Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. O educador Paulo Freire afirma, a respeito da educação de adultos, que a promoção da cultura e do diálogo dos aprendizes é a base do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. A concepção de que o ser humano nasce pré-determinado biologicamente, que o ambiente tem pouca influência no seu desenvolvimento e que, devido a esses aspectos, a educação exerce um papel limitado, são princípios da concepção inatista de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 5, 1, 2, 3, 4.
  • C. 2, 3, 5, 4, 1.
  • D. 3, 4, 5, 2, 1.

O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o

  • A. conhecimento é produzido a partir da interação entre o indivíduo e o meio natural e social em que vive, cabendo ao educador facilitar essa interação.
  • B. conhecimento é adquirido a partir das informações que o indivíduo recebe do meio ambiente através de seus sentidos externos bem como das diferentes combinações que a mente produz entre essas impressões, cabendo ao educador selecionar os conteúdos mais relevantes e apresentá-los a seus educandos.
  • C. conhecimento é um processo dinâmico, sendo produzido sempre que ocorre um conflito cognitivo, cabendo ao educador provocar esse conflito para que a aprendizagem ocorra.
  • D. conhecimento é uma construção coletiva e, como tal, só pode ser adquirido na interação em sociedade, cabendo ao educador ser um facilitador dessa interação.
  • E. ser humano ao nascer já traz consigo uma carga de capacidades e potencialidades, cabendo ao mundo adulto oferecer condições apropriadas para seu correto desenvolvimento.

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de estabelecer correspondência um a um, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Distúrbio de leitura.
  • C. Discalculia.
  • D. Discalculia verbal.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da promoção de “leitura de textos grandes e pequenos de vários gêneros e suportes”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • B. Produção escrita / textual.
  • C. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
  • D. Leitura, oralidade e compreensão de textos.

A Psicologia da aprendizagem define que “quando aprendemos alguma coisa, modificamos o comportamento já existente”. Com isso, segundo Gagné, existem alguns tipos de aprendizagem. São eles:

I - Aprendizagem de sinais, aprendizagem de estímulo - resposta.

II - Cadeias motoras, cadeias verbais.

III - Aprendizagem de discriminação, aprendizagem de conceitos.

IV - Aprendizagem de princípios, solução de problemas.

V - Aprendizagem reprodutiva, aprendizagem passiva.

Dentre as afirmativas acima, estão corretas:

  • A. Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, III e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

A Psicologia do desenvolvimento destaca que existem fatores que influem no desenvolvimento humano. Tais fatores são apresentados em grupos externos e internos. Assinale a alternativa correspondente a esses fatores:

  • A.

    Fatores internos: família.

    Fatores externos: amigos.

  • B.

    Fatores internos: comunidade escolar.

    Fatores externos: ambiente social.

  • C.

    Fatores internos: hereditariedade e maturação.

    Fatores externos: ambiente social, alimentação e equilíbrio ecológico.

  • D.

    Fatores internos: hereditariedade.

    Fatores externos: ambiente social.

A primeira característica da criatividade é a novidade, com isso, um objeto, uma ideia, um comportamento são considerados criativos, quando são novos, ou seja, uma interferência da pessoa que cria. Esse momento criativo, leva a construção do conhecimento que o aluno consegue ao elaborar novos conceitos partindo do princípio de um tópico abordado/apresentado. Para que se perceba o processo criativo que leva a construção do conhecimento é preciso entender que existem fases sequenciais sobre tal processo. São elas:

  • A. Apreensão, preparação, incubação, iluminação e verificação.
  • B. Compreensão, assimilação, reprodução e descarte de todas as ideias.
  • C. Preparação, negligência, descaso e nova construção.
  • D. Descarte das possibilidades apresentadas e reprodução da elaboração já realizada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...