Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
De acordo com Rinaldi, se a criança é portadora de teorias, interpretações, perguntas, ela é co-protagonista do processo de construção do conhecimento. Neste processo, o lugar do registro e da documentação na infância se dá:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Gabriel Junqueira é um conjunto articulado de situações de aprendizagem selecionadas pelo professor e, muitas vezes, com a participação das crianças nessa seleção , cujo objetivo é abordar desenvolver, problematizar; responder, devolver às crianças, de forma organizada o tema-assunto-conteúdo-linguagem que, naquele momento da vida de um grupo, as crianças querem porque precisam saber mais do que qualquer outro.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Hannah Arendt (1996), embora a qualificação profissional seja indispensável para o exercício da autoridade docente na sala de aula, a qualificação, por maior que seja, nunca engendra por si só autoridade. Nesta ótica, defende que:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Em seu livro Por amor e por força, rotinas na educação infantil, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.
inclusão, cobrança, capacitação
seleção, verificação, transmissão
comparação, exclusão, mediação
cobrança, seleção, hierarquização
saber de cor, hierarquização, processo
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).
O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?
Gestaltismo
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky
Epistemologia Genética de Piaget
Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista de Skinner
Inteligências múltiplas
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.
II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.
III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.
IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.
As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teoriasinstrumental, substantiva, crítica e construtivista.
construtivista, crítica, instrumental e substantiva.
crítica, construtivista, substantiva e instrumental.
substantiva, instrumental, construtivista e crítica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Saviani, a análise histórica dos anos 80 permite constatar que, do ponto de vista da organização do campo educacional, esse foi um dos períodos mais fecundos, rivalizando apenas com a década de 1920. E isto porque a década de 80 foi marcada
por um vigoroso movimento organizativo-sindical, envolvendo os professores dos três graus de ensino.
por uma crítica contundente à distribuição equitativa dos bens culturais, educacionais e econômicos.
pelas ideias pedagógicas dos renovadores e dos católicos, publicadas no manifesto dos pioneiros.
pelo movimento escolanovista, pela atuação dos renovadores e pelas inúmeras reformas educacionais.
pela criação da Sociedade de Educação de São Paulo, que se constituiu como a secção paulista da ABE.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se
beta.
gift economy.
whuffie.
co-workers.
co-working.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...