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A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação, em uma abordagem funcionalista, é, essencialmente, um meio de socialização dos indivíduos a fim de torná-los membros de uma dada estrutura social preestabelecida, exercendo, portanto, a função de integração social.
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.
Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.
O paradigma da educação permanente originou-se em meados dos anos 70 do século passado, quando a UNESCO propôs que os sistemas nacionais de educação fossem orientados pelo princípio de que o homem se educa durante toda a vida.
Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Educadores influenciados pelos paradigmas educacionais holonômicos buscam restaurar a totalidade do sujeito individual, o que faz que sua prática pedagógica se alinhe aos paradigmas marxistas.
Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.
I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.
II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.
III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Leia o texto abaixo.
Consulto o dicionário: Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca em uma determinada circunstância físico-social e em um contexto histórico". (Terezinha Rios, 2013). Uma das principais tarefas dos pedagogos é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia, formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades, a convivência humana. A tarefa descrita exige ética.
Assinale a alternativa que expressa uma reflexão ética na Educação.
As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver, conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da Informação têm um grande impacto sobre a Educação. Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico, geográfico, social, cultural, político, econômico e tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não faz mais sentido que a escola continue a transferir informações para os alunos. Eles têm acesso às informações de que precisam, quando precisam delas (just in time) e na dosagem requerida nem mais, nem menos (just enough). Além disso, o pensamento pedagógico passou a ver o conhecimento como algo diferente da informação. É correto afirmar que a informação e conhecimento são, respectivamente:
Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se
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