Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Rinaldi, se a criança é portadora de teorias, interpretações, perguntas, ela é co-protagonista do processo de construção do conhecimento. Neste processo, o lugar do registro e da documentação na infância se dá:

  • A. pela evolução do raciocínio lógico das crianças e para o professor compreender e refletir sua ação pedagógica sobre a aprendizagem das crianças.
  • B. pelo caminho traçado das ações realizadas com as crianças durante um período a partir dos resultados positivos, podendo ser usadas na avaliação.
  • C. pelo olhar do professor sobre suas ações pedagógicas, com um olhar crítico, reflexivo a respeito de sua caminhada pedagógica. É uma forma de memória escolar da criança.
  • D. pelo caráter fundamentado das escritas do professor que tem a finalidade de contemplar a criança em sua objetividade, para não haver conclusões contraditórias sobre a aprendizagem.
  • E. como meio importante na construção da memória, pois, através deste, a história é marcada pelas manifestações artísticas das crianças.

Para Gabriel Junqueira é um conjunto articulado de situações de aprendizagem selecionadas pelo professor – e, muitas vezes, com a participação das crianças nessa seleção –, cujo objetivo é abordar – desenvolver, problematizar; responder, devolver às crianças, de forma organizada – o tema-assunto-conteúdo-linguagem que, naquele momento da vida de um grupo, as crianças “querem porque precisam” saber mais do que qualquer outro.

  • A. Temas culturais.
  • B. Tema gerador.
  • C. Projetos de trabalho.
  • D. Aula integrada.
  • E. Situações de estudos.

É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:

  • A. organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de seus interesses.
  • B. que este conhecimento é fundamental na estruturação do ambiente escolar já que considera o trabalho que a professora pretende desenvolver.
  • C. que são necessários momentos únicos, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.
  • D. o modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.
  • E. deveria-se considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária e suas características pessoais, assim como as expectativas da família em relação à escola.

Para Hannah Arendt (1996), embora a qualificação profissional seja indispensável para o exercício da autoridade docente na sala de aula, a qualificação, por maior que seja, nunca engendra por si só autoridade. Nesta ótica, defende que:

  • A. a qualificação do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porém, sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo. Em face da criança, é como se ele fosse um representante de todos os habitantes adultos, apontando os detalhes e dizendo à criança: - Isso é o nosso mundo.
  • B. a questão da autoridade, para além da qualificação stricto sensu do professor, passa a se configurar como o ponto nevrálgico da ética docente, reguladora primordial do trabalho pedagógico e, portanto, condição fundamental à aprendizagem.
  • C. a função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver. Dado que o mundo é velho, sempre mais que elas mesmas, a aprendizagem volta-se inevitavelmente para o futuro, não importa o quanto a vida seja transcorrida no presente.
  • D. a crise da autoridade na educação guarda a mais estreita conexão com a crise da modernidade, ou seja, com a crise de nossa atitude perante o âmbito do futuro.
  • E. é sobremodo difícil para o educador arcar com esse aspecto da crise moderna, pois é de seu ofício servir como mediador entre o velho e o novo, de tal modo que sua própria profissão lhe exige um respeito extraordinário pelo presente.

Em seu livro “Por amor e por força, rotinas na educação infantil”, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:

  • A. produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia a dia, que têm como propósito a organização da rotinização.
  • B. algo que modificamos diariamente e que tem o mesmo conceito de cotidiano.
  • C. atividades múltiplas desenvolvidas em uma lógica do simples ao complexo.
  • D. Organização da escola que se organiza por tempos diferenciados, com uma sequência de atividades escolhidas para referência do trabalho das crianças.
  • E. categoria pedagógica em que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil.

Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.

  • A.

    inclusão, cobrança, capacitação

  • B.

    seleção, verificação, transmissão

  • C.

    comparação, exclusão, mediação

  • D.

    cobrança, seleção, hierarquização

  • E.

    “saber de cor”, hierarquização, processo

Analise o texto:

O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).

O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?

  • A.

    Gestaltismo

  • B.

    Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky

  • C.

    Epistemologia Genética de Piaget

  • D.

    Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista de Skinner

  • E.

    Inteligências múltiplas

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.

II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.

III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.

IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.

As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teorias

  • A.

    instrumental, substantiva, crítica e construtivista.

  • B.

    construtivista, crítica, instrumental e substantiva.

  • C.

    crítica, construtivista, substantiva e instrumental.

  • D.

    substantiva, instrumental, construtivista e crítica.

Segundo Saviani, a análise histórica dos anos 80 permite constatar que, do ponto de vista da organização do campo educacional, esse foi um dos períodos mais fecundos, rivalizando apenas com a década de 1920. E isto porque a década de 80 foi marcada

  • A.

    por um vigoroso movimento organizativo-sindical, envolvendo os professores dos três graus de ensino.

  • B.

    por uma crítica contundente à distribuição equitativa dos bens culturais, educacionais e econômicos.

  • C.

    pelas ideias pedagógicas dos renovadores e dos católicos, publicadas no manifesto dos pioneiros.

  • D.

    pelo movimento escolanovista, pela atuação dos renovadores e pelas inúmeras reformas educacionais.

  • E.

    pela criação da Sociedade de Educação de São Paulo, que se constituiu como a secção paulista da ABE.

As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se

  • A.

    beta.

  • B.

    gift economy.

  • C.

    whuffie.

  • D.

    co-workers.

  • E.

    co-working.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...