Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria socioafetiva, o ato mental se desenvolve necessariamente a partir do ato motor, intermediado por um processo cuja explicação desenvolver-se-á mais adiante. Daí advém a afirmação de que essa teoria tem como eixo principal a motricidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria da aprendizagem por descoberta, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação e, para isso, o indivíduo constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Essa teoria baseia-se nos pressupostos de que todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A instrução programada é um processo linear que prevê uma atividade prática na qual a função do professor é apresentar um conjunto de conhecimentos para o aluno e reforçar positivamente as respostas desejáveis, a fim de estimulá-lo a continuar apresentando essas respostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue os próximos itens. Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. A teoria da epistemologia genética defende que o conhecimento se constrói gradativamente, à medida que as estruturas mentais e cognitivas vão se organizando ao longo dos estágios de desenvolvimento da inteligência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que corresponde ao transtorno que acomete o indivíduo habitualmente entre sete e vinte quatro meses de idade e é caracterizado por um desenvolvimento inicial, aparentemente normal, seguido da perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e das habilidades com o uso das mãos, associado a um atraso no desenvolvimento craniano.

  • A. transtorno desintegrativo da infância
  • B. transtorno de Aspeger
  • C. autismo atípico
  • D. transtorno autista
  • E. transtorno de Rett

Assinale a opção correta, em relação ao DNPM.

  • A. O atraso do DNPM é caracterizado por uma condição permanente, que resulta em déficit intelectual.
  • B. O DNPM inicia-se logo após o nascimento.
  • C. Para a avaliação de atraso do DNPM em crianças, basta a realização de entrevistas com seus professores e familiares.
  • D. A síndrome de Down é um dos fatores associados ao atraso do DNPM.
  • E. O sistema sensorial de um bebê que nasça saudável somente estará formado por volta dos vinte e quatro meses de idade.

Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta.

  • A. Sendo o desenvolvimento físico normal, os reflexos primitivos desaparecem em torno dos vinte e quatro meses de idade.
  • B. As etapas do desenvolvimento do sistema nervoso central são estáticas, independentes entre si.
  • C. Características hereditárias não interferem no desenvolvimento neuropsicomotor.
  • D. Os fatores que determinam susceptibilidade ao atraso no DNPM podem ser de natureza biológica, social e familiar ou ambiental.
  • E. A pobreza é considerada um fator de risco ao atraso do DNPM.

Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A base epistemológica das teorias comportamentalistas é o empirismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.

1. Esquema.

2. Assimilação.

3. Acomodação.

4. Equilibração.

( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.

( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.

( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

 A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1, 4.
  • B. 1, 2, 4, 3.
  • C. 3, 4, 2, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...