Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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“A prática de jogos e brincadeiras na educação infantil traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais.” Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Na infância o brincar é intrínseco à constituição do ser criança.
  • B. O brinquedo assume somente a função lúdica, propiciando diversão.
  • C. Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais.
  • D. Através de jogos e brincadeiras, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização.

Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental, ações e operações mentais como “identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto, etc.”, estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:

  • A. Competências de nível operacional.
  • B. Competências de nível global.
  • C. Competências de nível básico.
  • D. Competências de apropriação do sistema de escrita.

“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.” Com base nessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança.
  • B. O movimento humano consiste unicamente no deslocamento do corpo no espaço.
  • C. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo.
  • D. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de três a quatro anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Engatinha e senta sem apoio.
  • B. Consegue ficar em pé com apoio.
  • C. Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
  • D. Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar.

Observe a imagem abaixo:

Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, o brinquedo acima se faz adequado para que as crianças:

  • A. Desenvolvam noções sobre linguagem e nutrição.
  • B. Ampliem saberes e conhecimentos acerca da linguagem plástica e visual.
  • C. Possam estimular o pensamento criativo, a coordenação motora, a orientação espacial e o conhecimento das cores.
  • D. Relacionem conhecimentos acerca da linguagem musical.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de dois a três anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas.
  • B. No primeiro mês, reage perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado.
  • C. Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.
  • D. Apresenta equilíbrio quando colocado sentado.

Na Educação Infantil é importante que à criança se possibilitada de circular por espaços da instituição, bairro e cidade. Esta é uma experiência que provoca o desenvolvimento infantil na seguinte dimensão da formação humana:

  • A. Na dimensão com as quantificações matemáticas.
  • B. Na relação da criança com o mundo social.
  • C. Na relação da criança com a linguagem plástica e visual.
  • D. Na dimensão com as brincadeiras e o brincar.

Numa determinada idade, a criança responde a perguntas simples. Usa gestos simples como abanar a cabeça para dizer “Não”. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:

  • A. Aos três meses de idade, em seu aspecto cognitivo.
  • B. Aos seis meses de idade, em seu aspecto motor.
  • C. Aos nove meses de idade, em seu aspecto social.
  • D. Aos doze meses de idade, em seu aspecto linguagem.

Uma das primeiras brincadeiras do bebê é:

  • A. Andar e pular.
  • B. Imitar os adultos: ele observa e reproduz gestos e caretas.
  • C. Correr longas distâncias autonomamente.
  • D. Montar peças encaixáveis.

Compreendendo que é crucial o contexto de vida das crianças com quem trabalhamos para o processo de construção de um currículo, atentamos aos fatores sociais e culturais que as influenciam na construção de conhecimentos. Explicitando a grande diversidade sociocultural existente na escola, elencamos, nas alternativas, exemplos que retratam o contexto de vida de crianças alvo de uma pesquisa. Entretanto, uma das alternativas NÃO é coerente com essa discussão. Identifique-a.

  • A. As condições de moradia, por exemplo, variavam muito. O tipo de construção da maioria era de alvenaria, mas algumas viviam em casa empestada, outros em casa própria ou alugada. A diversidade é marcante, ainda, em termos do número de cômodos, dos serviços que dispõe (como luz, gás, água encanada e telefone).
  • B. O nível de escolaridade dos pais foi também bastante diversificado, pois havia os que possuíam o antigo primário completo ou incompleto, assim como os que concluíram o ensino fundamental, o ensino médio ou o ensino superior.
  • C. Quanto à profissão dos pais, observou-se também grande variação: dentre os pais havia profissionais liberais (economista, professor etc.), trabalhadores manuais (metalúrgico, eletricista) e os que atuavam em serviços (de escritório cozinha motorista, segurança); dentre as mães havia também profissionais liberais, trabalhadoras manuais, outras que atuavam em serviços ou trabalhavam apenas em casa.
  • D. A constituição familiar revelou, igualmente, a heterogeneidade de vida e dos contextos em que as crianças estavam inseridas: na maioria dos casos a criança vivia simultaneamente com seu pai e mão; em certas situações apenas com a mãe e às vezes havia outros parentes, tais como avós paternos ou maternos, algum tio.
  • E. O panorama da diversidade é muito importante, pois dele se pode concluir que as crianças têm modos iguais de inserção e compreensão do mundo físico e social que as rodeia. Considerando-se, ainda, que a construção de conhecimentos a respeitos dos outros, de si mesmo e da realidade social é raramente determinada pelas ações e interações significativas da vida cotidiana.
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