Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a Pedagogia Criticossocial dos Conteúdos, a escola pública cumpre sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. O que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências socioculturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilação dos conteúdos. Do ponto de vista didático, o ensino consiste na mediação de:

  • A.

    alunos – professor – aprendizagem.

  • B.

    objetivos – alunos – professor.

  • C.

    conteúdos – objetivos – sala de aula.

  • D.

    objetivos – conteúdos – métodos.

  • E. professor – alunos – ambiente escolar.

A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:

I. Psicologia behaviorista.

II. Filosofia positivista.

III. Pedagogia de Dewey.

IV. Teoria não diretiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central

  • A.

    a avaliação.

  • B.

    o currículo.

  • C.

    a escola.

  • D.

    a didática.

  • E. o professor.

A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:

  • A.

    o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.

  • B.

    até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.

  • C.

    o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.

  • D.

    depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.

  • E.

    crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.

Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

  • A.

    Lacan.

  • B.

    Vigotsky.

  • C.

    Stern

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Freud.

A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:

  • A.

    Reuven Feuerstein.

  • B.

    Jean Piaget.

  • C.

    Jorge Visca.

  • D.

    David Elkind.

  • E.

    HenryWallon.

Considere os seguintes fatores relacionados à atividade do(a) pedagogo(a) escolar (LIBÂNEO, 2001):

1. iniciativa

2. disciplina

3. autoridade

4. responsabilidade

5. decisão Relacione-os aos textos correspondentes.

( ) A __________ é o exercício de um poder delegado a alguém para coordenar as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas qualidades e conhecimento de suas funções. É recomendável que seja descentralizada, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.

( ) É uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização das tarefas, a __________ final é de quem coordena.

( ) A __________ é a capacidade de selecionar, diante de várias alternativas, a medida mais adequada conforme as situações concretas. Com base em um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidas mediante a participação da equipe escolar, o(a) pedagogo(a) não pode furtar-se de tomar as medidas necessárias.

( ) A __________ implica compatibilizar a conduta individual com as normas, regulamentos, interesses da vida social e escolar, assumidos coletivamente.

 ( ) A __________ é a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções aos problemas que se apresentam no desenvolvimento do processo de gestão, o que implica a capacidade de enfrentar o imprevisto e situações inusitadas ou embaraçosas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 4 – 5 – 2 – 1

  • B.

    1 – 2 – 4 – 3 – 5

  • C.

    5 – 3 – 4 – 2 – 1

  • D.

    2 – 3 – 5 – 1 – 4

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2 – 5

Considere as afirmações abaixo.

I. Ênfase no domínio do professor.

II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.

III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.

 IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.

As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação

  • A.

    inatista.

  • B.

    humanista.

  • C.

    tradicional.

  • D.

    progressista.

  • E.

    construtivista.

Para Elena Martin e César Coll, é falsa a alternativa:

  • A. Basta avaliar as aprendizagens realizadas por nossos alunos, sendo desnecessário avaliar nossa própria atuação como professores e as atividades de ensino que planejamos e desenvolvemos com eles.
  • B. Há diferentes tipos de avaliação que podem desempenhar funções diferentes, sendo necessário, consequentemente, utilizar procedimentos e técnicas de avaliação igualmente diferenciados.
  • C. A avaliação continua sendo um dos ingredientes de nossa atividade profissional que ainda coloca maiores dificuldades, dúvidas e contradições, ainda mais quando inserimos nossa atividade docente na perspectiva construtivista do ensino e da aprendizagem.
  • D. Os alunos aprendem, provavelmente, muito mais do que aquilo que somos capazes de captar com as atividades de avaliação em que propomos que participem.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky em “Psicogênese da Língua Escrita”:

  • A. No nível da escrita alfabética a criança já superou todas as dificuldades da escrita.
  • B. A criança pequena espera que a escrita dos nomes de pessoas seja proporcional ao tamanho (idade) dessa pessoa e não ao comprimento do nome correspondente.
  • C. O fracasso escolar nas aprendizagens iniciais não é fato constatável porque, devido às boas intenções de educadores e funcionários, o problema não subsiste.
  • D. Devido à importância e à prioridade para a comunidade internacional e seus estados constituintes, da existência de sistemas educacionais justos, igualitários e eficazes, o direito do homem à educação, como tantos outros, é respeitado em sua totalidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...