Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa verdadeira:

  • A. A unidade da consciência e a inter-relação de todas as funções psicológicas tiveram aceitação unânime; admitia-se que as funções unitárias operavam inseparadamente, em conexão ininterrupta uma com a outra.
  • B. O elo de ligação de todas as características específicas da lógica das crianças é o egocentrismo do pensamento infantil.
  • C. A forma mais espontânea de pensamento é o brinquedo ou imaginação mágica, que faz com que o desejável pareça possível de ser obtido.
  • D. Todas as alternativas são verdadeiras.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:

  • A. Na Psicologia antiga era ponto pacífico que a relação entre duas funções determinadas nunca variava: que a percepção, por exemplo, estava sempre ligada de maneira idêntica à atenção, a memória, à percepção, o pensamento, à memória.
  • B. A relação entre duas funções determinadas não podia ser, nem era reduzida a um fator comum, não era ignorada no estudo das funções isoladas porque não era constante.
  • C. A A relação entre duas funções determinadas não podia ser, nem era reduzida a um fator comum, não era ignorada no estudo das funções isoladas porque não era constante.
  • D. O meio de comunicação é o signo (a palavra ou o som), por meio de uma ocorrência simultânea, um som pode associar-se ao conteúdo de qualquer experiência, servindo, então, para transmitir o mesmo conceito a outros seres humanos.

Para César Coll Salvador, não é correta a alternativa:

  • A. Uma escola de qualidade é capaz de atender à diversidade.
  • B. Os Pedagogos e Psicólogos tradicionais não consideravam a interação professor-aluno como decisiva para a conquista dos objetivos educacionais.
  • C. A ênfase quase exclusiva na interação professoraluno corresponde à ideia de que as relações que se estabelecem entre os alunos, no decurso das atividades de aprendizagem, têm uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável sobre o rendimento escolar.
  • D. Uma escola de qualidade tem professores que trabalham em equipes, colaboram no planejamento e co-participam da tomada de decisões.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.

II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.

III. A política de “escola para todas as crianças” é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.

IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.

  • A. Apenas II e IV estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.

Para Jussara Hoffmann, é verdadeira a alternativa:

I. Uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta.

II. Qualquer referência saudosista a um ensino de qualidade significa, automaticamente, a manutenção de uma concepção elitista do aluno ingressante em qualquer escola.

III. O caminho para o desenvolvimento é uma educação igualitária, que acolha os filhos desta geração em conflito e projete essa geração para o futuro, consciente do seu papel numa possível transformação.

IV. A escola, hoje, insere-se numa sociedade marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política.

  • A. Apenas I e III estão corretas.
  • B. Apenas II e IV estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.

De acordo com Vygotsky em “Pensamento e Linguagem”, assinale a alternativa verdadeira:

  • A. Um estudo profundo levou à conclusão de que a verdadeira comunicação requer significado, isto é, generalização, tanto quanto signos.
  • B. As formas mais elevadas da comunicação humana somente são possíveis porque o pensamento do homem reflete uma realidade contextualizada.
  • C. A linguística tradicional centrava-se na fisiologia e na acústica, mais do que na Psicologia da fala, pois considerava o som como um elemento independente da fala, usava o som isolado como unidade de análise.
  • D. Todas as alternativas são verdadeiras.

De acordo com Paulo Freire, assinale a alternativa que melhor leva o aluno a aprender a ler e escrever:

  • A. Memorizar “palavras-chave” nos textos e contextos lidos.
  • B. Reler várias vezes um texto.
  • C. Criar o hábito de anotar toda e qualquer situação vivenciada.
  • D. Ao invés de memorizar, mecanicamente, a descrição do objeto, apreender a sua significação profunda.

De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis:

  • A. Trabalhar a alfabetização espontânea, totalmente ligada aos setores político e social.
  • B. Trabalhar a alfabetização, neutralizando a política e as classes sociais.
  • C. Trabalhar a alfabetização, considerando a política com coerência, vivenciando, na prática, o reconhecimento óbvio, sabendo ouvir, falar e assumindo a ingenuidade dos educandos para poder saber o que estão aprendendo.
  • D. Trabalhar a alfabetização, assumindo a ingenuidade dos educandos, partindo do ensino da realidade social de seus alunos para, posteriormente, ensinar o desconhecido.

Assinale a alternativa correta de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:

  • A. No desenvolvimento da criança não existe um período pré-linguístico do pensamento e um período préintelectual da fala; o pensamento e a palavra são ligados por um elo secundário.
  • B. Nenhum conceito novo se forma sem o efeito regulador da tendência determinante criada pela tarefa experimental.
  • C. Podemos considerar o pensamento e a fala como dois processos independentes, paralelos, que se cruzam em determinados momentos e influenciam mecanicamente um ao outro.
  • D. Todos os pensamentos podem ser comunicados às crianças desde que elas estejam familiarizadas com as palavras necessárias.

De acordo com Edgar Morin, é verdadeira a alternativa:

I. A compreensão humana é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana.

II. Em uma possível reforma de ensino não deve ser considerada a potencialidade de uma estruturação curricular em disciplinas para que, com cada uma delas, fique evidente a percepção da condição humana.

III. O Século XX nos legou, entre outras coisas, a racionalização que só conhece o cálculo e ignora o indivíduo, seu corpo, seus sentimentos, sua alma.

IV. A afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas pode, também, fortalecê-lo.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...