Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação inclusiva:
é um modelo de prestação de serviços para a prestação de serviços de educação especial.
é um paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluir todos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade (étnica, racial, cultural, gênero, física e mental) está se tornando mais normal do que exceção.
é a inserção de alunos com deficiência em classes de ensino regular sem apoio para professores e alunos.
é a garantia do atendimento em estabelecimentos especializados com instruções, técnicas e equipamentos especializados visando recuperar o deficiente.
é uma conquista de setores da sociedade e não um direito já estabelecido.
O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, são os princípios que fundamentam práticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educação em seu desenvolvimento integral e singular.
Dentre esse princípios, inserem-se, EXCETO:
O comprometimento dos educadores e das escolas com os juízos de valores emitidos e as decisões que tomam em relação às possibilidades e necessidades de cada estudante.
O respeito às diferenças entre os alunos.
A busca por padrões de mensuração objetivos e uniformes para o processo avaliativo.
A permanência do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.
Por inclusão social das pessoas com deficiência não podemos entender:
Integração social da pessoa com deficiência, ou seja, a pessoa deve ser recuperada para se tornar o mais próximo possível do sujeito normal, possibilitando, assim, que ela faça parte da sociedade.
Participação plena e com igualdade de oportunidades na sociedade respeitadas as suas especificidades.
processo pelo qual a sociedade se adapta com a finalidade de incluir pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, oferece condições para que essas pessoas se preparem para assumir seu papel social.
Processo bilateral envolvendo pessoas com deficiências e sociedade visando a soluções que possibilitem a equiparação de oportunidades entre todos.
Uma revolução social pacífica que transforma o deficiente em cidadão, institui no mundo a sociedade inclusiva.
O contexto escolar é identificado por Nóvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovações educativas, por oferecer melhores possibilidades de êxito nos projetos de inovação, pois é neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores.
Para Nóvoa, a melhoria e mudança na escola poderão se dar a partir de alguns princípios, EXCETO:
Considerar as escolas como a unidade estratégica de mudança em ação.
Desenvolver mudanças de participação dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar.
Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e não como um processo que consagre uma atitude de mudança permanente.
Produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.
Pessoas diferentes – em geral designadas como deficientes – sempre sofreram algum tipo de preconceito. Na história da humanidade podemos encontrar registros que mostram que os preconceitos em relação às pessoas com alguma deficiência sempre existiram. Assinale a alternativa que explica uma situação onde não ocorreu o preconceito.
Na Roma Antiga, a fala (o domínio da linguagem oral) era pré-requisito para a obtenção do direito de cidadania. Os surdos-mudos, os doentes mentais e os deficientes mentais não eram considerados cidadãos.
Na Idade Média, que em debatiam a natureza do homem, os filósofos consideravam a presença ou a ausência da fala um elemento que definia o ser humano. Muitos anos passaram para aceitar que a alma podia manifestar-se também pela linguagem gestual.
Na Revolução Francesa, com suas bandeiras de liberdade, igualdade e fraternidade as pessoas deficientes passaram a ser objeto de assistência (mas não ainda de educação) e a ser entregues aos cuidados de organizações caritativas e religiosas.
Após a Segunda Guerra Mundial, com a valorização dos direitos humanos, surgem os conceitos de igualdade de oportunidades, direito à diferença, justiça social e solidariedade nas novas concepções jurídico-políticas, filosóficas e sociais de organizações como a ONU, a UNESCO, a OMS, passando-se a considerar as pessoas com deficiência como possuidoras dos mesmos direitos e deveres de todos os outros cidadãos – entre eles, o direito à participação na vida social e à conseqüente integração escolar e profissional.
Na Antigüidade, as pessoas diferentes, com limitações funcionais e necessidades diferenciadas (surdos, cegos, deficientes mentais e físicos, órfãos) eram praticamente exterminados por meio do abandono, o que não representava um problema de natureza ética ou moral para aquela sociedade.
Segundo Perrenoud, existem dez domínios de competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor e compatíveis com os eixos de renovação da escola. Essas competências estão assim especificadas:
I. Administrar a progressão das aprendizagens; organizar e dirigir situações de aprendizagens; utilizar novas tecnologias.
II. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; trabalhar em equipe; envolver os alunos.
III. Participar da administração da escola; garantir uma representação consensual,completa e estável de um ofício.
IV. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; administrar a sua própria formação contínua; informar e envolver os pais.
São itens corretos:
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
Assinale a alternativa correta em relação à capoeira.
Manifestação artística e urbana nascida na Bahia.
Manifestação cultural oriunda da África e introduzida no Brasil pelos negros
Manifestação popular de influência luso-africana.
Manifestação cultural fruto da presença dos primeiros imigrantes, no início do século XX.
Manifestação artístico cultural introduzida na África do Sul pelos habitantes de Goa.
Segundo Paulo Freire (1999), ensinar pressupõe algumas exigências, EXCETO:
Rigorosidade metódica, reconhecimento e assunção da identidade cultural.
Criticidade, pesquisa, estética e ética.
Transferência de conhecimentos.
Respeito aos saberes dos educandos, reflexão crítica sobre a prática.
Em relação à cultura popular é correto afirmar que:
É de domínio público, perpassa gerações resistindo às diferentes transformações e avanços tecnológicos e midiológicos
É representada apenas pelos folguedos, artesanato e cantigas de roda.
É disciplina obrigatória em todas as escolas do Nordeste e facultativa nas escolas do Sul do país.
É de difícil compreensão, fato que dificulta sua divulgação.
Exclusiva da classe média, foi introduzida no Brasil no início do século XX.
Em relação à formalização do Projeto Político Pedagógico, NÃO é correto afirmar que:
é de fundamental importância o registro sistemático das reflexões e decisões coletivas.
a formulação de cada etapa deve constituir-se em um documento, no qual estarão registradas as decisões e reflexões tomadas no coletivo.
o registro formal deve conter a formulação de uma proposta educacional de formação, em consonância com o momento histórico presente.
o processo de avaliação precisa considerar apenas as exigências do cotidiano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...