Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:
Empirismo.
Apriorismo.
Construtivismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:
Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.
Prática espontaneísta e centrado no aluno.
Autenticidade e congruência do ser humano.
Controle da situação planejada e passividade do sujeito.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar que os brinquedos cantados são importantes para desenvolver na criança...
a percepção da vida social, da natureza, instrutivos e de romances.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:
andar, mesmo que ainda não apresente condições de maturidade.
usar o andador para o desenvolvimento da marcha.
desenvolver o engatinhar, andar e correr, sem pular a seqüência de suas etapas.
Numa concepção sócio-interacionista, é pela aprendizagem nas relações com os outros que
Os indivíduos são tanto produtos quanto produtores da história [...] o fato de a pedagogia estar implicada na construção social do conhecimento e da experiência, confirma a existência de uma pedagogia da possibilidade, pois se o mundo do eu e do outro foi socialmente construído, ele pode ser da mesma maneira desmantelado, desfeito e criticamente refeito.
Quanto à função social da escola, as idéias acima expressam uma tendência de educação
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
As bases psicológicas da teoria de Vygotsky ratificam a idéia de Piaget referente aos períodos de desenvolvimento mental.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.
Embora não seja nova nas ciências humanas, a noção de identidade é tema que assumiu crescente importância a partir das décadas finais do século XX, acompanhando a ampliação dos debates em torno da pós-modernidade e do multiculturalismo.
A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:
As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.
Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.
Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.
Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.
Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.
As questões colocadas acima dizem respeito ao:
desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente.
tipo de conhecimento curricular existente fora da escola.
objeto de aprendizagem revelado pelo processo de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...