Questões sobre Fundamentos da Educação

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Enquanto processos de transformação social, mais lentos e profundos, reproduzidos também na cultura – entendida como modo de vida característico de determinado grupo, lugar e/ou momento da história – uma luta social, entendida no movimento da história, tem um peso maior, quando produz e reproduz um movimento sociocultural que é maior do que ela mesma, evidenciando as dimensões relacionadas às formas de vida dos sujeitos, expondo seus valores, posturas, visão de mundo, tradições, costumes..., acabando por exigir uma reflexão da sociedade sobre si mesma. Para GENTILLE & FRIGOTTO (2001), a luta social que produz e reproduz um movimento sociocultural, maior que si mesma, é a que forma

  • A.

    pessoas de sucesso, conscientes de seu poder.

  • B.

    sujeitos trabalhadores, numa sociedade plural.

  • C.

    pessoas capazes para exercer sua profissão liberal.

  • D.

    sujeitos sociais, políticos e humanos.

  • E.

    homens e mulheres fortes e saudáveis para conviver em sociedade.

“Apesar de sua difusão, a Educação para Todos é amiúde interpretada, equivocadamente, como ‘escolaridade para todos’ e considerada equivalente à Educação Primária Universal (EPU), uma meta amplamente proclamada pela comunidade internacional. E mais: o importante conceito de ‘satisfação de necessidades básicas de aprendizagem’ recebeu bem menos atenção que o esforço por garantir a cada menino e menina um lugar na escola.” (Rosa Maria Torres)

De acordo com o trecho acima, a Educação para Todos deve ser entendida como

  • A. forma de garantir níveis de escolaridade compatíveis com as idades para meninos e meninas.
  • B. ampliação do conceito de escolarização, entendendo educação como um processo para além da escola.
  • C. escolarização em larga escala para as populações mundiais em idade escolar.
  • D. incentivo para garantir a satisfação de necessidades básicas da população escolar.
  • E. meta de escolarização primária a todos que não estão na escola.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

A cidadania é um atributo intrínseco que qualifica os homens pelo fato de eles pertencerem à espécie humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente

  • A.

    Anísio Teixeira, Roque Spencer e Florestan Fernandes.

  • B.

    Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Roque Spencer.

  • C.

    Roque Spencer, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira.

  • D.

    Roque Spencer, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.

  • E.

    Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Roque Spencer.

Na Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O entusiasmo pela educação foi um movimento típico das décadas de 20 e 30 do século passado.

  • B.

    O otimismo pedagógico resume-se na ideia de ampliação da rede escolar e na alfabetização do povo.

  • C.

    O entusiasmo pela educação caracterizou-se por sua ênfase nos aspectos qualitativos da problemática educacional.

  • D.

    O otimismo pedagógico insistiu na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.

  • E.

    O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico sempre atuaram como movimentos parceiros.

De acordo com Otaiza Romanelli (História da Educação no Brasil. Petrópolis Vozes. 1991), o sistema educacional foi marcado por dois momentos distintos em um determinado período da história da educação brasileira. No primeiro, foi implantado o regime e traçada a política de recuperação econômica. Constata-se nessa fase um ritmo de crescimento da demanda social da educação. O segundo foi caracterizado por uma reforma educacional, que, por influência da assistência técnica dada pelo acordo MEC/USAID, visava adotar medidas de adequação do sistema educacional ao modelo econômico que se intensificava no Brasil.

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O período de 1930 a 1960, denominado “Era Vargas”, apresenta as características descritas no enunciado.

  • B.

    O Governo de Juscelino Kubitschek foi o grande responsável pelos acordos MEC/USAID.

  • C.

    O período a que se refere o enunciado foi marcado pelo movimento socialista no Brasil e teve sua culminância na expansão da escola pública.

  • D.

    A educação brasileira sempre foi autônoma e nunca necessitou de acordos como aquele que é citado no enunciado.

  • E.

    O período mencionado por Otaiza Romanelli corresponde ao regime militar que foi implantado a partir de 1968.

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva emancipatória.

A apreensão das contradições existentes no cotidiano da escola e da sala de aula é um elemento fundamental para o professor direcionar o seu trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva emancipatória.

O racionalismo técnico é privilegiado pelo docente para propiciar o sucesso do trabalho pedagógico realizado em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva emancipatória.

O profissional deve tornar-se um consumidor dos materiais e saberes produzidos fora do espaço escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

A educação deve ser um processo ativo e participativo que desafie os atores sociais nela envolvidos de acordo com seu contexto sócio-histórico-cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado
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