Questões sobre Fundamentos da Educação

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Julgue os itens subseqüentes, a partir das idéias do texto acima.

A educação socializa as novas gerações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.

A educação moderna deve despertar, no educando, uma postura crítica e criadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.

A educação deve ocorrer apenas em instituições educacionais, sem alargar suas fronteiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.

O objetivo educacional limita-se à transmissão dos conhecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.

A educação é direito de todos e, portanto, deve pugnar pela igualdade de oportunidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se apresentarmos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe (...) é preciso acrescentar que é necessário que ele seja possível. O que ainda não é, pode vir a ser.

 Considerando-se as afirmações acima, é correto afirmar que a utopia é

  • A.

    entendida como um ideal irrealizável, pois nem sempre o necessário é possível ou alcançável.

  • B.

    entendida como algo impossível de ser alcançado por ser um sonho ou uma fantasia que o ser humano elabora para conseguir sobreviver diante de sua realidade.

  • C.

    compreendida como um ideal ainda não realizado, mas que é possível realizar a partir do confronto do que se tem com o que se quer e com o que se precisa construir.

  • D.

    vista como algo desejado e necessário, mas que não é possível construir pelas condições concretas em que se vive.

  • E.

    ideal que pode e deve ser realizado, mas que para o atingir são necessárias condições financeiras, competência técnica e metas realistas.

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

Em 1971, foi instituída a reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei n.º 5.692, de 11/8/1971. Um dos seus princípios norteadores foi o da profissionalização do ensino de 2.º grau, compreendida como mecanismo de contenção da demanda pelo ensino superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

Uma educação de caráter humanista capaz de fazer frente aos desafios da contemporaneidade não pode dispensar a contribuição das ciências humanas e da filosofia.

  • C. Certo
  • E. Errado

As finalidades da educação infantil incluem o favorecimento do desenvolvimento máximo de todas as capacidades, respeitando-se a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos; a compensação das desigualdades sociais e culturais; e a preparação para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A escola de educação infantil deve preparar para a educação básica e, por isso, deve priorizar os conteúdos escolares, centralizando sua metodologia sobretudo no trabalho em folhas de papel.

  • B.

    Na pré-escola, deve-se incorporar as práticas das boas creches, considerando-se educativas todas as situações escolares e enfatizando-se o trabalho e os jogos em pequenos grupos, igorando-se as atividades de escolarização.

  • C.

    A escola infantil deve contribuir de maneira eficaz para a compensação das diferenças socioculturais quando as crianças são pequenas, ajudando, com isso, na prevenção de possíveis dificuldades no decorrer da escola obrigatória e da vida adulta.

  • D.

    O desenvolvimento pode ser considerado como uma expansão automática de potencialidades e, por isso, a escola infantil deve proporcionar o exercício de habilidades, estratégias, atitudes e conceitos que auxiliarão no desenvolvimentos dessas potencialidades.

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes, EXCETO:

  • A. orientação para o trabalho.
  • B.

    promoção do desporto educacional e apoio às práticas políticas nãoformais.

  • C.

    consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

  • D.

    difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

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