Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

38. Os serviços de apoio pedagógico ocorrem no espaço escolar e envolvem profissionais com diferentes funções, a saber:

  • A.

    psicólogos, médicos psiquiatras, professores.

  • B.

    professores de classe comum, professores de salas de recursos, professores itinerantes, professores – intérpretes.

  • C.

    professores de classe comum, médicos especialistas, psicólogos, professores intérpretes.

  • D.

    professores de classe comum, professores itinerantes.

  • E.

    professores de salas de recursos, professores itinerantes e intérpretes

"A formação continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática." (Mercado, 1999).

Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que o autor considera:

I. A formação de professores fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias.

II. A formação de professores frente à introdução de novas tecnologias exige uma reformulação das metodologias de ensino e um repensar de suas práticas pedagógicas.

III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedagógicas de inovação.

 IV. Valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de pesquisa e de conhecimento. Estão corretas as proposições:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    II, III e IV

O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos e ao mostrar consonância com os postulados produzidos em Salamanca na Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade. Diante do exposto qual é a proposta

  • A.

    Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação quer no sistema regular, quer em centros especializados, pois a escola desenvolve uma pedagogia dos conteúdos.

  • B.

    Garantir aos pais o direito de opção, mesmo que sua opção incorra em lesão ao direito subjetivo à educação obrigatória, garantido no texto constitucional.

  • C.

    Há que considerar as especificidades para os surdos, Não seria melhor uma escola que só utilizasse a língua dos sinais – LIBRAS Por que expô-lo à discriminação de outros

  • D.

    A escolarização de crianças em escolas especiais e/ou classes especiais deve ser uma regra, a matrícula na classe comum deve ser uma exceção

  • E.

    Desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves.

De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em consideração, EXCETO:

  • A.

    As posições de origem social, de deficiência e de causalidade.

  • B.

    A singularidade e a história dos indivíduos.

  • C.

    Sua atividade específica, suas práticas.

  • D.

    A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou não) no campo do saber.

Assinale a alternativa que explica o objetivo de uma escola que definiu como meta de seu projeto pedagógico "Celebrar a diversidade, criando a comunidade . Construir um currículo que honra as diferenças, baseando-se nelas!."

  • A.

    A educação regular não está preparada; a integração é um complô para reduzir os subsídios para os alunos com deficiência.

  • B.

    Para incluir há necessidade de mais análise e estudo; precisamos manter um continuum de serviços.

  • C.

    Incluir é negar a diferença

  • D.

    Na época da Guerra Civil americana, Abraham Lincoln deveria ter pedido para ver a evidência dos benefícios de se pôr fim à escravidão e, assim, com a inclusão vamos pensar, antes de entrar neste modismo.

  • E.

    A reestruturação da escola e da sociedade pode ser feita, mas não é fácil de fazê-la. A escola precisa aprender como planejar, modificar os currículos para satisfazer as diferentes necessidades.

De um modo geral, a escola oferece canais adequados à manifestação da diversidade de competências, porque:

  • A.

    não valoriza outras formas de manifestações de competências que não a lingüística ou a lógico-matemática.

  • B.

    o indicador de qualidade é o da redução na variabilidade.

  • C.

    a administração das emoções tornam a minimização de variáveis uma meta absolutamente desejável.

  • D.

    reduzir a variabilidade na educação, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.

No Brasil, a política de educação inclusiva é sustentada:

  • A.

    pelas crenças e conceitos da sociedade brasileira que formam um pensamento coletivo contrário à discriminação e à segregação.

  • B.

    pelas atitudes dos profissionais de educação que não aceitam a inserção dos portadores de necessidades especial em suas classes e defendem a instrução em segregação preferencialmente em instituições especializadas.

  • C.

    pela legislação, como a Constituição Federal de 1988, consubstanciada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996.

  • D.

    pela negação de serviços de apoio especializado na rede regular de ensino.

  • E.

    pela negação, por parte da escola, de ajustar e adaptar programas e currículos às necessidades especiais do educando. Isto força o governo a construir centros especializados.

"A proposta educativa a que se vinculam os projetos de trabalho é uma via para dialogar e dar resposta a essa situação de mudança, que não só está transformando a maneira de pensar-nos a nós mesmos, mas também de nos relacionarmos com o mundo que nos rodeia.". (Hernandez,1998 ).

Diante dessa situação, a escola deverá responder a uma série de desafios, EXCETO:

  • A.

    A necessidade de selecionar e estabelecer critérios de avaliação.

  • B.

    Decidir o que aprender, como e para quê.

  • C.

    Prestar atenção ao internacionalismo e o que traz consigo de valores de respeito, solidariedade e confiança.

  • D.

    Dar pouco crédito às interpretações das opções ideológicas e de configuração do mundo.

O Programa de Ação Mundial relativo às pessoas com Deficiência, aprovado pela ONU, equiparação de oportunidades é:

  • A.

    apenas equipar edificações e ruas com rampas para os usuários de cadeiras de roda.

  • B.

    somente instalar equipamentos de ampliação de som em teatros e em telefones públicos possibilitando a freqüência e o uso para as pessoas com alterações auditivas.

  • C.

    principalmente garantir o uso de braile em cardápios e embalagens de produtos.

  • D.

    sobretudo garantir a reserva de uma parcela do mercado de trabalho para as pessoas com deficiências.

  • E.

    o processo através do qual o sistema geral da sociedade – tais como os ambientes físicos e culturais, a moradia, o transporte, os serviços socais e de saúde, as oportunidades educacionais e de trabalho, a vida cultural e social, incluindo as instalações esportivas e recreativas é tornado acessível para todos.

"Reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendizagem pode servir de antídoto diante do reducionismo da pedagogia baseada nos enfoques insurrecionais que hoje circulam, ao amparo de um discurso psicológico denominado construtivismo na educação." ( Hernandez, 1998).

O esquema abaixo representa algumas concepções e práticas escolares do currículo Disciplinar e do Transdisciplinar.

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Assinale a opção correta encontrada.

  • A.

    1-2-1-1-2-1-1-2

  • B.

    1-1-2-2-1-2-1-2

  • C.

    1-1-1-2-2-1-1-2

  • D.

    1-2-1-1-1-2-2-1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...