Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:

  • A.

    o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.

  • B.

    o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.

  • C.

    o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.

  • D.

    o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.

  • E.

    o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.

Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.

  • A.

    Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.

  • B.

    Ação, compreensão, simbolização e automatização.

  • C.

    Simbolização, ação, mecanização e compreensão.

  • D.

    Automatização, participação, conceituação e ação.

  • E.

    Mecanização, internalização, automação e efetivação.

William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:

  • A.

    expressiva, a social e a intencional.

  • B.

    egocêntrica, a individual e a social.

  • C.

    particular, a real e a imaginária.

  • D.

    social, a analítica e a sintética.

  • E.

    significativa, a lógica e a racional.

A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:

  • A.

    socializada e inconsciente.

  • B.

    limitada e transversal.

  • C.

    egocêntrica e socializada.

  • D.

    coletiva e individual.

  • E.

    inconsciente e consciente.

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:

  • A.

    interesse pelas regras como satisfação das fantasias simbólicas.

  • B.

    elaboração das normas morais pela consciência.

  • C.

    consideração de que a origem das regras estão nas atividades dos membros de um grupo.

  • D.

    atribuição do dever como obediência a uma regra revelada pelo adulto.

  • E.

    respeito às regras decorrentes de acordos mútuos.

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:

  • A.

    dele depende a possibilidade de combinações inteiramente novas e originais de idéias.

  • B.

    possibilita a junção de pontos de vista absolutamente díspares e desconexos.

  • C.

    permite que a função simbólica esteja projetada nos gestos que a transportam.

  • D.

    regula as relações emocionais com o ambiente e a construção efetiva do sujeito.

  • E.

    está associado às condutas imitativas que são essenciais ao desenvolvimento da linguagem.

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:

  • A.

    uma forma de comportamento natural e inato, que tem propriedades e leis específicas encontradas no pensamento e na fala.

  • B.

    produto de uma construção cultural internalizada pelos indivíduos a partir de suas relações com o universo de significados que ordena o real em categorias.

  • C.

    resultado da sucessão linear e unívoca de estágios em que ocorre a formação de elementos complexos e a combinação lingüística com base na similaridade.

  • D.

    conexão entre imagens mentais e símbolos lingüísticos que se formam de acordo com as propriedades naturais do sistema nervoso.

  • E.

    conseqüência de um sistema funcional localizado em pontos específicos do cérebro que são encarregados das interações sociais.

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:

  • A. organização do currículo utilizando a metodologia de projetos
  • B. organização das turmas buscando a homogeneidade entre os alunos.
  • C. valorização das atividades em grupo, da interação e socialização
  • D. valorização de atividades culturais com objetivos atitudinais
  • E. valorização da produção cultural da criança, respeitando a diversidade

Em muitas culturas os mais velhos desempenham papel fundamental na formação das crianças. Na cultura ocidental, os mais velhos são entendidos como referência na passagem dos conhecimentos e como facilitadores do desenvolvimento cognitivo das crianças mais novas. Esse processo cultural de interação, comum a diversas etnias, pode ser desenvolvido através de estratégias pedagógicas que busquem construir:

  • A. zonas de desenvolvimento periferal.
  • B. zonas de desenvolvimento proximal
  • C. campos de confluência proximal
  • D. campos de confluência proximal
  • E. condicionamentos do comportamento

As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:

  • A.

    compreensão dos objetos a partir de diferentes ângulos e formas, utilizando, sempre, os instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., sempre na presença do professor.

  • B.

    observação e a comparação sensorial e perceptiva entre os objetos, utilizando instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., e não convencionais como passos, pedaços de barbante ou palitos.

  • C.

    observação e a comparação entre objetos concretos e virtuais, utilizando uma tecnologia educacional inovadora por meio do uso da informática na Educação Infantil, com softwares adequados a cada faixa etária

  • D.

    ampliação dos conhecimentos empíricos que as crianças construíram fora da escola, a partir de experiências que envolvam os conteúdos matemáticos específicos e preparatórios para o Ensino Fundamental

  • E.

    medição de diferentes superfícies e objetos, introduzindo, assim, as noções matemáticas de área e diâmetro, que serão apresentadas de uma forma mais aprofundada para as crianças no Ensino Fundamental.

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