Questões sobre Fundamentos da Educação

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A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A educação, em uma abordagem funcionalista, é, essencialmente, um meio de socialização dos indivíduos a fim de torná-los membros de uma dada estrutura social preestabelecida, exercendo, portanto, a função de integração social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

O paradigma da educação permanente originou-se em meados dos anos 70 do século passado, quando a UNESCO propôs que os sistemas nacionais de educação fossem orientados pelo princípio de que o homem se educa durante toda a vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Educadores influenciados pelos paradigmas educacionais holonômicos buscam restaurar a totalidade do sujeito individual, o que faz que sua prática pedagógica se alinhe aos paradigmas marxistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.

I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.

II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.

III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. “O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. alfabetização / letramento / letramento
  • B. letramento / letramento / alfabetização
  • C. letramento / alfabetização / letramento
  • D. alfabetização / letramento / alfabetização
  • E. alfabetização / alfabetização / letramento

Leia o texto abaixo.

“Consulto o dicionário: Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca – em uma determinada circunstância físico-social e em um contexto histórico". (Terezinha Rios, 2013). Uma das principais tarefas dos pedagogos é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia, formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades, a convivência humana. A tarefa descrita exige ética.

Assinale a alternativa que expressa uma reflexão ética na Educação.

  • A. A violência é, sem dúvida, um grave problema para a humanidade, mas por que agora parece que tudo está mais difícil? Porque, anteriormente, havia menos estudantes. A escola sempre foi voltada às crianças de classe média e, ainda, tinha como objetivo atender àqueles que tinham poucos problemas de aprendizagem. Hoje, ela deve acolher todos, sejam de classe média ou baixa, com ou sem família, com deficiência ou não. A vantagem é de todos. Ganha-se a possibilidade de viver em países mais justos.
  • B. É impensável viver em uma escola sem conflitos, mas os problemas atuais devem-se, em parte, a um estranhamento frente a essa nova realidade. A sociedade tem mudado muito rápido e, daqui a 40 anos, essa discussão não fará nenhum sentido.
  • C. Não adianta discutir cidadania se os alunos não são respeitados, se não são escutados, se não podem dialogar e passam boa parte do tempo sem aprender. Valores só fazem sentido quando se trabalha a convivência nos ambientes de aprendizagem e trabalho. Esse é um tema importante que está no centro da reflexão educacional mundial.
  • D. Trabalhar em equipe é perceber as diferentes opiniões do grupo como algo que favorece a prática de todos. O trabalho é efetivamente coletivo quando as pessoas se empenham em colaborar com ele. O parceiro é alguém que joga do nosso lado e com os mesmos objetivos, ainda que não se comporte como nós. É na diferença e na complementaridade que se realiza a verdadeira parceria.
  • E. Merendeiras, faxineiros, professores, alunos, gestores, todos são responsáveis pela construção da vida escolar. Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, entrecruzam-se e influenciam-se por diferentes saberes e vivências.

As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver, conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da Informação têm um grande impacto sobre a Educação. Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico, geográfico, social, cultural, político, econômico e tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não faz mais sentido que a escola continue a transferir informações para os alunos. Eles têm acesso às informações de que precisam, quando precisam delas (just in time) e na dosagem requerida – nem mais, nem menos – (just enough). Além disso, o pensamento pedagógico passou a ver o conhecimento como algo diferente da informação. É correto afirmar que a informação e conhecimento são, respectivamente:

  • A. impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. São dados ou matéria informacional relacionada ou estruturada de maneira potencialmente significativa.
  • B. sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. É todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
  • C. algo que se transfere e se recebe, ou que se armazena em um livro ou em um site da Internet para que outros tenham acesso a ela. É algo que se constrói, um conjunto de modelos e esquemas mentais que cada um precisa construir por si próprio para poder fazer sentido da realidade que o cerca, inclusive da quantidade enorme de informações a que tem acesso com tanta facilidade.
  • D. associados a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores. Está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.
  • E. o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. O resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação quantitativa ou qualitativa no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se

  • A. à participação nas decisões, à preocupação com a qualidade, à relação custo-benefício e à transparência.
  • B. à proposta pedagógica da escola, ao planejamento das atividades educativas, às estratégias e recursos de ensino-aprendizagem, aos processos de avaliação dos alunos, incluindo a auto-avaliação e a avaliação dos profissionais da escola.
  • C. aos processos de formação continuada dos professores e demais funcionários, à competência, à assiduidade e à constituição de uma equipe escolar.
  • D. ao respeito à alegria, à amizade e solidariedade, à disciplina, ao combate à discriminação e ao exercício dos direitos e deveres.
  • E. ao bom aproveitamento dos recursos existentes na escola, à disponibilidade e à qualidade desses recursos e à organização dos espaços escolares.
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