Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais:

  • A.

    a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade.

  • B.

    a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho.

  • C.

    a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade.

  • D.

    a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade.

  • E.

    a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho.

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

  • A.

    o projeto pedagógico da escola democrática.

  • B.

    as atividades extraclasse no contraturno.

  • C.

    um conteúdo de caráter ético ou estético.

  • D.

    uma sociedade elitizada e corporativa.

  • E.

    uma situação de ensino e aprendizagem.

Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

  • A.

    compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.

  • B.

    entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta.

  • C.

    apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos.

  • D.

    decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade.

  • E.

    acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real.

O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:

  • A.

    Viabilizar um currículo múltiplo, que atenda as diferenças dos alunos, sendo que, para isso, o professor terá autonomia de ação, podendo, inclusive, atuar de forma dissociada dos princípios políticos e pedagógicos da escola.

  • B.

    Manter os ambientes escolares na estrutura da escola regular, sendo necessário adaptar um espaço delimitado, que atenda as múltiplas necessidades dos alunos.

  • C.

    Atender as perspectivas coletivas da classe, buscando homogeneidade de pensamentos, através das ações pedagógicas pensadas para garantir o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos.

  • D.

    Substituir a prática educacional tradicional por uma proposta inclusiva que atenda ao desenvolvimento dos alunos verificando constantemente o seu crescimento global, dando atenção às individualidades na perspectiva de atender as necessidades básicas de cada um.

  • E.

    Elaborar um currículo exclusivo, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.

( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.

( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.

( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.

( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.

A sequência está correta em

  • A.

    V, F, V, V, F

  • B.

    F, V, V, F, V

  • C.

    V, V, F, V, F

  • D.

    F, F, V, F, V

  • E.

    V, F, F, V, V

Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador, julgue os itens subsecutivos.

Os currículos do ensino médio deverão destinar o mínimo de 20% da carga horária total do curso a atividades optativas e disciplinas eletivas a serem escolhidas pelas próprias escolas e cursadas obrigatoriamente pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional, crítica e pós-crítica de currículo.

A seleção de saberes a serem incluídos em um currículo a partir da preocupação com o porquê de se optar por determinado conhecimento e não por outro parte da concepção crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional, crítica e pós-crítica de currículo.

O multiculturalismo e a alteridade são características que embasam currículos construídos a partir da concepção pós-crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional, crítica e pós-crítica de currículo.

Um currículo organizado a partir de conceitos como eficiência, resultados esperados e mensuráveis é próprio da concepção tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos de currículo apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é correto afirmar que

  • A.

    o currículo oculto é aquele não dito, que tanto alunos quanto professores trazem carregado de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.

  • B.

    o currículo em ação deve ser entendido como os planos e as propostas pedagógicas elaborados e executados na escola.

  • C.

    o currículo formal é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas.

  • D.

    o currículo não interfere na forma de organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre áreas de conhecimentos e aspectos da vida cidadã.

  • E.

    o currículo real é aquele que se apresenta na proposta pedagógica da escola, construída com a participação de toda a comunidade escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...