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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Entre as políticas públicas para a melhoria da qualidade da escola são aplicados instrumentos de avaliação externa como SAEB, Prova Brasil ou outra promovida pelo sistema de ensino a que a instituição esteja vinculada.Assim, é correto afirmar que:
a Prova Brasil avalia alunos de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, da rede pública e urbana de ensino.
participam do SAEB alunos de 5°e 9° anos do Ensino Fundamental e também os da 3ª série do Ensino Médio regular, da rede privada, em área urbana.
a participação no SAEB e na Prova Brasil é compulsória para alunos e instituições de ensino.
o SAERJ é aplicado em todas as instituições de ensino públicas e privadas situadas no território do Estado do Rio de Janeiro
a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada a todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental.
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Para os alunos impedidos de frequentar regularmente as aulas, por motivo de doença, poderão ser ofertados estudos de:
avanços progressivos.
atendimento domiciliar.
recuperação paralela.
recuperação final.
aceleração de estudos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São trabalhados obrigatoriamente mesmo que sob a forma de temas transversais, os conteúdos de:
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente e Educação Ambiental.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente eArte.
Educação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Língua Espanhola e Educação Física.
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Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Médio.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Fundamental.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para as instituições de Ensino Médio, sendo facultativa para os alunos.
A língua Espanhola é obrigatória nas instituições de educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de Educação a Distância para os alunos do MERCOSUL.
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Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.
pela Secretaria de Estado.
pela Constituição Federal.
pela Fundação Municipal de Educação.
pelas instituições privadas.
pelo ConselhoTutelar.
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Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.
As afirmativas seguintes apresentam especificidades dos conteúdos dosTemasTransversais, EXCETO:
Quanto à divisão dos conteúdos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori , justifique uma sequenciação de conteúdos.
Os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.
A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.
Os Temas Transversais precisam necessariamente ser oferecidos aos alunos na sequência em que são apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.
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A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a comporumconjunto articulado e aberto de novos temas, buscando um tratamento didático que contemplem sua complexidade e sua dinâmica. De acordo com os PCNs, osTemasTransversais:
I. têm a mesma impor tância das áreas convencionais.
II. podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferenças locais.
III. devem ser utilizados, mas não têm a mesma importância que as áreas convencionais.
Está(ão) correta(s):
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Um aluno do 1º ano do Ensino Médio esteve presente em 155 dias dos 200 dias letivos, no entanto, ausentou-se em 60% das aulas de Língua Portuguesa. Sendo assim, é correto afirmar que este aluno
não poderá ser promovido para o ano seguinte, pois é necessário ter 80% de presença das horas letivas.
não poderá ser promovido para o ano seguinte, pois para cada disciplina é necessário ter 75% de presença.
só será promovido para o ano seguinte se tiver atingido as aprendizagens imprescindíveis, uma vez que tem um elevado número de faltas.
poderá ser promovido para o ano seguinte, pois é necessário ter, ao menos, 75% das horas letivas (150 dias).
A coordenadora e os professores do 1º ano do Ensino Fundamental elaboraram uma aula de história sobre família. Para isso, selecionaram uma imagem em que há um casal e dois filhos, todos sorrindo. A coordenadora pedagógica agendou assistir à aula da professora, seguindo um cronograma regular de observação de aulas. Ao chegar à sala, viu todas as crianças dispostas em círculo, sentadas no chão, juntamente com a professora, que já iria iniciar a roda de conversa. Então, mostrou aos alunos a imagem e perguntou a eles como a família é formada. Em coro, os estudantes responderam que é composta de pai, mãe e filhos. A professora interveio questionando a importância da mãe e do pai para o lar e como os filhos precisam se comportar serem prestativos, educados e não brigarem entre si. Finalizou-se a roda de conversa. Pensando na formação do currículo, a aula descrita
foi planejada adequadamente, porque os alunos de 1º ano são pequenos para compreender que a família pode ser formada de outros modos. Além disso, é importante para esta faixa etária saber que é preciso valorizar os pais e respeitá-los.
não foi planejada adequadamente, porque a professora não deixou que os alunos participassem mais. Cada um poderia falar como ajuda em casa ou como trata seus pais.
foi planejada adequadamente, porque os alunos estavam em círculo e não enfileirados, todos puderam ver a figura e apreender o saber que estava sendo transmitido.
não foi planejada adequadamente, porque a professora não considerou que muitos alunos vivem em famílias estruturadas de outro modo. A figura utilizada transmitiu uma visão restrita de família, a condução da aula foi moralista e desviou-se do assunto principal, inibindo a participação dos alunos.
Na escola Futuro Cidadão, os professores utilizam em todas as séries os livros enviados pelo PNLD para compor o currículo do modo em que estão organizados no sumário. Assim, na semana de planejamento, a coordenadora observou que os conteúdos programáticos de Ciências dos 2º e do 3º anos estavam muito semelhantes e propôs uma modificação, pois os alunos que estudaram no 2º ano e passaram para o 3º ano precisavam aprofundar seus saberes e não praticamente repeti-los de um ano para outro. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os problemas de aprendizagem não têm relação com a organização do currículo, falta laudo médico que oriente a prática pedagógica.
A lógica estruturante do currículo não deve priorizar o aluno, e sim o conhecimento a ser ensinado.
Ao criar protótipos de alunos, é mais fácil ao professor estruturar o currículo adequadamente.
A prática educativa deve ser repensada e reorganizada de forma coletiva a fim de que o currículo reveja a identidade dos educadores e dos educandos. O que deve ser priorizado e que atividades devem ser propostas são reflexões importantes para a construção do currículo.
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