Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

No currículo está explícito os valores e as atitudes desejadas pela comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

Na elaboração do currículo escolar deve-se levar em conta a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

O currículo escolar representa o cruzamento de culturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

O currículo oculto é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino nas propostas curriculares dos estados e municípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

O currículo da educação básica é estipulado na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), por isso não pode ser alterado pelas escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

Por currículo entende-se, exclusivamente, o aglomerado de disciplinas e conteúdos desenvolvidos em uma etapa da educação ou em um curso específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há diferentes concepções acerca da função do currículo para a educação. A concepção pós-crítica do currículo apresenta, em sua vertente multiculturalista, uma perspectiva em que:

  • A. cultura e poder mantém uma necessária relação para a compreensão do conhecimento que circula nos diferentes espaços educativos
  • B. o conhecimento universal é a base de todos os conteúdos a serem transmitidos às gerações de estudantes em idade escolar.
  • C. o singular e o plural, o local e o universal tornam-se aspectos dicotômicos, dialéticos e valorizados no currículo oficial.
  • D. diferenças culturais, étnicas e nacionais, são questões periféricas em relação ao conhecimento científico que deve ser perpetuado.
  • E. a cultura deve ser compreendida como algo cultivado e elevado, sendo papel da educação formal e informal perpetuá-la e transmiti-la.

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A análise das relações sociais de produção, na busca da emancipação e da libertação das classes dominadas, direciona a organização curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A neutralidade dos saberes é defendida para a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...