Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na reestruturação curricular proposta pela secretaria de educação, devem-se considerar os PCNs, que apresentam um conjunto de referências que norteiam a elaboração dos currículos nos sistemas de ensino com vistas a garantir conhecimentos mínimos considerados necessários para assegurar a formação básica comum do educando.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ________________________é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia e funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.
Assinale a assertiva que completa corretamente a lacuna acima.
a repetição de determinadas ações
observar
ação exploratória
brincar
Conforme Barbosa (2008), o currículo não pode ser a repetição contínua de conteúdos. Para haver a aprendizagem, é preciso
elaborar um currículo com conceitos previamente organizados.
desenvolver um currículo que privilegie as disciplinas de fundamento e as metodologias de ensino.
organizar um currículo que seja significativo para as crianças e também para os professores.
pensar um currículo em que o papel do professor é o de mero espectador em relação ao aluno no processo ensino-aprendizagem.
construir um currículo através de um percurso educativo fechado e pré-definido em sua integralidade.
Conforme as considerações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças abaixo:
Uma das oportunidades de auxiliar no desenvolvimento da autonomia é a oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço (1ª parte). Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções e em locais distintos. Esta pode representar uma oportunidade de integração, porém, somente com crianças da mesma idade (2ª parte). No dia a dia da instituição, pode parecer mais fácil que o adulto centralize todas as decisões, definindo o que e como fazer, com quem e quando. Essa centralização pode resultar, contudo, num ambiente autoritário, em que não há espaço para o exercício da ação autônoma (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas 1ª parte.
Apenas 2ª parte.
1ª e 2ª partes.
1ª e 3ª partes.
2ª e 3ª partes.
De acordo com Coll, analise as seguintes assertivas e marque C, se corretas, ou E, se erradas:
( ) Um currículo aberto à diversidade é aquele que se oferece a todos os alunos para que todos aprendam quem são os outros e que deve incluir, em seu conjunto, a sensibilidade para as diferenças que há na escola.
( ) Integração educativa é a transformação do currículo comum para um currículo diferenciado e adaptado apenas para crianças com transtornos graves.
( ) O objetivo da inclusão está relacionado ao fato de os alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) estarem junto a outras crianças, sendo que os professores devem realizar um trabalho isolado, e a avaliação deve ser aplicada da mesma forma a todos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C E C.
E E C.
C C C.
C E E.
E C E.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Segundo Ausubel, o vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios do aluno é mais importante para uma aprendizagem significativa do que a significância interna dos conteúdos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Os currículos do ensino fundamental e médio têm uma base nacional comum, que impõe limitações aos diferentes sistemas de ensino no que se refere à inserção de elementos locais, como cultura, economia e clientela.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
O currículo, como uma narrativa étnica e racial, restringe a discussão sobre raça, tornando-a apenas um tema transversal.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
De acordo com Pierre Bourdieu e Passeron, o currículo escolar fundamenta-se na cultura dominante, tornando a educação um processo de dominação cultural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...