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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.
O currículo em rede online exige a comunicação interativa interdisciplinar, na qual saber e fazer transcendem as atitudes burocráticas que separam quem elabora, quem ministra, quem tira dúvidas e quem administra o processo da aprendizagem.
De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (2006), o egresso do curso de pedagogia deve estar apto, entre outras coisas, a participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares. Neste sentido, cabe ao pedagogo que atua em um ambiente não escolar: I
II
. identificar competências e habilidades dos funcionáriosda instituição.
III
. aumentar a produtividade da instituição.IV
. elaborar programas de capacitação técnica.V
. avaliar o resultado das ações formativas.As ações que mais se enquadram na função de um pedagogo
em um contexto não escolar são as descritas
APENAS em
I, II e IV.
II, IV e V.
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
A necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar
na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia.
em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno.
na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente.
nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções.
na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar.
O decreto 5.626/05 prevê turmas bilíngues, constituídas por alunos surdos e ouvintes. As duas línguas que circulam no mesmo espaço educacional são
L1 − língua portuguesa e L2 − linguagem oral.
L1 − língua portuguesa na modalidade oral e L2 − língua de sinais.
L1− língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade escrita.
L1 − língua portuguesa na modalidade escrita e L2 − língua de sinais.
L1 − língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade oral.
Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.
Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: − Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: − Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?
Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que
as atividades extraclasse são extracurriculares, pois nem sempre se consegue articular cultura e conhecimento.
as atividades extracurriculares são pontuais e não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos.
nem todas as atividades da escola são curriculares, daí a denominação "atividades curriculares".
o currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista transposta para uma situação de aprendizagem e ensino.
as atividades culturais na escola tendem a ser dispersas e mais confundem do que promovem aprendizagens relevantes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
De acordo com os principais teóricos brasileiros sobre o currículo, o trabalho coletivo dos profissionais da educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional é insignificante na elaboração do currículo escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
A LDB determina que os currículos da educação básica tenham uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, de acordo as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.
A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.
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