Questões sobre Fundamentos da Educação

Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação escolar compõe-se de:

  • A. educação básica e ensino médio.
  • B. educação básica e educação superior.
  • C. educação superior e educação infantil.
  • D. educação superior e ensino fundamental.

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO:

  • A. Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
  • B.

    Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.

  • C.

    Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue e que reprove a repetência.

  • D.

    Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.

O conceito de ciclos de aprendizagem admite definições muito diversas. Um deles considera que certa homogeneidade dos programas e dos professores não constitui um ciclo de aprendizagem, mas apenas um simples ciclo de estudos. Segundo esse conceito, só existem verdadeiros ciclos plurianuais de aprendizagem quando a escolaridade é dividida em etapas de mais de um ano, com um currículo cobrindo o conjunto do ciclo, que pode ter a duração de dois, três ou quatro anos de escolaridade. O papel dos professores é conduzir os alunos que estão entrando no ciclo ao domínio dos objetivos visados para o final do percurso. Desse modo, as condições para a aprendizagem são, EXCETO:

  • A. situações sob medida.
  • B. situações dificultadoras.
  • C. situações mobilizadoras.
  • D. situações não-ameaçadoras.

Segundo Libâneo (1999, p. 50), "o campo do conhecimento pedagógico corresponde ao estudo científico e filosófico da educação e aos conhecimentos teóricos e práticos de sua aplicação". Sendo assim, eles podem ser agrupados nas seguintes áreas, EXCETO:

  • A. Conhecimentos técnico-profissionais específicos.
  • B.

    Conhecimentos científicos e filosóficos da educação.

  • C. Conhecimentos específicos da atividade pedagógica.
  • D.

    Conhecimentos científicos e econômicos da educação.

De acordo com a concepção libertadora da educação de jovens e adultos, pode-se definir como finalidade essencial da educação a

  • A.

    formação da consciência dos educandos.

  • B.

    do saber formal, científico, técnico e artístico.

  • C.

    formação do homem como elemento transformador do seu mundo.

  • D.

    adaptação do indivíduo ao meio social, para que aprenda as respostas úteis aos desafios do ambiente.

Sabe-se que um dos papéis da escola é possibilitar às novas gerações a apropriação do conhecimento construído e acumulado pela humanidade. Sabe-se também que essa instituição é constituída por pessoas, seres que interagem e que buscam incessantemente novos conhecimentos. Por isso, a escola do século XXI deve adotar a seguinte premissa:

  • A.

    para que o professor acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e educacionais, promovendo uma educação de qualidade, deve-se oferecer-lhe um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, instrumentos de formação continuada.

  • B.

    uma forma de obter o envolvimento do aluno no ensino matemático é explorar sua capacidade de entender o que o professor transmite e relacionar o conteúdo transmitido com o que ele conhece e domina, contextualizando esse conteúdo.

  • C.

    é na escola que o aluno adquire as habilidades de atribuir significados, estabelecer correspondências e fazer ordenações lógicas; daí a importância da escola no desenvolvimento da linguagem científica e matemática.

  • D.

    as brincadeiras e o trabalho com materiais pedagógicos devem ser explorados pelo professor como atividades motoras, mas pouco influem na aquisição da logicidade pelo indivíduo.

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

De acordo com a abordagem individualista da educação, formulada com base no respeito à liberdade e aos direitos do indivíduo, a educação deve consistir na busca do desenvolvimento do homem, mediante a adoção de metodologias que o auxiliem a se realizar e que promovam o questionamento da essência da ordem social vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

O perenalismo constitui abordagem teórica cujos formuladores defendem que, a despeito de as estruturas sociais serem constantes, a natureza humana é inconstante, razão por que é necessária a introdução de mudanças na forma da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

Define-se educação como a transmissão integrada da cultura em todos os seus aspectos, mediante a utilização de método pedagógico que decorrerá das condições culturais e materiais de determinada sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:

1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.

2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.

3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.

4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).

O correto está em:

  • A.

    1, 2 e 4, somente.

  • B.

    1 e 4, somente.

  • C.

    2 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...