Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão do currículo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currículo e educação inclusiva, assinale a opção correta.
As adaptações curriculares devem ser realizadas em três níveis: no projeto pedagógico (currículo escolar), relativas ao currículo da classe e individualizadas do currículo.
O conceito de adaptação curricular pressupõe transformações de acessibilidade curricular, mas não modificações no planejamento pedagógico, visto que é preciso considerar que, nas classes comuns, não há apenas alunos com necessidades educacionais especiais, sendo dever da escola atender a todos.
No processo de adaptação curricular, deve-se prever a oferta de um conteúdo mínimo comum a todos os alunos.
A adaptação curricular traduz-se no esforço de eliminar totalmente as barreiras físicas das instituições de ensino que recebem crianças com necessidades educacionais especiais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.
A professora Antônia, ao assumir o segundo ano do ensino fundamental, pesquisou em livros didáticos os conceitos que deveriam ser ensinados. A partir de sua pesquisa, propôs aos alunos que eles pesquisassem sobre esses conceitos em revistas e jornais e por meio de entrevistas com familiares e vizinhos. Essa situação constitui parte de um processo de ensino-aprendizagem em que a professora, por meio de suas propostas, incentiva a vivência social concreta dos alunos.
Ao descrito acima o documento PCN-Introdução denomina-se:
Plano Gestor;
Projeto Político Pedagógico;
Plano;
Currículo;
N.d.a.
As teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O currículo escolar, na visão tradicional, era considerado como uma seriação de conteúdos escolares distribuídos em disciplinas.
O currículo, de acordo com as teorias contemporâneas, caracteriza-se pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos.
Mais modernamente, têm-se as novas teorias de currículo escolar, que se apresentam como um recurso de resistência a tecnologias.
O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e vem sendo conservado de igual maneira por todas as escolas.
Na era da tecnologia, o currículo escolar é determinado pelos livros didáticos.
Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixa- dos a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).
Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,
a adoção de parâmetros curriculares diferentes para cada região fica descartada constitucionalmente, pelo fato de o Brasil ser uma união federativa.
o currículo para formação de professores deve ter caráter universal a fim de criar maior unidade entre áreas de conhecimentos nas diferentes regiões do Brasil.
o corpo docente de cada região brasileira deve ter maior participação na formação dos parâmetros curriculares para a formação de professores.
as diferentes realidades brasileiras não devem ser preponderantes na elaboração de parâmetros curriculares porque o conhecimento tem o papel de homogeneizar a cultura.
os especialistas responsáveis pela elaboração de parâmetros para os cursos de formação de professores consideram as diferenças culturais brasileiras.
Com base no texto apresentado, define-se currículo, no ensino superior, como o(a)
conjunto de métodos específicos que permite a flexibilização do conhecimento.
processo de aprendizagem que vai se construindo a partir da demanda discente e com autonomia entre disciplina e conteúdo.
percurso que leva à aquisição de conhecimentos e que oferece meios ao indivíduo para dominar os conceitos de sua área de atuação.
processo pedagógico complexo que visa ao conhecimento unidisciplinar e profissional.
metodologia aplicada na difusão dos conhecimentos, tendo em vista a transmissão de uma cultura perene.
Henry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A conformação é característica exclusiva do currículo.
A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares.
A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos.
A resistência não é elemento que se apresenta no currículo.
O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência.
O currículo
I é a expressão da função socializadora da escola.
II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.
III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.
IV contém um único tipo de componente pedagógico.
V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Muitos autores afirmam que o pensamento curricular brasileiro dos últimos anos tem sido dominado pela tendência crítica. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A maioria dos autores que discute o currículo mostra-se comprometida com as teorias marxistas.
Autores como Apple e Giroux começaram a ser mais discutidos no Brasil a partir do final dos anos 80 do século XX.
A educação popular enfoca no currículo a participação ativa do sujeito do conhecimento.
Após o processo de redemocratização brasileira, desenvolveu-se na educação uma maior aproximação e utilização das ideias dos autores americanos.
Os educadores populares mostram-se pouco receptivos à ênfase dos métodos e das técnicas dos curriculistas tradicionais.
A discussão do currículo escolar provoca um embate entre os conteudistas e os escolanovistas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os autores que defendem a Escola Nova adotam um currículo reprodutivista.
Os autores da educação popular são adeptos de currículos conteudistas.
Os conteudistas tendem a apresentar uma crítica exagerada a outras tendências e orientações.
A tendência tecnicista tem sua ênfase curricular no conhecimento significativo.
A Escola Nova foi um movimento que não tratou de currículos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...