Questões sobre Fundamentos da Educação

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A educação superior, no Brasil, foi marcada, inicialmente, pelo vínculo entre Brasil e Portugal. Dom João VI teve um papel fundamental na origem do ensino superior em nossa terra, destacando-se, como uma de suas providências, o(a)

  • A.

    envio dos filhos da elite colonial para a Europa, a fim de completarem seus estudos.

  • B.

    publicação do Alvará Régio liberando a fundação de Institutos de Educação Superior.

  • C.

    criação do Instituto de Altos Estudos para pesquisar e combater as doenças tropicais.

  • D.

    transferência da Universidade do Brasil, aberta na Bahia, para o Rio de Janeiro, onde se situou a corte.

  • E.

    fundação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, localizada no Morro do Castelo.

Para Tardif (2002), o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber não é somente utilizado como um meio no trabalho, mas é produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho

  • A.

    complexo, que envolve determinados saberes e habilidades que são aprendidos pelos professores, primeiro, na formação inicial e, depois, na formação continuada.

  • B.

    pedagógico, que envolve um conjunto de saberes, habilidades, competências e atitudes plurais e temporais aprendidos no processo de formação inicial.

  • C.

    multidimensional, que incorpora elementos relativos à identidade pessoal e profissional do professor, à sua situação socioprofissional, ao seu trabalho diário na escola e na sala de aula.

  • D.

    profissional, que incorpora um saber social que é atemporal embora reflexivo, em que o trabalhador se relaciona com o conhecimento que é seu principal objeto de trabalho.

  • E.

    multifacetado, que agrega as relações entre os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores das ciências da educação e os saberes mobilizados pelas práticas do ensino.

A ideia de autonomia de professores tem sido muito comum nos discursos pedagógicos; no entanto, seu emprego nem sempre reflete uma clareza quanto ao seu significado. Para Contreras (2002), a autonomia não é um chamado à autocomplacência, nem tampouco ao individualismo competitivo, mas a convicção de que um desenvolvimento mais educativo dos professores e das escolas virá do processo democrático da educação, isto é, da tentativa de

  • A.

    obter maior capacidade de intervir nas decisões políticas relacionadas à escola.

  • B.

    construir uma autonomia democrática tendo em vista o local e o universal.

  • C.

    obter cada vez mais espaços de independência e menos controle burocrático.

  • D.

    construir uma autonomia profissional juntamente com a autonomia social.

  • E.

    reinvidicar menos intervenção das famílias e da sociedade nas práticas escolares.

Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

As tecnologias educacionais e os sistemas de informação podem contribuir para a troca de saberes e a aproximação entre culturas e grupos sociais diversos, em consonância com os objetivos atuais da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao conceito de educação, assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    É a transmissão de conhecimento de uma geração a outras gerações.

  • B.

    Conjunto de normas e técnicas que colaboram para o desenvolvimento humano.

  • C.

    Processo de formação e construção de conhecimento.

  • D.

    Cultura de determinado grupo social.

  • E.

    Desenvolvimento do sujeito no espaço escolar.

Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

As tecnologias educacionais facilitam a abordagem diversificada e diferenciada do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos da educação podem ser alcançados por meio das tecnologias educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

LIBÂNEO (1999), em seu livro “Pedagogia e Pedagogos para que”?, nos fala que a educação é um fenômeno/prática social a ser compreendida no quadro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Defende, também, que as práticas educativas não se restringem apenas à escola ou à família, podendo ocorrer em todos os âmbitos e contextos da vida individual e social humana, institucionalizados ou não, nas mais variadas modalidades de ensino. Para Libâneo, o objeto de estudo da Pedagogia é constituído por esses processos, enquanto espaço próprio de investigação. Apresenta a Pedagogia como ciência que estuda as práticas educativas, com vista a explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. Segundo o autor, o pedagógico da ação educativa se expressa, justamente

  • A.

    nas práticas docentes, dentro das escolas públicas.

  • B.

    nas atividades executadas exclusivamente na escola.

  • C.

    no desejo dos professores em cumprir o currículo oficial.

  • D.

    nas práticas docentes, dentro das escolas privadas.

  • E.

    na intencionalidade e no direcionamento dessa ação.

Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com Bourdieu e Passeron, toda ação pedagógica é uma violência simbólica, porque impõe as concepções dos grupos e classes dominantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

Para Marx e Engels, a educação serve unicamente para a alienação, por isso é preciso encontrar outros meios para a emancipação dos sujeitos em uma sociedade estruturada em classes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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