Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:

I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.

II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.

III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.

IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II e III estão corretas.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretas.

De acordo com Telma Weisz, é falsa a alternativa:

  • A. Crianças de famílias que fazem uso cotidiano da escrita costumam ter contato significativo com marcas de produtos, títulos de histórias, escritos de placas e assim conhecem, antes mesmo de entrarem para a escola, um repertório de palavras e a forma convencional de sua escrita.
  • B. O repertório de palavras conhecidas dá sustentação à reflexão, ajuda as crianças a pensar sobre as características do sistema de escrita e representa uma enorme vantagem quando elas são oficialmente iniciadas na alfabetização.
  • C. As crianças pobres não têm acesso à escrita e não podem refletir sobre seu funcionamento fora da escola.
  • D. As crianças pobres costumam iniciar a escolarização em condições muito menos vantajosas do que aquelas que participam de práticas sociais letradas desde pequenas.

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa correta de acordo com Maria da Glória Seber:

  • A. Para se montar um programa de ensino é necessário que se satisfaça a gregos e troianos, reunindo o que existe de melhor nas diferentes posições teóricas, pois o que importa é a prática.
  • B. O ecletismo na montagem de um programa, onde as partes simplesmente se justapõem gera desarmonia, o que, em termos de ação educativa pode significar interferências desastrosas, quando o que se pretende é formar cidadãos que tomem para si o papel de construtores de uma sociedade verdadeiramente humana.
  • C. Os professores, de maneira geral, consideram natural a aprendizagem da criança, querer aprender para saber, saber para adquirir confiança em si mesma e independência de pensamento e, tudo isso, para poder compartilhar conhecimentos com os outros.
  • D. Não é salutar a curiosidade que se revela na frequência dos “como e dos porquês” e, conforme a reação dos que com elas convivem nas indagações, as crianças deixam de questioná-los, o que significa que deixa de formular hipóteses sobre os fatos observados.

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

A educação comparada surgiu, no século XIX, do interesse dos Estados nacionais, que então se organizavam, em comparar sistemas educacionais com o objetivo de buscar subsídios para a estruturação de seus respectivos sistemas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

Ao defender a existência de mecanismos de controle dos países desenvolvidos sobre aspectos da educação dos países em desenvolvimento, a tradição comparatista em educação incorpora uma forma moderna de colonialismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

De acordo com as abordagens tradicionais dos estudos comparados em educação, os fenômenos educativos e culturais devem ser estudados sob a perspectiva crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação infantil, julgue os próximos itens.

Atualmente, as bases epistemológicas fundamentadoras da pedagogia da infância assentam-se na concepção de que a criança é um sujeito que conhece e cujo desenvolvimento depende de sua iniciativa e capacidade de ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), quanto maior for o déficit mental do aluno, mais necessária se faz uma metódica intervenção docente voltada ao estabelecimento de comportamentos e hábitos de autonomia desse aluno, relacionados

  • A.

    à aquisicão de conhecimentos, como o cálculo e a leitura incidental, e ao desenvolvimento de capacidades linguísticas.

  • B.

    à independência na vida prática, ao deslocamento por meio de transporte público e à imprescindível aquisição da leitura e da escrita.

  • C.

    à aquisição de conhecimentos que constituem o conteúdo do currículo regular, como a matemática e a alfabetização, e ao desenvolvimento de capacidades adaptativas.

  • D.

    aos cuidados consigo mesmo, com o próprio corpo e com seus pertences; à independência no uso de transporte público e à realização de tarefas externas à sua residência.

  • E.

    à autonomia pessoal, linguagem escrita e habilidades motrizes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...