Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:

  • A. Diretivismo.
  • B.

    Empirismo.

  • C.

    Apriorismo.

  • D.

    Construtivismo.

Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:

  • A.

    Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.

  • B.

    Prática espontaneísta e centrado no aluno.

  • C.

    Autenticidade e congruência do ser humano.

  • D.

    Controle da situação planejada e passividade do sujeito.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É correto afirmar que os brinquedos cantados são importantes para desenvolver na criança...

  • A.

    a percepção da vida social, da natureza, instrutivos e de romances.

  • B. apenas a percepção de grupo.
  • C. o brincar de rodas.
  • D. o participar de brincadeiras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:

  • A. andar e correr.
  • B.

    andar, mesmo que ainda não apresente condições de maturidade.

  • C.

    usar o andador para o desenvolvimento da marcha.

  • D.

    desenvolver o engatinhar, andar e correr, sem pular a seqüência de suas etapas.

Numa concepção sócio-interacionista, é pela aprendizagem nas relações com os outros que

  • A. construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.
  • B. o indivíduo consegue a transformação de suas capacidades inatas em capacidades cognitivas.
  • C. a criança se prepara intelectualmente para a fase adulta e, conseqüentemente, para a adaptação ao seu meio.
  • D. a substantividade do objeto desenvolve nossa capacidade de memorizar conhecimentos.
  • E. a evolução da inteligência se torna produto apenas da ação do meio sobre o indivíduo.

Os indivíduos são tanto produtos quanto produtores da história [...] o fato de a pedagogia estar implicada na construção social do conhecimento e da experiência, confirma a existência de uma pedagogia da possibilidade, pois se o mundo do eu e do outro foi socialmente construído, ele pode ser da mesma maneira desmantelado, desfeito e criticamente refeito.

Quanto à função social da escola, as idéias acima expressam uma tendência de educação

  • A. liberal.
  • B. reprodutora.
  • C. funcionalista.
  • D. ambientalista
  • E. transformadora.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

As bases psicológicas da teoria de Vygotsky ratificam a idéia de Piaget referente aos períodos de desenvolvimento mental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Embora não seja nova nas ciências humanas, a noção de identidade é tema que assumiu crescente importância a partir das décadas finais do século XX, acompanhando a ampliação dos debates em torno da pós-modernidade e do multiculturalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

  • A. inatista.
  • B. cognitivista.
  • C. sociointeracionista.
  • D. comportamentalista.
  • E. humanista.

As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.

Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.

Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.

Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.

Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.

As questões colocadas acima dizem respeito ao:

  • A. conceito de aprendizagem significativa somente.
  • B.

    desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente.

  • C. grau de elaboração do trabalho escolar oferecido.
  • D.

    tipo de conhecimento curricular existente fora da escola.

  • E.

    objeto de aprendizagem revelado pelo processo de aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...