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O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:
Num pátio para atividades de Educação Infantil, algumas crianças com idade em torno de 2 anos estão juntas. Uma delas resolve correr de uma ponta à outra do pátio. Em seguida, todas as outras correm, em meio a gostosas gargalhadas. A partir das idéias de Oliveira (2002) sobre o desenvolvimento da criança pequena, é correto afirmar que:
a imitação, embora muito comum nessa faixa etária, deve ser evitada para estimular a individualidade das crianças.
a imitação faz parte do desenvolvimento cognitivo e cultural da criança e é nas interações que elas se dão.
as crianças de 2 anos tendem a reproduzir o movimento alheio, pois ainda não são capazes de criar o seu próprio.
as crianças de 2 anos são muito irrequietas e precisam ser disciplinadas, e esta é uma das funções da creche.
as crianças precisam desenvolver seus movimentos amplos e essa atividade precisa ser orientada para ser mais eficaz.
A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:
Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.
Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:
indiferença, pois uma criança dessa idade não deve ser repreendida porque, além de não saber o que está fazendo, a educação à mesa é função da família.
repreensão, pois a partir da Lei nº 9.394/96, a função da creche passa a ser também de educar, inclusive nos momentos de alimentação e higiene.
calma, interrompendo a alimentação e recorrendo aos outros funcionários da creche com a finalidade de realizar a higiene da criança.
direcionamento da atenção da criança para outros brinquedos coloridos, pois a rotina da alimentação não deve ser interrompida.
compreensão, pois, nessa idade, a criança necessita de uma incessante experimentação das propriedades dos materiais.
Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
está condicionada à construção de conceitos pela criança.
tem estreita relação com a afetividade e com o ato motor.
é auxiliar no processo de representação mental do mundo.
é uma expressão comunicativa, independente do ato de pensar.
é o principal mediador das relações da criança com seu meio.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, semelhanças e diferenças entre as Teorias de J. Piaget e de L. S. Vygotsky.
Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.
Ao mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir
I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo.
II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional.
III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica.
IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
A tarefa do educador não é, simplesmente, a de consumir desejos já existentes, mas de mostrar que vale a pena desejar, de tal modo que se crie novos desejos e se estimule novos interesses. Essa afirmação critica o papel do educador na concepção
sócio-construtivista.
espontaneísta.
libertadora.
reprodutivista.
das inteligências múltiplas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.
Tanto os professores mediadores como os alunos devem ser orientados pelos princípios da horizontalidade e da participação.
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