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A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)
emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.
uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.
encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.
método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.
adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.
A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como
compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.
ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.
comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.
mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
A natureza e composição dos associados dessas organizações têm conduzido a duas formas básicas de atuação: enquanto as organizações que representam instituições de uma única categoria (pública ou privada) têm como objetivo reforçar a sua identidade e os seus interesses específicos, as outras (integradas por representantes de ambas categorias) buscam construir estratégias e planos de ação que atendam aos interesses gerais dos seus associados.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
A supervisão deve interagir com as demais ações educativas, em busca do alcance de objetivos comuns.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
Modernamente, a supervisão é sinônimo de inspeção e fiscalização.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
A supervisão é uma ação de liderança utilizada em prol da excelência do trabalho desenvolvido na escola.
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