as cartelas numéricas permite, entre outras atividades, comparar números, determinar antecessor e sucessor e localizar famílias numéricas.

    D) O trabalho com as cartelas numéricas possibilita, especialmente, o desenvolvimento da habilidade de associação entre número e quantidade.

A obra Pedagogia dos sonhos possíveis é uma coletânea de cartas, conferências, depoimentos, ensaios e entrevistas de Paulo Freire.


Em relação a essa obra, assinale a alternativa incorreta:

    A) Ao realizar reflexões em torno da utopia, Paulo Freire destaca que a utopia é uma impossibilidade que, às vezes, pode dar certo. Por essa imprecisão, torna-se necessário o pragmatismo político e pedagógico.

    B) Ao buscar dialogar com educadores, Paulo Freire apresenta a impossibilidade de separar a leitura da palavra da leitura de mundo, do mesmo modo, não é possível separar a leitura de mundo da escrita de mundo.

    C) Ao problematizar sobre democracia e docência, Paulo Freire destaca que não é apenas a partir do que é realizado na sala de aula que um professor democrático será capaz de apoiar os alunos na reconstrução da posição deles no mundo.

    D) Ao discutir sobre as possibilidades de mudança, Paulo Freire destaca que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa e, por isso, deve ser pensada com seriedade pela sociedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...