Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar

  • A.

    Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola.

  • B.

    Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor

  • C.

    A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta.

  • D.

    Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento.

  • E.

    A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos.

Considerando os estágios piagetianos, associe uma coluna com a outra:

  • A.

    2,1,3,4

  • B.

    1,2,3,4

  • C.

    1,3,2,4

  • D.

    2,4,1,3

  • E.

    2,3,1,4

Assinale a resposta correta.

  • A.

    a perspectiva sócio-construtivista vê a aprendizagem como um momento em que o educando se envolve plenamente no seu próprio processo de construção de um conhecimento significativo e é resultado de verdadeiros "choques cognitivos" que o levam a superar e elaborar novas hipóteses.

  • B.

    toda aprendizagem implica a existência de três polos: o saber, o professor e o aluno, sendo que o saber é inegociável, o professor o elemento de transmissão do primeiro para o segundo e, finalmente, o aluno, que é o polo passivo do processo.

  • C.

    o professor é o principal e único responsável pelo processo pedagógico, pois se ele não ensina não há aprendizagem.

  • D.

    a perspectiva não-diretivista em educação foi defendida, no século XX, sobretudo pela Escola Nova; já os diretivistas adotaram a posição da escola tradicional, centrada no diretor de estabelecimento.

  • E.

    na verdade não há distinção entre "pedagogia progressista" e "pedagogia tradicional": em qualquer das duas o único problema é o de saber se o aluno aprende ou não.

Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

 II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas a I e a II estão corretas.
  • D. Apenas a II e a III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Assinale a alternativa incorreta. Ao participar em atividades conjuntas de escrita a criança aprende a:

  • A.

    Repetir palavras do texto original.

  • B.

    Escrever de forma cada vez mais rápida e mecânica.

  • C.

    Diferenciar entre o que o texto diz e a intenção que se teve antes de escrever.

  • D.

    Repetir expressões literais do texto original.

Participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares, como "A Galinha do Vizinho" ou "Ciranda, Cirandinha":

  • A.

    Favorece a noção de ritmo individual e coletivo na criança.

  • B.

    Favorece apenas a noção de ritmo coletivo na criança.

  • C.

    É um fator de alienação e deve ser evitado pelo professor.

  • D.

    É algo inerente à idade, mas deve ser evitado no ambiente escolar.

Das alternativas abaixo:

I- A concepção construtivista propõe que considere os conhecimentos que o aluno já possui sobre o conteúdo concreto que se propõe aprender.

II- Como professores, não devemos estar interessados em indagar porque os erros ocorrem, e sim corrigi-los.

  • A.

    Ambas estão corretas.

  • B.

    Ambas estão incorretas.

  • C.

    Apenas I está correta.

  • D.

    Apenas II está correta.

Sobre a Educação na concepção Construtivista, analise as alternativas abaixo, indicando a alternativa incorreta.

  • A.

    Ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e de nos relacionar com ele. Para que a aprendizagem aconteça, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos.

  • B.

    Atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.

  • C.

    Os novos paradigmas educacionais destacam a importância da contextualização, da aprendizagem significativa e dos conhecimentos prévios dos alunos em espaços escolares e não-escolares.

  • D.

    A construção de auto-conceitos, de representações e de atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da Educação escolar.

  • E.

    Uma das exigências aos educadores, no contexto atual, é a participação na elaboração de projetos. Para desenvolver essas atividades, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema e às necessidades sócio-educativas da escola, das instituições, dos grupos e dos indivíduos.

Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:

  • A.

    a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".

  • B.

    a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.

  • C.

    a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.

  • D.

    a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.

  • E.

    a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.

O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:

  • A.

    O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.

  • B.

    O homem como produto da interação sujeito-objeto.

  • C.

    O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.

  • D.

    O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.

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