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A educação superior, no Brasil, foi marcada, inicialmente, pelo vínculo entre Brasil e Portugal. Dom João VI teve um papel fundamental na origem do ensino superior em nossa terra, destacando-se, como uma de suas providências, o(a)
envio dos filhos da elite colonial para a Europa, a fim de completarem seus estudos.
publicação do Alvará Régio liberando a fundação de Institutos de Educação Superior.
criação do Instituto de Altos Estudos para pesquisar e combater as doenças tropicais.
transferência da Universidade do Brasil, aberta na Bahia, para o Rio de Janeiro, onde se situou a corte.
fundação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, localizada no Morro do Castelo.
Para Tardif (2002), o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber não é somente utilizado como um meio no trabalho, mas é produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho
complexo, que envolve determinados saberes e habilidades que são aprendidos pelos professores, primeiro, na formação inicial e, depois, na formação continuada.
pedagógico, que envolve um conjunto de saberes, habilidades, competências e atitudes plurais e temporais aprendidos no processo de formação inicial.
multidimensional, que incorpora elementos relativos à identidade pessoal e profissional do professor, à sua situação socioprofissional, ao seu trabalho diário na escola e na sala de aula.
profissional, que incorpora um saber social que é atemporal embora reflexivo, em que o trabalhador se relaciona com o conhecimento que é seu principal objeto de trabalho.
multifacetado, que agrega as relações entre os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores das ciências da educação e os saberes mobilizados pelas práticas do ensino.
A ideia de autonomia de professores tem sido muito comum nos discursos pedagógicos; no entanto, seu emprego nem sempre reflete uma clareza quanto ao seu significado. Para Contreras (2002), a autonomia não é um chamado à autocomplacência, nem tampouco ao individualismo competitivo, mas a convicção de que um desenvolvimento mais educativo dos professores e das escolas virá do processo democrático da educação, isto é, da tentativa de
obter maior capacidade de intervir nas decisões políticas relacionadas à escola.
construir uma autonomia democrática tendo em vista o local e o universal.
obter cada vez mais espaços de independência e menos controle burocrático.
construir uma autonomia profissional juntamente com a autonomia social.
reinvidicar menos intervenção das famílias e da sociedade nas práticas escolares.
Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
As tecnologias educacionais e os sistemas de informação podem contribuir para a troca de saberes e a aproximação entre culturas e grupos sociais diversos, em consonância com os objetivos atuais da educação.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação ao conceito de educação, assinale a alternativa verdadeira:
É a transmissão de conhecimento de uma geração a outras gerações.
Conjunto de normas e técnicas que colaboram para o desenvolvimento humano.
Processo de formação e construção de conhecimento.
Cultura de determinado grupo social.
Desenvolvimento do sujeito no espaço escolar.
Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
As tecnologias educacionais facilitam a abordagem diversificada e diferenciada do conhecimento.
Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos da educação podem ser alcançados por meio das tecnologias educacionais.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
LIBÂNEO (1999), em seu livro Pedagogia e Pedagogos para que?, nos fala que a educação é um fenômeno/prática social a ser compreendida no quadro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Defende, também, que as práticas educativas não se restringem apenas à escola ou à família, podendo ocorrer em todos os âmbitos e contextos da vida individual e social humana, institucionalizados ou não, nas mais variadas modalidades de ensino. Para Libâneo, o objeto de estudo da Pedagogia é constituído por esses processos, enquanto espaço próprio de investigação. Apresenta a Pedagogia como ciência que estuda as práticas educativas, com vista a explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. Segundo o autor, o pedagógico da ação educativa se expressa, justamente
nas práticas docentes, dentro das escolas públicas.
nas atividades executadas exclusivamente na escola.
no desejo dos professores em cumprir o currículo oficial.
nas práticas docentes, dentro das escolas privadas.
na intencionalidade e no direcionamento dessa ação.
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com Bourdieu e Passeron, toda ação pedagógica é uma violência simbólica, porque impõe as concepções dos grupos e classes dominantes.
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Para Marx e Engels, a educação serve unicamente para a alienação, por isso é preciso encontrar outros meios para a emancipação dos sujeitos em uma sociedade estruturada em classes.
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