Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Educação inclusiva:

  • A.

    é um modelo de prestação de serviços para a prestação de serviços de educação especial.

  • B.

    é um paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluir todos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade (étnica, racial, cultural, gênero, física e mental) está se tornando mais normal do que exceção.

  • C.

    é a inserção de alunos com deficiência em classes de ensino regular sem apoio para professores e alunos.

  • D.

    é a garantia do atendimento em estabelecimentos especializados com instruções, técnicas e equipamentos especializados visando recuperar o deficiente.

  • E.

    é uma conquista de setores da sociedade e não um direito já estabelecido.

O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, são os princípios que fundamentam práticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educação em seu desenvolvimento integral e singular.

Dentre esse princípios, inserem-se, EXCETO:

  • A.

    O comprometimento dos educadores e das escolas com os juízos de valores emitidos e as decisões que tomam em relação às possibilidades e necessidades de cada estudante.

  • B.

    O respeito às diferenças entre os alunos.

  • C.

    A busca por padrões de mensuração objetivos e uniformes para o processo avaliativo.

  • D.

    A permanência do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.

Por inclusão social das pessoas com deficiência não podemos entender:

  • A.

    Integração social da pessoa com deficiência, ou seja, a pessoa deve ser recuperada para se tornar o mais próximo possível do sujeito normal, possibilitando, assim, que ela faça parte da sociedade.

  • B.

    Participação plena e com igualdade de oportunidades na sociedade respeitadas as suas especificidades.

  • C.

    processo pelo qual a sociedade se adapta com a finalidade de incluir pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, oferece condições para que essas pessoas se preparem para assumir seu papel social.

  • D.

    Processo bilateral envolvendo pessoas com deficiências e sociedade visando a soluções que possibilitem a equiparação de oportunidades entre todos.

  • E.

    Uma revolução social pacífica que transforma o deficiente em cidadão, institui no mundo a sociedade inclusiva.

O contexto escolar é identificado por Nóvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovações educativas, por oferecer melhores possibilidades de êxito nos projetos de inovação, pois é neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores.

 Para Nóvoa, a melhoria e mudança na escola poderão se dar a partir de alguns princípios, EXCETO:

  • A.

    Considerar as escolas como a unidade estratégica de mudança em ação.

  • B.

    Desenvolver mudanças de participação dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar.

  • C.

    Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e não como um processo que consagre uma atitude de mudança permanente.

  • D.

    Produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.

Pessoas diferentes – em geral designadas como deficientes – sempre sofreram algum tipo de preconceito. Na história da humanidade podemos encontrar registros que mostram que os preconceitos em relação às pessoas com alguma deficiência sempre existiram. Assinale a alternativa que explica uma situação onde não ocorreu o preconceito.

  • A.

    Na Roma Antiga, a fala (o domínio da linguagem oral) era pré-requisito para a obtenção do direito de cidadania. Os surdos-mudos, os doentes mentais e os deficientes mentais não eram considerados cidadãos.

  • B.

    Na Idade Média, que em debatiam a natureza do homem, os filósofos consideravam a presença ou a ausência da fala um elemento que definia o ser humano. Muitos anos passaram para aceitar que a alma podia manifestar-se também pela linguagem gestual.

  • C.

    Na Revolução Francesa, com suas bandeiras de liberdade, igualdade e fraternidade as pessoas deficientes passaram a ser objeto de assistência (mas não ainda de educação) e a ser entregues aos cuidados de organizações caritativas e religiosas.

  • D.

    Após a Segunda Guerra Mundial, com a valorização dos direitos humanos, surgem os conceitos de igualdade de oportunidades, direito à diferença, justiça social e solidariedade nas novas concepções jurídico-políticas, filosóficas e sociais de organizações como a ONU, a UNESCO, a OMS, passando-se a considerar as pessoas com deficiência como possuidoras dos mesmos direitos e deveres de todos os outros cidadãos – entre eles, o direito à participação na vida social e à conseqüente integração escolar e profissional.

  • E.

    Na Antigüidade, as pessoas diferentes, com limitações funcionais e necessidades diferenciadas (surdos, cegos, deficientes mentais e físicos, órfãos) eram praticamente exterminados por meio do abandono, o que não representava um problema de natureza ética ou moral para aquela sociedade.

Segundo Perrenoud, existem dez domínios de competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor e compatíveis com os eixos de renovação da escola. Essas competências estão assim especificadas:

I. Administrar a progressão das aprendizagens; organizar e dirigir situações de aprendizagens; utilizar novas tecnologias.

II. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; trabalhar em equipe; envolver os alunos.

III. Participar da administração da escola; garantir uma representação consensual,completa e estável de um ofício.

IV. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; administrar a sua própria formação contínua; informar e envolver os pais.

São itens corretos:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    II, III e IV

Assinale a alternativa correta em relação à capoeira.

  • A.

    Manifestação artística e urbana nascida na Bahia.

  • B.

    Manifestação cultural oriunda da África e introduzida no Brasil pelos negros

  • C.

    Manifestação popular de influência luso-africana.

  • D.

    Manifestação cultural fruto da presença dos primeiros imigrantes, no início do século XX.

  • E.

    Manifestação artístico cultural introduzida na África do Sul pelos habitantes de Goa.

Segundo Paulo Freire (1999), ensinar pressupõe algumas exigências, EXCETO:

  • A.

    Rigorosidade metódica, reconhecimento e assunção da identidade cultural.

  • B.

    Criticidade, pesquisa, estética e ética.

  • C.

    Transferência de conhecimentos.

  • D.

    Respeito aos saberes dos educandos, reflexão crítica sobre a prática.

Em relação à cultura popular é correto afirmar que:

  • A.

    É de domínio público, perpassa gerações resistindo às diferentes transformações e avanços tecnológicos e midiológicos

  • B.

    É representada apenas pelos folguedos, artesanato e cantigas de roda.

  • C.

    É disciplina obrigatória em todas as escolas do Nordeste e facultativa nas escolas do Sul do país.

  • D.

    É de difícil compreensão, fato que dificulta sua divulgação.

  • E.

    Exclusiva da classe média, foi introduzida no Brasil no início do século XX.

Em relação à formalização do Projeto Político Pedagógico, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    é de fundamental importância o registro sistemático das reflexões e decisões coletivas.

  • B.

    a formulação de cada etapa deve constituir-se em um documento, no qual estarão registradas as decisões e reflexões tomadas no coletivo.

  • C.

    o registro formal deve conter a formulação de uma proposta educacional de formação, em consonância com o momento histórico presente.

  • D.

    o processo de avaliação precisa considerar apenas as exigências do cotidiano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...