Lista completa de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para mim, a função da escola por excelência é ensinar. Mas nem todos os adolescentes gostam da escola. Vejo que ela é necessária principalmente quando se trata de alunos pobres... Freqüentam-na porque os pais os obrigam. Mesmo assim, fazem dela um ponto de encontro com os colegas. Os pais, por sua vez, demonstram muito interesse na formação escolar de seus filhos, pois participam de todos os eventos da escola.
Considerando o relato acima, feito por uma professora, julgue os itens a seguir, relativos a família, educação e integração social.
O adolescente, independentemente de classe social, constrói sua identidade individual e grupal (Quem sou eu?), identificando-se com o esporte, a escola, a música. Esses processos, em momento nenhum interferem na organização dos projetos de vida desse adolescente.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
As atividades de lazer são fundamentais para os adolescentes. Enquanto se divertem com os amigos e seus pares, trocam informações e reelaboram sua leitura de mundo. Por isso, em todas as épocas, os adolescentes, independentemente de classe social, dispensam o tempo máximo a essas atividades.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
Nas últimas décadas, a velhice ganhou muita visibilidade no Brasil. Apareceu nas plataformas dos políticos, nos programas dos partidos, na mídia e nas revistas médicas. Esses programas e veículos de informação buscavam sensibilizar a população para o tratamento a que os idosos brasileiros estavam submetidos, independentemente da classe social em que se inseriam.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
Sob a perspectiva antropológica, a infância, a adolescência e a velhice são fases definidas pela maturação biológica. A periodização da vida é invariável entre as sociedades. Desde a Idade Média, a infância aparece como um período da vida que exige cuidados especiais.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.
Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores e os membros da sua comunidade.
Vários fatores influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma criança, EXCETO o(a)
Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.
A passagem da análise da interação para a análise da interatividade comporta a passagem de um olhar aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula centrado nos comportamentos discretos do professor, supostamente garantias de um ensino competente, a outro, centrado nos processos que subjazem à atividade conjunta de professor e aluno. Estes processos, segundo Colomina, Onrubia e Rochera, são denominados:
De acordo com Rodrigo e Correa, três processos cognitivos compõem uma parte essencial do mecanismo construtivista, na medida em que conferem sentido ao mundo e que permitem relacionar todo o novo com o conhecimento existente. São eles:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...