Questões sobre Fundamentos da Educação

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Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

Na trajetória da educação infantil no Brasil, não se estabeleceu uma base nacional comum para o currículo de educação infantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

Na década de setenta do século passado, a educação infantil já era considerada a primeira etapa da educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

As primeiras ações do Ministério da Educação e Cultura destinadas à educação infantil se deram em 1975 e foram desenvolvidas em parceria com a Legião Brasileira de Assistência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

O Conselho Federal de Educação, criado em 1962, foi instituído pela primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

Antonio Gramsci propôs o estabelecimento da escola unitária, também denominada escola única, como alternativa à escola tradicional, caracterizada pela divisão do ensino em clássico e profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

O sistema educacional idealizado por Auguste Comte tem origem na lei dos três estados, que faz referência a estados da região Sul, considerados os de maior desenvolvimento educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar

  • A.

    a articulação teoria e prática no magistério.

  • B.

    a cultura local em seus aspectos pitorescos.

  • C.

    o acesso ao divertimento e ao lazer variado.

  • D.

    a relevância das aprendizagens escolares.

  • E.

    a constante reflexão sobre a prática individual.

A qualidade da educação oferecida nas escolas públicas vem se tornando tema central, pois essas escolas estão sendo procuradas por um número cada vez mais expressivo de

  • A.

    jovens e adultos que não tinham, anteriormente, direito efetivo de estudar nessas instituições formais de ensino.

  • B.

    crianças com deficiência cognitiva, para quem as aprendizagens escolares são pouco decisivas no mundo globalizado.

  • C.

    alunos das camadas mais pobres da sociedade brasileira, que antes não tinham acesso a essas instituições.

  • D.

    pessoas das comunidades em que se situam as próprias escolas, a quem o acesso democrático agora permite sua frequência.

  • E.

    estudantes da classe média empobrecida, que antes podia pagar escolas privadas para seus filhos.

A ética profissional encontra na educação uma forte manifestação, uma vez que uma classe social, a burguesia, se impõe, em determinado momento, como hegemônica. Desse modo, aquilo que é tido como socialmente justo ou injusto, o bem e o mal, o certo e o errado não correspondem à compreensão, escolha e desejo de cada indivíduo e nem do conjunto dos participantes da vida social. Acerca da ética na profissão docente, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    No exercício da profissão docente, encontram-se professores portadores de objetos de griffes – verdadeiras ou falsas, ao invés de se questionarem a respeito desse hábito social. Isso implica falta de crítica sobre a ideologia dominante.

  • B.

    Um professor do ensino público, que foi designado para lecionar em uma escola situada em região urbana com altos índices de violência, ao vivenciar as primeiras semanas nesse contexto, percebe as dificuldades na realização de seu trabalho. Corresponde a uma escolha ética quando tenta transferir-se para uma nova escola em região menos violenta.

  • C.

    A questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores por uma liberdade solitária.

  • D.

    A postura ética nasce da existência concreta de cada um, da consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro, cujo rosto é um apelo constante a ser respeitado e promovido.

  • E.

    A postura ética permite a crítica à pequena moral e, pela crítica, é possível questionar a ideologia, favorecendo o embate de diferentes alternativas sociais.

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