Questões sobre Fundamentos da Educação

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Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A pedagogia tecnicista prega o aperfeiçoamento da ordem social vigente, e concebe a escola como uma empresa, focalizando a formação de indivíduos capazes de se adaptarem ao mercado de trabalho, inspirada na abordagem sistêmica do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A pedagogia não diretiva considera que o papel da escola é o de formar atitudes e, por isso, deve priorizar os aspectos psicológicos em detrimento dos pedagógicos, enfatizando o amadurecimento emocional, a autonomia e a autorrealização do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A valorização da criança como sujeito de sua aprendizagem, o respeito às capacidades e às aptidões individuais e a utilização de modelos adultos que desafiem a criança e promovam o seu desenvolvimento são características da pedagogia renovada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A pedagogia pragmática considera que a atividade escolar deve ser centrada em experiências que ativem potencialidades, capacidades, necessidades e interesses naturais da criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são

  • A.

    instrumentos de democratização num mercado de escolhas e oportunidades definidos.

  • B.

    espaços para desenvolvimento de novas mentalidades e não apenas restritos às demandas de mercado.

  • C.

    espaços para desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.

  • D.

    espaços de seleção para a evolução do mercado profissional.

  • E.

    espaços que tornam o processo educacional restrito aos interessados da comunidade escolar.

O multiculturalismo é uma questão complexa que precisa ser encarada pelo educador, em primeiro lugar, numa perspectiva de sua concepção e de seu significado, em segundo lugar, de suas práticas e estratégias e, em terceiro lugar, das repercussões sociais que dela advêm. A autora Vera Candau defende a perspectiva intercultural porque ela propõe

  • A.

    uma cultura hegemônica.

  • B.

    uma monocultura plural.

  • C.

    que não se mexa na matriz da sociedade.

  • D.

    uma negociação cultural.

  • E.

    que todos sejam iguais.

“As relações entre educação e cultura(s) nos provocam a nos situar diante das questões colocadas hoje pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais em que vivemos. As configurações dessa problemática são distintas conforme o contexto em que nos situemos e suscitam muitas discussões e polêmicas no momento atual” (Vera Candau). No caso do educador brasileiro, a questão multicultural apresenta uma configuração caracterizada por continente construído

  • A.

    com relações de poder simétrico.

  • B.

    com relações de escravização e negação de alteridade.

  • C.

    com base multicultural definida.

  • D.

    sem expressivas relações interétnicas.

  • E.

    com constante reflexão sobre as representações sociais.

Paulo Freire afirma que a educação ligada aos direitos humanos passa pela compreensão das classes sociais, tem a ver com educação e libertação e não com liberdade apenas. Nessa perspectiva, ela deve ser feita de forma crítica. Não se pode ingenuamente acreditar que a educação “pode tudo”, nem, muito menos, negar sua potencialidade. Portanto, para que a tarefa do educador no campo dos direitos humanos seja mais eficaz, é necessário

  • A.

    acreditar que a educação será capaz de rearrumar a sociedade.

  • B.

    perceber que a tarefa da educação é individual.

  • C.

    entender a educação somente como alavanca de transformação social.

  • D.

    hecer os limites culturais da política educacional.

  • E.

    reconhecer os espaços de ação política, institucional e extra-institucional.

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações

  • A.

    educativas e processos formativos e espontâneas que ocorram no meio social, nos quais os indivíduos se envolvem pelo fato de existirem socialmente.

  • B.

    educativas sistematizadas e intencionais para suscitar conhecimentos, valores e crenças.

  • C.

    educativas compostas de métodos e técnicas que criem situações para suscitar idéias, valores e atitudes.

  • D.

    sistematizadas ligadas às igrejas, escolas e movimentos sociais organizados.

  • E.

    educativas com finalidade de instrução e ensino mediante uma ação consciente e planejada.

A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem

  • A.

    as organizações escolares e os sistemas de ensino.

  • B.

    os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.

  • C.

    a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.

  • D.

    o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.

  • E.

    as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.

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