Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações da educação com o contexto econômico estão se processando em função da globalização da economia, que exige modificações no sistema educacional. Sobre a educação na perspectiva neoliberal é correto afirmar
1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao sistema produtivo.
3- A escola tem a função política de democratizar o ensino, com vistas a uma sociedade democrática e igualitária, cujo projeto político visa à transformação social e à defesa da educação pública popular.
4- A concepção de autonomia está vinculada à da livre iniciativa, livre escolha e à idéia de competitividade.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:
1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.
2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".
3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.
4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.
São corretas as afirmativas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:
1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.
2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.
3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.
4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.
O correto está em:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente.
2 e 3, somente.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCN.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O fenômeno da globalização poderia ser trabalhado, com o exemplo do texto em apreço, em conteúdos sobre as origens do processo de globalização, as conexões entre as esferas local e global, as mudanças sócio-político-ambientais ocorridas em virtude do contato intercultural.
"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente." (LUCKESI,1991)
Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia
Liberal Renovada Progressivista
Progressista Libertadora
Progressista Libertária
Liberal renovada não–diretiva
Progressista Crítico-social dos Conteúdos
"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:
cultura organizacional é cooperativa; o planejamento conjunto é norma para o trabalho; há interdependência de referências externas e a socialização dos funcionários é uma preocupação.
tecnologia é uma referência para a produção de inovações; a avaliação é objeto de comparações de padrões coletivos de desempenho e os grupos de trabalho são flexíveis e diversificados, de acordo com o regime de contrato.
aprendizagem é o foco central das iniciativas de aperfeiçoamento; a Alfabetização e a Matemática são áreas fundamentais; a expectativa é que todos os alunos tenham padrões elevados de desempenho e que os professores passem por programas de capacitação.
responsabilidade pelo avanço no currículo é compartilhada; o trabalho está centrado nos alunos; métodos inovadores são desenvolvidos e relacionamentos de confiança de longo prazo são promovidos.
cooperação entre os professores é produzida; a agenda coletiva é definida com requisitos sobre o que deve ser feito conjuntamente e com quem e o processo de cooperação é microgerenciado.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Em relação ao conhecimento do mundo natural e social, as novas discussões levam a concluir que, no campo da educação infantil, os melhores procedimentos didáticos em termos de favorecer a construção desse conhecimento são aqueles que
I. transformam a curiosidade e as perguntas trazidas pelas crianças em conhecimentos a serem explorados.
II. ampliam a compreensão das crianças sobre a vida em sociedade, graduando sempre os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
III. priorizam um trabalho materialmente acessível, concreto e próximo da criança.
Sobre o contido nos itens, pode-se afirmar que apenas
Uma educação de qualidade é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais necessários ao atendimento das necessidades dos alunos. Nesse sentido, é correto afirmar que a qualidade social do ensino diz respeito à(ao):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...