Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos grandes desafios educacionais está relacionado à integração do conhecimento. Nesse contexto, segundo Marcos Cordiolli (2002), ao longo dos anos se criou, “um cenário de intensa confusão, com diferentes interpretações para inter, multi e transdisciplinaridade”. O mesmo autor, a partir da literatura, traz distinções entre elas. Isso posto, associe as colunas:
Primeira coluna: 1- Interdisciplinaridade 2- Multidisciplinaridade 3- Transdisciplinaridade
Segunda coluna: ( ) Estabelece canais comunicantes, pois um especialista de uma área utiliza saberes de outras disciplinas promovendo diferentes interconexões. ( ) Realiza-se na reunião de especialistas de diferentes áreas ou de atividades de mais de uma área, necessariamente com um viés comum e articulados cooperativamente. ( ) Corresponde à produção ou processo de relações entre saberes, a partir de uma disciplina ou de um tema sem as limitações de domínios ou objetos impostos pela especialização das ciências.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 1 – 3.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 3 – 1.

De acordo com a Portaria nº 826, de 7 de julho de 2017, que dispõe sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), as ações desenvolvidas por este programa são caracterizadas pelo compartilhamento da gestão entre União, estados, Distrito Federal e municípios; pela integração e estruturação de ações de formação, materiais e referenciais curriculares e pedagógicos contribuintes para a alfabetização e letramento; pela garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, realizados por meio de avaliações externas. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto a essas ações:
I- Possui como foco os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental. II- Os professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos compartilham a responsabilidade para que as crianças alcancem o direito da criança de escrever e ler com fluência. III- A responsabilidade pelo domínio dos fundamentos da Matemática, no nível recomendável para sua idade, são restritos ao professor.
É correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) II e III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I, apenas.

    E) II, apenas.

Conforme disposto pelo Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008, que define as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, o Projeto PolíticoPedagógico da escola de ensino regular deve prever em sua organização diversos elementos. Acerca do Plano do Atendimento Educacional Especializado, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Deve identificar os tipos de deficiência dos alunos, desenvolver um cronograma de atendimentos e aplicar avaliações regulares para verificar desempenhos. II- Deve identificar as necessidades educacionais específicas dos alunos, definir os recursos e atividades a serem desenvolvidas, bem como cronograma de atendimentos dos alunos. III- Deve identificar os tipos de deficiência e aplicar fichas de avaliação que considerem os avanços e as dificuldades dos alunos.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I, II e III.

    E) II, apenas.

Em relação à Lei nº 1.713/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) O PME permanecerá vigente até 2021.

    B) O município, em regime de colaboração com a União e o Estado de Santa Catarina, atuará visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias do PME.

    C) A execução, o cumprimento, o monitoramento e a avaliação do PME serão realizados, em exclusividade, pelo Conselho Municipal de Educação.

    D) A avaliação e monitoramento do PME ocorrerá a cada bimestre.

    E) A adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas no PME caberá aos professores do município.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer o monitoramento do:

    A) Consed e Undime.

    B) MEC e Consed.

    C) CNE, Consed e Undime.

    D) MEC, CNE, Consed e Undime.

    E) MEC e CNE.

“[...] o ser humano é um ente ontologicamente auto-avaliador (sic) e, ao mesmo tempo, tentado à heteroavaliação, dado que não se completa sozinho, mas – parafraseando Paulo Freire – só se completa em comunhão com os outros, mediatizado pelo mundo” (ROMÃO, 2019). Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A avaliação pode funcionar como diagnóstico, ou como exame; como pesquisa, ou como classificação; como instrumento de inclusão, ou de exclusão; como canal de ascensão social, ou como critério de discriminação. ( ) A avaliação das aprendizagens escolares é prescindível para redimensionamentos e reorientações pedagógicas a fim de auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensinoaprendizagem. ( ) A avaliação e sua concepção se fundamentam em uma visão de educação e esta, por sua vez, referencia-se a uma visão de mundo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) V – V – F.

    D) F – F – V.

    E) V – F – F.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 53, diz que a criança e o adolescente têm direito de:
I- Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. II- Ser exaltado por seus educadores. III- Ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer o monitoramento do:

    A) Consed e Undime.

    B) MEC, CNE, Consed e Undime.

    C) MEC e Consed.

    D) CNE, Consed e Undime.

    E) MEC e CNE.

Em relação à Lei nº 1.713/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) O PME permanecerá vigente até 2021.

    B) A execução, o cumprimento, o monitoramento e a avaliação do PME serão realizados, em exclusividade, pelo Conselho Municipal de Educação.

    C) O município, em regime de colaboração com a União e o Estado de Santa Catarina, atuará visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias do PME.

    D) A avaliação e monitoramento do PME ocorrerá a cada bimestre.

    E) A adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas no PME caberá aos professores do município.

A Lei nº 1.713/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências, traz como meta:

    A) Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até 2024, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    B) Formar, em nível de pós-graduação, 15% (quinze por cento) dos professores da educação básica, até 2022, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    C) Formar, em nível de pós-graduação, 10% (dez por cento) dos professores da educação básica, até 2021, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    D) Formar, em nível de pós-graduação, 20% (vinte por cento) dos professores da educação básica, até 2023, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

    E) Formar, em nível de pós-graduação, 30% (trinta por cento) dos professores da educação básica, até 2025, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...