Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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Considerando a periodização das ideias pedagógicas no Brasil, enumere a segunda coluna pela primeira, associando cada período ao seu respectivo evento. Em seguida, marque a alternativa com a associação correta.

  • A. 3, 4, 2, 1, 8, 5, 6, 7.
  • B. 3, 4, 1, 2, 7, 5, 8, 6.
  • C. 3, 4, 1, 2, 8, 5, 7, 6.
  • D. 3, 4, 6, 2, 8, 1, 7, 5.
  • E. 4, 3, 1, 2, 8, 5, 7, 6.

Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.

  • A. Oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encarar os problemas educacionais, penetrando na sua complexidade.
  • B. Fixar a priori princípios e objetivos para a educação, assim como uma teoria geral da educação.
  • C. Acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional e modo que explicite os seus fundamentos.
  • D. Encaminhar a solução de questões como o conflito entre “filosofia de vida” e “ideologia” na atividade do educador.
  • E. Oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encaminhar a solução de questões, a exemplo da necessidade da opção ideológica e suas implicações.

Em relação aos fundamentos teóricos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, analise as proposições abaixo e responda:

I. Para Skinner, o fator mais importante no modelo pedagógico de condicionamento não são os estímulos que antecedem às respostas e sim os que as reforçam, por isso a grande preocupação em, sempre que o aluno acertar uma resposta, haver o reforço deste acerto.

II. De acordo com a perspectiva construtivista, piagetiana, o aprendiz compreende o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

III. Conforme a abordagem vigotskiana a escola, por meio de seus professores, exerce uma mediação central na constituição dos sujeitos-alunos.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é “O que significa aprender?”. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A intencionalidade de quem ensina é a garantia para alguém aprender.
  • B. Quem ensina não aprende e quem aprende ensina, se ensinar e aprender tem caráter de experiência.
  • C. Ensinar é oferecer signos e aprender é seguir esses signos por si mesmo.
  • D. Os gregos sugerem que há aprendizagem sem uma experiência de quem aprende, desvinculando, portanto, o ato de aprender da experiência do sujeito que aprende.
  • E. Aprender não é uma virtualidade que se verifica no encontro com outros iguais.

O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:

I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.

II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.

III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.

( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.

( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.

( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.

( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F – V.
  • B. F – V – F – V – V.
  • C. V – V – F – F – F.
  • D. F – F – F – V – V.
  • E. V – F – V – V – F.

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:

  • A. A natureza do conteúdo obriga a professora a propor esse tipo de aprendizagem para facilitar e desenvolver a atenção e a memorização dos alunos.
  • B. A atividade proposta pela professora não contribui para que o aluno se sinta capaz e com vontade de fazê-la, pois não pode ser considerada como um desafio interessante.
  • C. A prática docente está correta, pois assim a professora pode controlar o resultado e verificar se o seu objetivo foi alcançado.
  • D. Está válida a atitude da professora, porque a atividade não criará conflito para os alunos, que não precisarão aplicar os seus conhecimentos prévios.
  • E. É uma atividade que está adequada aos alunos, porque o desenvolvimento da autonomia na faixa etária em que se encontram é um fator curricular secundário.

O documento Coleção Proinfantil – Módulo III (2006) mostra que a trajetória da Educação Infantil vem se redefinindo ao longo das últimas décadas. Assinale a alternativa que evidencia uma das funções historicamente atribuídas à Educação Infantil.

  • A. Antecipar a escolaridade da criança.
  • B. Promover o desenvolvimento global e harmônico das crianças.
  • C. Desfavorecer o processo de alfabetização.
  • D. Percepção de que todas as carências infantis não podem ser compensadas por meio da escolaridade infantil.
  • E. Descompromisso com a educação posterior da criança.

A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:

I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.

II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.

III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Das diferentes abordagens de Charlot (2000) sobre a relação com o saber, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Aprender não equivale a adquirir um saber, entendido como conteúdo intelectual.
  • B. A situação de aprendizado é marcada apenas pelo local e pelas pessoas.
  • C. A relação com o saber é a relação com o mundo, em um sentido geral, e, também, com os mundos particulares (meios, espaços, etc.) onde a criança vive e aprende.
  • D. A educação é uma produção de si por si mesmo, porém essa autoprodução só é possível com a mediação e a ajuda de outro.
  • E. A relação com o saber não deixa de ser uma relação social, mesmo sendo de um sujeito.
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