Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de

  • A.

    dominar os conceitos científicos e tecnológicos.

  • B.

    valorar o real e fazer escolhas adequadas.

  • C.

    compreensão e ação sobre o mundo.

  • D.

    representação simbólica, como o desenho e o jogo.

  • E.

    pensar as relações sociais de maneira não ideológica.

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa

  • A.

    indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às novas gerações.

  • B.

    nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos.

  • C.

    comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias.

  • D.

    arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter universal.

  • E.

    ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue os itens seguintes.

Um dos aspectos das novas diretrizes curriculares para os cursos de saúde é a construção de currículos que visem à formação de profissionais capazes de atuar de forma consciente e reflexiva frente às necessidades de saúde da população.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de currículo vem-se transformando nos últimos tempos, e uma nova terminologia para currículo vem-se estabelecendo a partir da construção democrática do conhecimento na escola. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ideia que se propaga na atualidade é a de propor uma nova terminologia para currículo, pois o antigo rótulo já conseguia definir esse conceito em sua totalidade.

  • B.

    Hoje existe a necessidade de criação de motivos, por parte dos professores, para reconstruir o conceito de currículo, assumindo-o como uma prática coletiva de construção continuada e científica do conhecimento.

  • C.

    O currículo deve ser resumido aos conteúdos apresentados no plano de curso que cada docente propõe.

  • D.

    Entende-se por currículo escolar, na atualidade, apenas os conteúdos culturais que são expressos pela comunidade na qual a escola está inserida.

  • E.

    As diretrizes curriculares, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como propostas elaboradas pelo Ministério da Educação, resumem o conceito de currículo na atualidade.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância.

  • B.

    Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.

  • C.

    A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo.

  • D.

    A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.

  • E.

    Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

A educação profissional técnica de nível médio tem sido estudada e sua concepção ampliada em lei própria. De acordo com as bases legais da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.

  • B. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
  • C.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada será desenvolvida de forma integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno.

  • D.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada poderá ser desenvolvida de forma integrada em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis ou em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.

  • E.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada e concomitante é aquela oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, não podendo ocorrer na mesma instituição de ensino.

O currículo foi o artefato que articulou disciplinarmente as práticas e os saberes escolares, portanto, não pode ser pensado apenas como um rol de conteúdos a serem transmitidos. Nesse sentido, currículo diz respeito a

  • A. um compêndio de assuntos ordenados a serem aprendidos sequencialmente pelos estudantes por meio de certos procedimentos concretos.
  • B. uma organização escolar dos conhecimentos ordenados com base na experiência imediata dos alunos sem necessidade de alcançar o saber sistematizado.
  • C. um programa oficial determinado pelas instâncias superiores a ser seguido fielmente pelas instituições educacionais às quais é vedada a participação na sua elaboração.
  • D. uma síntese de elementos culturais (conhecimentos, valores, costumes, crenças, hábitos), que formam uma proposta político-educativa pensada e impulsionada por grupos sociais, cujos interesses são diversos.

O Art. 2º, da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, aponta que a educação é dever da família e do Estado, devendo focar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, bem como a sua qualificação para o trabalho. Esse fato coloca em destaque os(as)

  • A.

    princípios da educação brasileira.

  • B.

    meios educacionais brasileiros.

  • C.

    fins da educação nacional.

  • D.

    bases educacionais nacionais.

  • E.

    diretrizes educacionais brasileiras.

A partir do quadro curricular apresentado, assinale a opção correta.

  • A.

    A disciplina cinema, alocada na parte opcional do currículo, deveria estar, obrigatoriamente, situada na base nacional comum, agregada às artes.

  • B.

    Como está disposto, o currículo da escola propicia o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a capacitar o aluno a prosseguir os estudos e a adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.

  • C.

    O currículo apresentado não cumpre o disposto nas diretrizes curriculares nacionais, que determinam a educação sexual.

  • D.

    A escola descumpre o estabelecido nas diretrizes curriculares nacionais quanto às formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo.

  • E.

    A grade curricular apresentada desconsidera a questão ambiental.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...