Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.

(Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

  • A.

    capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno a partir daquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.

  • B.

    possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.

  • C.

    criação de zonas de atuação pedagógica a partir de conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.

  • D.

    proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.

  • E.

    introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

  • A.

    apenas conceituais.

  • B.

    apenas conceituais e procedimentais.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    conceituais, factuais e procedimentais.

  • E.

    factuais, procedimentais e motivacionais.

Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é

  • A.

    a capacidade que o indivíduo desenvolve de fazer e aprender por si próprio.

  • B.

    a necessidade que o indivíduo tem de ser auxiliado por um adulto para aprender.

  • C.

    a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com a ajuda de outros mais experientes e o nível das tarefas que podem ser realizadas como uma atividade independente.

  • D.

    a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela consegue fazer com o grupo na busca de seus próprios caminhos.

  • E.

    um conceito que incorpora as principais contribuições de Piaget ao pensamento psicolingüístico.

No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Historicamente, os educadores vêm percebendo que o que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que ele dispõe naquela fase de desenvolvimento, sem levar em conta as experiências anteriores e a prática educativa que está sendo vivenciada por ele.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores, os vizinhos da sua comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma adolescente vai sempre ao parque correr e fazer ginástica. Em seu tempo livre, gosta de ficar em casa, cuidando de si mesma e da casa, embora seu desejo seja ficar na rua. Considera a liberdade muito perigosa nos dias de hoje, tem medo de arriscar a vida. Gostaria de ter muitos amigos, sair sem medo, conversar e ser livre.

Diante da situação hipotética relatada, julgue os itens a seguir.

Nessa situação, ficar em casa cuidando de si mesma e da casa são atos importantes para a construção da subjetividade. A identidade grupal poderá ser desenvolvida mais tarde, sem nenhum prejuízo.

  • E. Errado
  • C. Certo

Uma adolescente vai sempre ao parque correr e fazer ginástica. Em seu tempo livre, gosta de ficar em casa, cuidando de si mesma e da casa, embora seu desejo seja ficar na rua. Considera a liberdade muito perigosa nos dias de hoje, tem medo de arriscar a vida. Gostaria de ter muitos amigos, sair sem medo, conversar e ser livre.

Diante da situação hipotética relatada, julgue os itens a seguir.

Para alguns adolescentes, moradores de centros urbanos de cidades médias e grandes, a convivência com amigos, o enriquecimento de suas descobertas e a possibilidade de realizar grande parte de seus desejos está sendo limitada pela violência da rua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um adolescente conheceu seus amigos brincando e jogando bola. Diverte-se nas ruas do bairro onde mora, na casa dos amigos e nos bares, jogando bilhar. Para ele, o importante é ter amigos de todos os jeitos, pois sem amigos não é possível ser feliz.

Diante da situação hipotética descrita e considerando a educação e vida em grupo, julgue os itens seguintes.

Com base na fala desse adolescente, percebe-se que o seu grupo de amigos não se caracteriza como uma tribo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um adolescente conheceu seus amigos brincando e jogando bola. Diverte-se nas ruas do bairro onde mora, na casa dos amigos e nos bares, jogando bilhar. Para ele, o importante é ter amigos de todos os jeitos, pois sem amigos não é possível ser feliz.

Diante da situação hipotética descrita e considerando a educação e vida em grupo, julgue os itens seguintes.

Na situação descrita, o adolescente coloca-se como uma pessoa aberta, aceitando os amigos como eles são.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para mim, a função da escola por excelência é ensinar. Mas nem todos os adolescentes gostam da escola. Vejo que ela é necessária principalmente quando se trata de alunos pobres... Freqüentam-na porque os pais os obrigam. Mesmo assim, fazem dela um ponto de encontro com os colegas. Os pais, por sua vez, demonstram muito interesse na formação escolar de seus filhos, pois participam de todos os eventos da escola.

Considerando o relato acima, feito por uma professora, julgue os itens a seguir, relativos a família, educação e integração social.

Os indivíduos, na adolescência, valorizam de forma extrema o convívio com a família, o que leva a relação de afeto a ocupar posição central em suas vivências juvenis: essa convivência se torna o espaço onde eles buscam respostas para suas questões.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...