Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A educação básica tem por finalidades:
I. Desenvolver o educando.
II. Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
III. Fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Quais estão corretas?
De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:
I. A reconfiguração da prática pedagógica.
II. A abertura e plasticidade do currículo.
III. O exercício da coautoria de professores e alunos.
Quais estão corretas?
O concurso público para ingresso na Carreira será realizado por área de atuação. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto essas áreas.
( ) Professor I: formação em nível superior em curso de Pedagogia, preferencialmente com habilitação em Educação Infantil, ou nível de pós-graduação ou curso normal superior educação infantil, admitida como formação mínima a obtida em nível médio, na modalidade normal com curso de qualificação profissional específica em educação infantil, de no mínimo 120 horas.
( ) Professor II: formação em nível superior em curso de Pedagogia, preferencialmente com habilitação em séries iniciais ou nível de pós-graduação ou curso normal superior séries iniciais, admitidas como formação mínima a obtida em nível médio, na modalidade normal.
( ) Professor III: formação em curso superior, de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específico do currículo, com formação pedagógica nos termos da legislação vigente ou curso de pós-graduação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para Vasconcelos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, quais sejam:
I. Onde estamos (o que está sendo).
II. Para onde queremos ir (como deveria ser).
III. O que fazer (o que fazer para vir a ser).
Quais estão corretas?
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.
( ) A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização dos resultados identificados.
( ) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.
( ) O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e se desenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às suas necessidades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Bergmann, a ideia básica da aprendizagem para o domínio consiste em que os alunos alcancem uma série de objetivos no próprio ritmo. Analise as assertivas abaixo quanto aos principais componentes da aprendizagem para o domínio.
I. Os alunos trabalham em pequenos grupos ou individualmente, em ritmo adequado.
II. O professor faz a avaliação formativa e estima o grau de compreensão dos alunos.
III. Os alunos demonstram domínio dos objetivos, por meio de avaliações somativas. Aos alunos que não dominam determinado objetivo, oferecem-se meios de recuperação.
Quais estão corretas?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...