Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A aprendizagem embasada no conhecimento prévio e na agregação de conhecimentos mais gerais, com a posterior integração de mais especificidades e de maiores dificuldades é própria da teoria construtivista.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:
I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.
II. Valorização das experiências do indivíduo.
III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.
IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:
I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.
II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.
III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.
IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.
V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:
Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.
Para Vygotsky, a aprendizagem
é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos.
requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência.
prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico.
interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais.
está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social.
A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.
Segundo Vygotsky,
o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.
o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.
o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.
o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.
a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Os estudos realizados por Piaget demonstram a existência de um processo de construção da moralidade, em estágios universais e organizados hierarquicamente. Na realidade, não são propriamente estágios de desenvolvimento moral, mas sim atitudes dominantes que foram encontradas em determinadas idades. Piaget aponta 3 momentos de julgamento moral nas crianças. Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3.
3 2 1.
1 3 2.
3 1 2.
2 1 3.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Acerca de autores que criaram diferentes teorias sobre o desenvolvimento humano, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 4 5 2 3.
3 2 1 4 5.
1 3 4 5 2.
1 2 3 4 5.
5 3 1 4 2.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:
pensamento abstrato.
acomodação.
equilibração.
simbolismo.
irreversibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...