Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. O educador Paulo Freire afirma, a respeito da educação de adultos, que a promoção da cultura e do diálogo dos aprendizes é a base do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. A concepção de que o ser humano nasce pré-determinado biologicamente, que o ambiente tem pouca influência no seu desenvolvimento e que, devido a esses aspectos, a educação exerce um papel limitado, são princípios da concepção inatista de desenvolvimento.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.
A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.
A sequência está correta em
O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o
Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de estabelecer correspondência um a um, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras, pode sinalizar:
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da promoção de leitura de textos grandes e pequenos de vários gêneros e suportes. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A Psicologia da aprendizagem define que quando aprendemos alguma coisa, modificamos o comportamento já existente. Com isso, segundo Gagné, existem alguns tipos de aprendizagem. São eles:
I - Aprendizagem de sinais, aprendizagem de estímulo - resposta.
II - Cadeias motoras, cadeias verbais.
III - Aprendizagem de discriminação, aprendizagem de conceitos.
IV - Aprendizagem de princípios, solução de problemas.
V - Aprendizagem reprodutiva, aprendizagem passiva.
Dentre as afirmativas acima, estão corretas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A Psicologia do desenvolvimento destaca que existem fatores que influem no desenvolvimento humano. Tais fatores são apresentados em grupos externos e internos. Assinale a alternativa correspondente a esses fatores:
Fatores internos: família.
Fatores externos: amigos.
Fatores internos: comunidade escolar.
Fatores externos: ambiente social.
Fatores internos: hereditariedade e maturação.
Fatores externos: ambiente social, alimentação e equilíbrio ecológico.
Fatores internos: hereditariedade.
Fatores externos: ambiente social.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A primeira característica da criatividade é a novidade, com isso, um objeto, uma ideia, um comportamento são considerados criativos, quando são novos, ou seja, uma interferência da pessoa que cria. Esse momento criativo, leva a construção do conhecimento que o aluno consegue ao elaborar novos conceitos partindo do princípio de um tópico abordado/apresentado. Para que se perceba o processo criativo que leva a construção do conhecimento é preciso entender que existem fases sequenciais sobre tal processo. São elas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...