Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

Lista completa de Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)

  • A.

    emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.

  • B.

    uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.

  • C.

    encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.

  • D.

    método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.

  • E.

    adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

  • A.

    compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.

  • B.

    ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.

  • C. proposta apoiada em observações e registros sistemáticos de fatos positivos e negativos que afetam o desempenho individual e o de toda a organização, conduzindo o avaliador a dispor de dados para consubstanciar suas ações futuras.
  • D.

    comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.

  • E.

    mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.

A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.

A natureza e composição dos associados dessas organizações têm conduzido a duas formas básicas de atuação: enquanto as organizações que representam instituições de uma única categoria (pública ou privada) têm como objetivo reforçar a sua identidade e os seus interesses específicos, as outras (integradas por representantes de ambas categorias) buscam construir estratégias e planos de ação que atendam aos interesses gerais dos seus associados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.

Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.

A supervisão deve interagir com as demais ações educativas, em busca do alcance de objetivos comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.

Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.

Modernamente, a supervisão é sinônimo de inspeção e fiscalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.

Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.

A supervisão é uma ação de liderança utilizada em prol da excelência do trabalho desenvolvido na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...