Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

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Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

O currículo em rede online exige a comunicação interativa interdisciplinar, na qual saber e fazer transcendem as atitudes burocráticas que separam quem elabora, quem ministra, quem tira dúvidas e quem administra o processo da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação

em Pedagogia, licenciatura (2006), o egresso do

curso de pedagogia deve estar apto, entre outras coisas, a

participar da gestão das instituições planejando, executando,

acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais,

em ambientes escolares e não escolares.

Neste sentido, cabe ao pedagogo que atua em um ambiente

não escolar:

I. avaliar a produtividade da instituição.

II. identificar competências e habilidades dos funcionários

da instituição.

III. aumentar a produtividade da instituição.

IV. elaborar programas de capacitação técnica.

V. avaliar o resultado das ações formativas.

As ações que mais se enquadram na função de um pedagogo

em um contexto não escolar são as descritas

APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, IV e V.

A necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar

  • A.

    na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia.

  • B.

    em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno.

  • C.

    na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente.

  • D.

    nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções.

  • E.

    na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar.

O decreto 5.626/05 prevê turmas bilíngues, constituídas por alunos surdos e ouvintes. As duas línguas que circulam no mesmo espaço educacional são

  • A.

    L1 − língua portuguesa e L2 − linguagem oral.

  • B.

    L1 − língua portuguesa na modalidade oral e L2 − língua de sinais.

  • C.

    L1− língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade escrita.

  • D.

    L1 − língua portuguesa na modalidade escrita e L2 − língua de sinais.

  • E.

    L1 − língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade oral.

Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.

Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: − Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: − Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?

Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que

  • A.

    as atividades extraclasse são extracurriculares, pois nem sempre se consegue articular cultura e conhecimento.

  • B.

    as atividades extracurriculares são pontuais e não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos.

  • C.

    nem todas as atividades da escola são curriculares, daí a denominação "atividades curriculares".

  • D.

    o currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista transposta para uma situação de aprendizagem e ensino.

  • E.

    as atividades culturais na escola tendem a ser dispersas e mais confundem do que promovem aprendizagens relevantes.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

De acordo com os principais teóricos brasileiros sobre o currículo, o trabalho coletivo dos profissionais da educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional é insignificante na elaboração do currículo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

A LDB determina que os currículos da educação básica tenham uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, de acordo as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca dos currículos.

A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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