Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria socioafetiva, o ato mental se desenvolve necessariamente a partir do ato motor, intermediado por um processo cuja explicação desenvolver-se-á mais adiante. Daí advém a afirmação de que essa teoria tem como eixo principal a motricidade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem por descoberta, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação e, para isso, o indivíduo constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Essa teoria baseia-se nos pressupostos de que todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A instrução programada é um processo linear que prevê uma atividade prática na qual a função do professor é apresentar um conjunto de conhecimentos para o aluno e reforçar positivamente as respostas desejáveis, a fim de estimulá-lo a continuar apresentando essas respostas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue os próximos itens. Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A teoria da epistemologia genética defende que o conhecimento se constrói gradativamente, à medida que as estruturas mentais e cognitivas vão se organizando ao longo dos estágios de desenvolvimento da inteligência.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Assinale a opção que corresponde ao transtorno que acomete o indivíduo habitualmente entre sete e vinte quatro meses de idade e é caracterizado por um desenvolvimento inicial, aparentemente normal, seguido da perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e das habilidades com o uso das mãos, associado a um atraso no desenvolvimento craniano.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Assinale a opção correta, em relação ao DNPM.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta.
Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A base epistemológica das teorias comportamentalistas é o empirismo.Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.
1. Esquema.
2. Assimilação.
3. Acomodação.
4. Equilibração.
( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...