Questões sobre Fundamentos da Educação

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“Ambas – transversalidade e interdisciplinaridade – se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere‐se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter‐relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.

  • A. interdisciplinaridade / transversalidade / transversalidade / interdisciplinaridade
  • B. interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • C. transversalidade / interdisciplinaridade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • D. transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade

Considerando os aspectos‐chave de Lindeman, que foram base das pesquisas mais recentes que constituem, hoje, os fundamentos da educação de adultos, o modelo andragógico que, diferentemente do modelo pedagógico projetado para o ensino de crianças, possui preceitos enfocados na educação de adultos, analise.

I. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, esses são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

II. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na vida; portanto, as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem de adultos são as situações da vida, não os assuntos.

III. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos; dessa forma, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.

IV. Os adultos têm uma grande necessidade de serem dirigidos; assim, o papel do professor é de transmitir o seu conhecimento e avaliar o desempenho deles em relação ao processo.

V. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e V.

O mundo do trabalho requer novas competências para a atuação profissional. Para tanto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes abordados na formação do indivíduo destacada nas metas educacionais para os próximos anos. Tais metas estão relacionadas:

  • A. A importância do indivíduo estar alfabetizado e não letrado.
  • B. A importância do indivíduo saber reproduzir o saber elaborado.
  • C. Ao conceito de formação do aluno dentro da concepção tecnicista.
  • D. Aos quatro pilares da educação.

Sobre as virtudes profissionais do professor, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Aposta ética: é esperar sempre o melhor, pois esse é o único meio de consegui-lo.
  • B. Obstinação didática: porque é preciso sempre imaginar as condições mais favoráveis para suscitar o desejo de aprender.
  • C. Vigilância informada: que remete à capacidade de identificar, permanentemente, as necessidades dos alunos.
  • D. Tolerância pedagógica: que remete à condição de deixar nas mãos do aluno a condução do seu processo de aprendizagem.

No início do século XXI, o professor José William Vesentini forneceu uma importante contribuição sobre os estudos da geografia com a publicação da obra O ensino de geografia no século XXI. Essa obra apresentou as principais características do ensino de geografia em seis diferentes países, apontando necessidades e possibilidades de reformulação do ensino de geografia na educação básica.

Sobre o ensino de geografia no Brasil, José William Vesentini fez diversas considerações afirmando que o país vivia uma fase decisiva, em um momento de redefinições impostas, tanto pela sociedade em geral, quanto pelas modificações ocorridas na ciência geográfica.

Sobre as análises do autor acerca das mudanças do ensino de geografia no Brasil, que começou na década de 1970 e adentrou o século XXI, é INCORRETO afirmar

  • A. que apesar das mudanças impostas pelo avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização, o ensino tradicional de geografia tinha um lugar na escola do século XXI, devido às importantes contribuições dessa vertente.
  • B. que ocorria uma renovação no ensino da geografia brasileira que abarcava a contribuição dos professores acadêmicos e a participação de muitos professores do ensino médio que já praticavam a geografia crítica em suas aulas.
  • C. que a renovação do ensino de geografia, que ocorria no Brasil, sempre teve uma dinâmica própria e relativamente independente da sua vertente acadêmica, já que a disciplina escolar não era (é) mera reprodução da academia.
  • D. que a geografia crítica praticada nas escolas deveria privilegiar o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da criticidade do trabalho, não se limitando a uma renovação de conteúdos, com novos temas/problemas.

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. O processo educativo ocorre dentro de um determinado marco histórico-social e político. A existência desse marco possibilita ao professor a tomada de posição e permite-lhe que imponha sua cultura ao aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. O professor é uma referência ética e moral para o alunado, por isso suas ações são mais importantes que seus discursos. Sendo assim, o professor deve dar primazia aos aspectos sócio-políticos da profissão em detrimento aos aspectos técnicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as considerações sobre complexidade apresentadas a seguir e verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Entender o mundo a partir de sua complexidade significa compreender as relações entre os diversos fenômenos e, por sua vez, entender cada elemento em si mesmo.

( ) Introduzir-se na complexidade a partir do olhar da formação permanente significa buscar respostas apenas aos problemas existentes e não perceber os novos desafios que estão postos a nossa frente.

( ) Na construção de um programa de formação permanente deve ser levada em consideração a complexidade das interações da realidade, os estilos de liderança escolar, as relações e a compreensão por parte da comunidade escolar.

( ) A complexidade existente no mundo contemporâneo exige que a formação inicial tanto quanto a continuada seja superadora dos interesses estritamente técnicos aplicados ao conhecimento profissional.

Assinale a opção que contém as considerações corretas.

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.
  • E. V, F, V, V.

Considerando o conteúdo do texto na perspectiva da cidadania no mundo globalizado, assinale a alternativa que contém a resposta correta.

  • A. Um dos papéis importantes a serem desempenhados pela Escola é de executar, sob a coordenação da Direção e da Equipe Pedagógica, programas e projetos que oportunizem a cada aluno a visão multifacetada da realidade em que se encontra, identificando as variáveis facilitadoras de mudanças e as restritoras intervenientes e realizando ações para melhorar as condições de vida própria e da comunidade.
  • B. A reflexão sobre as contradições do meio em que vivem e a busca por alternativas de solução para os problemas existentes devem ser oportunizadas somente aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
  • C. A abordagem de princípios, valores, conquistas tecnológicas e sociais, que caracterizam a civilização atual devem ser exploradas apenas por meio das áreas de conhecimento ou disciplinas consideradas fundamentais.
  • D. As Diretrizes Curriculares Nacionais não tratam explicitamente do assunto, logo as reflexões em sala de aula sobre a ambivalência da atual civilização podem ser pontuais.
  • E. As disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências não comportam estudos aprofundados referentes à complexidade da civilização em que vivemos.

Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.

Em uma perspectiva transformadora, compreende-se a educação como parte da sociedade, com seus condicionantes, determinantes e seus projetos, que podem ser conservadores ou não, mas com a possibilidade de trabalhar pela democratização dessa sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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