Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para a Pedagogia Criticossocial dos Conteúdos, a escola pública cumpre sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. O que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências socioculturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilação dos conteúdos. Do ponto de vista didático, o ensino consiste na mediação de:
alunos professor aprendizagem.
objetivos alunos professor.
conteúdos objetivos sala de aula.
objetivos conteúdos métodos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:
I. Psicologia behaviorista.
II. Filosofia positivista.
III. Pedagogia de Dewey.
IV. Teoria não diretiva.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central
a avaliação.
o currículo.
a escola.
a didática.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:
o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.
até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.
o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.
depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.
crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo FREIRE (1996: 96), o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas... Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:
Lacan.
Vigotsky.
Stern
Piaget.
Freud.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:
Reuven Feuerstein.
Jean Piaget.
Jorge Visca.
David Elkind.
HenryWallon.
Considere os seguintes fatores relacionados à atividade do(a) pedagogo(a) escolar (LIBÂNEO, 2001):
1. iniciativa
2. disciplina
3. autoridade
4. responsabilidade
5. decisão Relacione-os aos textos correspondentes.
( ) A __________ é o exercício de um poder delegado a alguém para coordenar as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas qualidades e conhecimento de suas funções. É recomendável que seja descentralizada, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.
( ) É uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização das tarefas, a __________ final é de quem coordena.
( ) A __________ é a capacidade de selecionar, diante de várias alternativas, a medida mais adequada conforme as situações concretas. Com base em um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidas mediante a participação da equipe escolar, o(a) pedagogo(a) não pode furtar-se de tomar as medidas necessárias.
( ) A __________ implica compatibilizar a conduta individual com as normas, regulamentos, interesses da vida social e escolar, assumidos coletivamente.
( ) A __________ é a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções aos problemas que se apresentam no desenvolvimento do processo de gestão, o que implica a capacidade de enfrentar o imprevisto e situações inusitadas ou embaraçosas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
3 4 5 2 1
1 2 4 3 5
5 3 4 2 1
2 3 5 1 4
3 4 1 2 5
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Considere as afirmações abaixo.
I. Ênfase no domínio do professor.
II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.
III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.
IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.
As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação
inatista.
humanista.
tradicional.
progressista.
construtivista.
Para Elena Martin e César Coll, é falsa a alternativa:
Assinale a alternativa correta, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky em Psicogênese da Língua Escrita:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...