Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

Lista completa de Questões sobre Educação Especial/Inclusiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

  • A.

    diversidade – multiplicidade – diferença

  • B.

    diferença – multiplicidade – diferença

  • C.

    multiplicidade – diversidade – diferença

  • D.

    unidade – diferença – igualdade

  • E. igualdade – unidade – multiplicidade

Uma professora assim se expressou: “Quando a gente fala da inclusão, eu não consigo entender. A gente se diz educador e ao mesmo tempo só quer ensinar alunos que não tenham nenhum tipo de problema. É isso que é ser educador?”. Sobre o assunto, é importante ressaltar que o acolhimento das diferenças só terá sentido quando o professor:

I. Desempenhar o seu papel formador de ensinar unicamente os alunos especiais

II. Adotar práticas escolares que implicam um ensino adaptado para alguns alunos.

III. Romper com suas ideias positivas sobre o desempenho padronizado e homogêneo dos alunos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

“Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência.” Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem:

I. No mínimo, cinco deficiências associadas.

II. No máximo, duas deficiências associadas.

III. Mais de uma deficiência associada.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Educação Inclusiva é definida como uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Nesse contexto, a Educação Especial é entendida como

  • A.

    um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa todos os níveis e etapas. Responsável, portanto, pelo atendimento educacional especializado.

  • B.

    uma modalidade transversal de ensino independente da Educação Inclusiva, responsável apenas pelo atendimento educacional especializado.

  • C.

    um campo de conhecimento específico que não é transversal e praticado apenas nas escolas especiais ou nas instituições especializadas.

  • D.

    um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa os níveis iniciais, responsável pelo atendimento educacional especializado.

A ideia de educação inclusiva está fundamentada no conceito de

  • A.

    escola comum.

  • B.

    escola regular.

  • C.

    escola especial.

  • D.

    escola para todos.

Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada

  • A.

    independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica.

  • B.

    complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais.

  • D.

    técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas.

Para identificar as estratégias necessárias para atender um aluno com necessidades educacionais em sala de aula, o professor deverá

  • A.

    realizar um questionário e enviar para os responsáveis por aquele aluno para saber como trabalhar com aquele aluno.

  • B.

    fazer cursos de capacitação para conhecer as principais deficiências e as estratégias necessárias para interagir com esse aluno.

  • C.

    convidar os pais para sugerirem atividades a serem desenvolvidas.

  • D.

    ler o laudo do aluno para, posteriormente, saber o que fazer.

Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com

  • A.

    a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar.

  • B.

    a falta de confiança da família na escola.

  • C.

    a falta de capacitação dos professores.

  • D.

    o despreparo dos funcionários.

Um professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso

  • A.

    salas de apoio onde atividades específicas deverão ser realizadas.

  • B.

    rampas de acesso e informações visuais em LIBRAS em todas as dependências da escola.

  • C.

    piso tátil para alunos com deficiência visual e banheiros adaptados.

  • D.

    adaptação arquitetônica dos espaços de convivência.

As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou

  • A.

    a Declaração de Salamanca.

  • B.

    o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes.

  • C.

    o ano internacional das Pessoas Deficientes.

  • D.

    a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...