Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar
Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola.
Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor
A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta.
Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento.
A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando os estágios piagetianos, associe uma coluna com a outra:
2,1,3,4
1,2,3,4
1,3,2,4
2,4,1,3
2,3,1,4
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a resposta correta.
a perspectiva sócio-construtivista vê a aprendizagem como um momento em que o educando se envolve plenamente no seu próprio processo de construção de um conhecimento significativo e é resultado de verdadeiros "choques cognitivos" que o levam a superar e elaborar novas hipóteses.
toda aprendizagem implica a existência de três polos: o saber, o professor e o aluno, sendo que o saber é inegociável, o professor o elemento de transmissão do primeiro para o segundo e, finalmente, o aluno, que é o polo passivo do processo.
o professor é o principal e único responsável pelo processo pedagógico, pois se ele não ensina não há aprendizagem.
a perspectiva não-diretivista em educação foi defendida, no século XX, sobretudo pela Escola Nova; já os diretivistas adotaram a posição da escola tradicional, centrada no diretor de estabelecimento.
na verdade não há distinção entre "pedagogia progressista" e "pedagogia tradicional": em qualquer das duas o único problema é o de saber se o aluno aprende ou não.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.
I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.
II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.
III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.
Indique a alternativa correta.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa incorreta. Ao participar em atividades conjuntas de escrita a criança aprende a:
Repetir palavras do texto original.
Escrever de forma cada vez mais rápida e mecânica.
Diferenciar entre o que o texto diz e a intenção que se teve antes de escrever.
Repetir expressões literais do texto original.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares, como "A Galinha do Vizinho" ou "Ciranda, Cirandinha":
Favorece a noção de ritmo individual e coletivo na criança.
Favorece apenas a noção de ritmo coletivo na criança.
É um fator de alienação e deve ser evitado pelo professor.
É algo inerente à idade, mas deve ser evitado no ambiente escolar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das alternativas abaixo:
I- A concepção construtivista propõe que considere os conhecimentos que o aluno já possui sobre o conteúdo concreto que se propõe aprender.
II- Como professores, não devemos estar interessados em indagar porque os erros ocorrem, e sim corrigi-los.
Ambas estão corretas.
Ambas estão incorretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a Educação na concepção Construtivista, analise as alternativas abaixo, indicando a alternativa incorreta.
Ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e de nos relacionar com ele. Para que a aprendizagem aconteça, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos.
Atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.
Os novos paradigmas educacionais destacam a importância da contextualização, da aprendizagem significativa e dos conhecimentos prévios dos alunos em espaços escolares e não-escolares.
A construção de auto-conceitos, de representações e de atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da Educação escolar.
Uma das exigências aos educadores, no contexto atual, é a participação na elaboração de projetos. Para desenvolver essas atividades, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema e às necessidades sócio-educativas da escola, das instituições, dos grupos e dos indivíduos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:
a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".
a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.
a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.
a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.
a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:
O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.
O homem como produto da interação sujeito-objeto.
O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.
O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...