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Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:
o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.
o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.
o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.
o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.
o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.
Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.
Ação, compreensão, simbolização e automatização.
Simbolização, ação, mecanização e compreensão.
Automatização, participação, conceituação e ação.
Mecanização, internalização, automação e efetivação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:
expressiva, a social e a intencional.
egocêntrica, a individual e a social.
particular, a real e a imaginária.
social, a analítica e a sintética.
significativa, a lógica e a racional.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:
socializada e inconsciente.
limitada e transversal.
egocêntrica e socializada.
coletiva e individual.
inconsciente e consciente.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:
interesse pelas regras como satisfação das fantasias simbólicas.
elaboração das normas morais pela consciência.
consideração de que a origem das regras estão nas atividades dos membros de um grupo.
atribuição do dever como obediência a uma regra revelada pelo adulto.
respeito às regras decorrentes de acordos mútuos.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:
dele depende a possibilidade de combinações inteiramente novas e originais de idéias.
possibilita a junção de pontos de vista absolutamente díspares e desconexos.
permite que a função simbólica esteja projetada nos gestos que a transportam.
regula as relações emocionais com o ambiente e a construção efetiva do sujeito.
está associado às condutas imitativas que são essenciais ao desenvolvimento da linguagem.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:
uma forma de comportamento natural e inato, que tem propriedades e leis específicas encontradas no pensamento e na fala.
produto de uma construção cultural internalizada pelos indivíduos a partir de suas relações com o universo de significados que ordena o real em categorias.
resultado da sucessão linear e unívoca de estágios em que ocorre a formação de elementos complexos e a combinação lingüística com base na similaridade.
conexão entre imagens mentais e símbolos lingüísticos que se formam de acordo com as propriedades naturais do sistema nervoso.
conseqüência de um sistema funcional localizado em pontos específicos do cérebro que são encarregados das interações sociais.
A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
Em muitas culturas os mais velhos desempenham papel fundamental na formação das crianças. Na cultura ocidental, os mais velhos são entendidos como referência na passagem dos conhecimentos e como facilitadores do desenvolvimento cognitivo das crianças mais novas. Esse processo cultural de interação, comum a diversas etnias, pode ser desenvolvido através de estratégias pedagógicas que busquem construir:
As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.
RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)
Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:
compreensão dos objetos a partir de diferentes ângulos e formas, utilizando, sempre, os instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., sempre na presença do professor.
observação e a comparação sensorial e perceptiva entre os objetos, utilizando instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., e não convencionais como passos, pedaços de barbante ou palitos.
observação e a comparação entre objetos concretos e virtuais, utilizando uma tecnologia educacional inovadora por meio do uso da informática na Educação Infantil, com softwares adequados a cada faixa etária
ampliação dos conhecimentos empíricos que as crianças construíram fora da escola, a partir de experiências que envolvam os conteúdos matemáticos específicos e preparatórios para o Ensino Fundamental
medição de diferentes superfícies e objetos, introduzindo, assim, as noções matemáticas de área e diâmetro, que serão apresentadas de uma forma mais aprofundada para as crianças no Ensino Fundamental.
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