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Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia tecnicista prega o aperfeiçoamento da ordem social vigente, e concebe a escola como uma empresa, focalizando a formação de indivíduos capazes de se adaptarem ao mercado de trabalho, inspirada na abordagem sistêmica do ensino.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia não diretiva considera que o papel da escola é o de formar atitudes e, por isso, deve priorizar os aspectos psicológicos em detrimento dos pedagógicos, enfatizando o amadurecimento emocional, a autonomia e a autorrealização do aluno.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A valorização da criança como sujeito de sua aprendizagem, o respeito às capacidades e às aptidões individuais e a utilização de modelos adultos que desafiem a criança e promovam o seu desenvolvimento são características da pedagogia renovada.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia pragmática considera que a atividade escolar deve ser centrada em experiências que ativem potencialidades, capacidades, necessidades e interesses naturais da criança.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são
instrumentos de democratização num mercado de escolhas e oportunidades definidos.
espaços para desenvolvimento de novas mentalidades e não apenas restritos às demandas de mercado.
espaços para desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.
espaços de seleção para a evolução do mercado profissional.
espaços que tornam o processo educacional restrito aos interessados da comunidade escolar.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O multiculturalismo é uma questão complexa que precisa ser encarada pelo educador, em primeiro lugar, numa perspectiva de sua concepção e de seu significado, em segundo lugar, de suas práticas e estratégias e, em terceiro lugar, das repercussões sociais que dela advêm. A autora Vera Candau defende a perspectiva intercultural porque ela propõe
uma cultura hegemônica.
uma monocultura plural.
que não se mexa na matriz da sociedade.
uma negociação cultural.
que todos sejam iguais.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
As relações entre educação e cultura(s) nos provocam a nos situar diante das questões colocadas hoje pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais em que vivemos. As configurações dessa problemática são distintas conforme o contexto em que nos situemos e suscitam muitas discussões e polêmicas no momento atual (Vera Candau). No caso do educador brasileiro, a questão multicultural apresenta uma configuração caracterizada por continente construído
com relações de poder simétrico.
com relações de escravização e negação de alteridade.
com base multicultural definida.
sem expressivas relações interétnicas.
com constante reflexão sobre as representações sociais.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Paulo Freire afirma que a educação ligada aos direitos humanos passa pela compreensão das classes sociais, tem a ver com educação e libertação e não com liberdade apenas. Nessa perspectiva, ela deve ser feita de forma crítica. Não se pode ingenuamente acreditar que a educação pode tudo, nem, muito menos, negar sua potencialidade. Portanto, para que a tarefa do educador no campo dos direitos humanos seja mais eficaz, é necessário
acreditar que a educação será capaz de rearrumar a sociedade.
perceber que a tarefa da educação é individual.
entender a educação somente como alavanca de transformação social.
hecer os limites culturais da política educacional.
reconhecer os espaços de ação política, institucional e extra-institucional.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações
educativas e processos formativos e espontâneas que ocorram no meio social, nos quais os indivíduos se envolvem pelo fato de existirem socialmente.
educativas sistematizadas e intencionais para suscitar conhecimentos, valores e crenças.
educativas compostas de métodos e técnicas que criem situações para suscitar idéias, valores e atitudes.
sistematizadas ligadas às igrejas, escolas e movimentos sociais organizados.
educativas com finalidade de instrução e ensino mediante uma ação consciente e planejada.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem
as organizações escolares e os sistemas de ensino.
os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.
a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.
o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.
as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.
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