Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A aprendizagem embasada no conhecimento prévio e na agregação de conhecimentos mais gerais, com a posterior integração de mais especificidades e de maiores dificuldades é própria da teoria construtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:

  • A. Autoridade, Qualidade, Respeito, Democracia e Ética.
  • B. Autoridade, Qualidade, Participação, Autonomia, Democracia e Igualdade.
  • C. Democracia, Incentivo, Respeito, Autonomia e Participação.
  • D. Democracia, Qualidade, Reflexão, Igualdade, Participação e Igualdade.
  • E. Autoridade, Compromisso, Participação e Autonomia.

Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:

I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.

II. Valorização das experiências do indivíduo.

III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.

IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.

Estão corretas apenas:

  • A. II, III e IV
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:

I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.

II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.

III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.

IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:

  • A. Liberal renovada
  • B. Liberal tecnicista
  • C. Liberal renovada progressista
  • D. Liberal tradicional
  • E. Liberal renovada não-diretiva

Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.

Para Vygotsky, a aprendizagem

  • A.

    é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos.

  • B.

    requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência.

  • C.

    prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico.

  • D.

    interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais.

  • E.

    está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social.

A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.

Segundo Vygotsky,

  • A.

    o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.

  • B.

    o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.

  • C.

    o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.

  • D.

    o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.

  • E.

    a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.

Os estudos realizados por Piaget demonstram a existência de um processo de construção da moralidade, em “estágios” universais e organizados hierarquicamente. Na realidade, não são propriamente estágios de desenvolvimento moral, mas sim atitudes dominantes que foram encontradas em determinadas idades. Piaget aponta 3 momentos de julgamento moral nas crianças. Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3.

  • B.

    3 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 3 – 2.

  • D.

    3 – 1 – 2.

  • E.

    2 – 1 – 3.

Acerca de autores que criaram diferentes teorias sobre o desenvolvimento humano, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 4 – 5 – 2 – 3.

  • B.

    3 – 2 – 1 – 4 – 5.

  • C.

    1 – 3 – 4 – 5 – 2.

  • D.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5.

  • E.

    5 – 3 – 1 – 4 – 2.

Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:

  • A.

    pensamento abstrato.

  • B.

    acomodação.

  • C.

    equilibração.

  • D.

    simbolismo.

  • E.

    irreversibilidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...