Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de
dominar os conceitos científicos e tecnológicos.
valorar o real e fazer escolhas adequadas.
compreensão e ação sobre o mundo.
representação simbólica, como o desenho e o jogo.
pensar as relações sociais de maneira não ideológica.
Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa
indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às novas gerações.
nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos.
comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias.
arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter universal.
ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.
O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue os itens seguintes.
Um dos aspectos das novas diretrizes curriculares para os cursos de saúde é a construção de currículos que visem à formação de profissionais capazes de atuar de forma consciente e reflexiva frente às necessidades de saúde da população.
O conceito de currículo vem-se transformando nos últimos tempos, e uma nova terminologia para currículo vem-se estabelecendo a partir da construção democrática do conhecimento na escola. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideia que se propaga na atualidade é a de propor uma nova terminologia para currículo, pois o antigo rótulo já conseguia definir esse conceito em sua totalidade.
Hoje existe a necessidade de criação de motivos, por parte dos professores, para reconstruir o conceito de currículo, assumindo-o como uma prática coletiva de construção continuada e científica do conhecimento.
O currículo deve ser resumido aos conteúdos apresentados no plano de curso que cada docente propõe.
Entende-se por currículo escolar, na atualidade, apenas os conteúdos culturais que são expressos pela comunidade na qual a escola está inserida.
As diretrizes curriculares, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como propostas elaboradas pelo Ministério da Educação, resumem o conceito de currículo na atualidade.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta.
A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância.
Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.
A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo.
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
A educação profissional técnica de nível médio tem sido estudada e sua concepção ampliada em lei própria. De acordo com as bases legais da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.
A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
A educação profissional técnica de nível médio articulada será desenvolvida de forma integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno.
A educação profissional técnica de nível médio articulada poderá ser desenvolvida de forma integrada em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis ou em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.
A educação profissional técnica de nível médio articulada e concomitante é aquela oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, não podendo ocorrer na mesma instituição de ensino.
O currículo foi o artefato que articulou disciplinarmente as práticas e os saberes escolares, portanto, não pode ser pensado apenas como um rol de conteúdos a serem transmitidos. Nesse sentido, currículo diz respeito a
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O Art. 2º, da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, aponta que a educação é dever da família e do Estado, devendo focar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, bem como a sua qualificação para o trabalho. Esse fato coloca em destaque os(as)
princípios da educação brasileira.
meios educacionais brasileiros.
fins da educação nacional.
bases educacionais nacionais.
diretrizes educacionais brasileiras.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do quadro curricular apresentado, assinale a opção correta.
A disciplina cinema, alocada na parte opcional do currículo, deveria estar, obrigatoriamente, situada na base nacional comum, agregada às artes.
Como está disposto, o currículo da escola propicia o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a capacitar o aluno a prosseguir os estudos e a adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.
O currículo apresentado não cumpre o disposto nas diretrizes curriculares nacionais, que determinam a educação sexual.
A escola descumpre o estabelecido nas diretrizes curriculares nacionais quanto às formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo.
A grade curricular apresentada desconsidera a questão ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...