Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa concepção moderna currículo escolar pode ser defenido como:
elenco das disciplinas ou matérias ministradas aos alunos.
conjunto de atividades e experiências, bem como as disciplinas desenvolvidas pela escola.
organização geral do funcionamento da escola: quadro de horários, relação nominal dos professores, carga horária de cada uma das disciplinas.
guia de orientação geral do trabalho docente.
descrição das situações docentes específicas, com indicações do que os alunos aprenderão.
A escola Caminhos da Vida é composta por uma grande variedade de alunos de diferentes etnias, advindos de todas as regiões brasileiras, além de outros provenientes de países distintos, principalmente Japão, Bolívia e Angola. Para atender à diversidade de culturas e conhecimentos, a escola adota um currículo voltado para a formação humana. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Um currículo voltado para a formação humana considera os conhecimentos e vivências dos alunos, inclui a todos e sempre apresenta novos saberes, desdobrando as áreas tradicionais do currículo em tantas outras.
Este tipo de currículo deve ser neutro e ingênuo para não transmitir ideologias por trás de sua organização.
Um currículo voltado para a formação humana deve ser sempre baseado na preparação para a vida adulta, como propõe Bobbit.
É um currículo que está relacionado com as práticas propostas pelo professor para todas as turmas, com conteúdos e objetivos estabelecidos previamente.
Uma professora notou que em matemática sua turma de 5º ano estava com dificuldades de realizar situações-problema e solicitou a presença do coordenador pedagógico para que assistisse à sua aula e lhe ajudasse a identificar que estratégias didáticas poderiam ser adotadas para favorecer a aprendizagem dos alunos. Com respaldo em seus conhecimentos de didática da Matemática, após observar a aula, o coordenador provavelmente respondeu que
é preciso aumentar a quantidade de situações-problema para serem resolvidas pelos alunos, utilizando apenas uma operação por vez, ou seja, quinze problemas que envolvam multiplicação em uma mesma aula. Não é indicado que os alunos de 5º ano resolvam os problemas com estratégias pessoais, precisam estruturar as operações de modo convencional.
a Matemática não deve utilizar situações-problema, deve usar exclusivamente jogos didáticos, de preferência propostos pelos alunos.
antes de resolver situações-problema, os alunos precisam familiarizar-se com as operações aritméticas de modo isolado. Quando as compreenderem bem, podem aplicá-las. Se os alunos têm dificuldades, o professor deve retomar as operações e, quando aprenderem o mecanismo operativo, estarão preparados para o próximo passo.
propor situações-problema é imprescindível em todos os níveis da escolaridade, porém a Matemática não deve se limitar a isso; é necessário que os alunos também possam experimentar criar problemas e propiciar a resolução dos problemas inventados por outros colegas.
Fernanda tem 4 anos e frequenta a Educação Infantil. Embora não saiba ler as palavras, sabe ler o mundo muito bem, ou seja, tem um vasto conhecimento prévio para sua idade. Interessa-se principalmente pelos assuntos relacionados a animais e, para aprender cada vez mais, tem afinidade por assistir a programas televisivos informativos e ver ilustrações de livros sobre animais e pedir para que sua mãe leia trechos a ela. Muitos alunos sentem curiosidade em conhecer mais a alimentação, por que vivem na terra etc. Pensando em práticas pedagógicas voltadas para a faixa etária e para o conhecimento dos alunos, é correto afirmar que
é possível incluir essa temática no currículo, considerando todo conhecimento como uma rede de outros saberes e respaldando-se nos princípios de transversalidade.
o mais adequado é elaborar uma sequência didática para desenvolver a temática, sobretudo, por poder ser realizada em um tempo mais reduzido em torno de uma semana ou quinze dias a fim de tornar-se uma atividade investigativa e, ao mesmo tempo, prática.
o conteúdo do currículo pode ser variável, pois no momento do planejamento inicial já é determinado um espaço para que os alunos sugiram um tema a ser trabalhado.
nas perspectivas epistemológicas e metodológicas, esse trabalho não pode ser realizado dissociado de um projeto interdisciplinar, que envolva necessariamente todas as disciplinas curriculares.
Numa abordagem sociológica e crítica, o currículo pressupõe:
As dimensões técnicas, voltadas para questões relacionadas a procedimentos, estratégias e métodos.
Implicações nas relações de poder, com visões sociais particulares, produzindo identidades individuais.
Planejamento científico das ações pedagógicas, de modo a evitar que o comportamento e o sentimento se desviem de metas e padrões predefinidos.
Produção de significações e sentidos da prática cultural no campo da transformação das relações de poder.
Organização das diferentes áreas do conhecimento na definição da grade curricular.
Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que
manifestações culturais não devem compor o currículo escolar porque não produzem conhecimento formal.
diferentes crenças, opções políticas e ideológicas, saberes, práticas sociais, diferentes manifestações de grupos raciais, étnicos, também constituem um currículo escolar.
na educação infantil não se faz necessário desenvolver atividades desta ordem, visto que as crianças não têm ainda compreensão das diferenças sócioculturais.
a diversidade cultural deve ser aceita nas escolas como estratégia para a contenção de manifestações de protesto e violência.
o respeito às diferentes formas de linguagem implica em que não se corrijam os erros gramaticais no ciclo inicial da alfabetização.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada.
III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada.
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que
trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.
precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade assistida.
não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados em relação à série esperada.
necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de trabalho.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Preparação competente para o mercado de trabalho.
III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos.
VI. Garantia de padrão de qualidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e VI.
II, III, IV e VI.
I, II, III, IV e V.
II, V e VI.
I, IV e V.
A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.
III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.
IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...