Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identifique a alternativa que apresenta o tipo de linguagem utilizada pela criança pequena na situação descrita no quadro que se segue.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. Os estudos de Lev Vigotski acerca do pensamento e da linguagem humana corroboram teses anteriores sobre a importância da imutabilidade do significado das palavras para o desenvolvimento do pensamento na criança.
Observe a imagem abaixo:
Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, para a criança, o brinquedo acima:
Numa determinada idade, a criança levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço. Se estiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:
Henri Wallon (1995), um dos grandes pioneiros nos estudos de psicologia da criança, apresenta a teoria do desenvolvimento da personalidade, concebida como integração da inteligência.
Relacione a segunda coluna com a primeira de acordo com os cinco grandes estágios, seguidos por Wallon e seus respectivos desenvolvimentos:
A sequência correta é
Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.
II. A grande dependência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior indisponibilidade das mãos.
III. Ao mesmo tempo que a criança explora o ambiente, apresenta inadequação de movimentos e gestos às demandas da realidade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage no início da vida.
II. É preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.
III. A passagem da autonomia para heteronomia supõe recursos internos sociais e culturais e externos afetivos e cognitivos.
IV. O complexo processo de construção da identidade e da autonomia consiste, basicamente, das interações socioculturais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Na aprendizagem receptiva, espera-se que o aluno reúna e integre informações novas à sua estrutura cognitiva, de modo a tornar significativa a aprendizagem.
Analise as afirmativas relacionadas aos estágios de desenvolvimento, de acordo com a epistemologia genética de Piaget.
I. No estágio ________________ permanece até completar mais ou menos 7‐8 anos, sendo que o equilíbrio próprio é atingido quando a criança está com a idade de 4‐5 anos.
II. No estágio ________________ o ser humano permanece por toda a vida adulta, atingindo um estado de equilíbrio próprio por volta dos 14‐15 anos de idade.
III. Do nascimento até, aproximadamente, dois anos de idade, a criança se encontra no estágio ________________, atingindo um nível de equilíbrio biológico e cognitivo que permite constituir uma estrutura linguística, isto é, propriamente conceitual; e isso por volta dos 12‐18 meses.
IV. O estágio ________________ é calcado na capacidade de coordenar ações bem ordenadas em sistemas de conjunto ou estruturas, suscetíveis de se fecharem enquanto tais, ele tem duração, em média, até os 11‐12 anos. E quanto, especificamente, ao nível de equilíbrio próprio, este acontece aqui por volta dos 9‐10 anos.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca da pedagogia de projetos, julgue os itens subsecutivos. As bases para a pedagogia de projetos estão fundamentadas nos seguintes princípios: vivência do aluno, aprender a aprender, resolução de problemas e vivências diárias de democracia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...