Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
38. Os serviços de apoio pedagógico ocorrem no espaço escolar e envolvem profissionais com diferentes funções, a saber:
psicólogos, médicos psiquiatras, professores.
professores de classe comum, professores de salas de recursos, professores itinerantes, professores – intérpretes.
professores de classe comum, médicos especialistas, psicólogos, professores intérpretes.
professores de classe comum, professores itinerantes.
professores de salas de recursos, professores itinerantes e intérpretes
"A formação continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática." (Mercado, 1999).
Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que o autor considera:
I. A formação de professores fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias.
II. A formação de professores frente à introdução de novas tecnologias exige uma reformulação das metodologias de ensino e um repensar de suas práticas pedagógicas.
III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedagógicas de inovação.
IV. Valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de pesquisa e de conhecimento. Estão corretas as proposições:
I, II e III.
I, III e IV
I, II e IV
II, III e IV
O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos e ao mostrar consonância com os postulados produzidos em Salamanca na Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade. Diante do exposto qual é a proposta
Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação quer no sistema regular, quer em centros especializados, pois a escola desenvolve uma pedagogia dos conteúdos.
Garantir aos pais o direito de opção, mesmo que sua opção incorra em lesão ao direito subjetivo à educação obrigatória, garantido no texto constitucional.
Há que considerar as especificidades para os surdos, Não seria melhor uma escola que só utilizasse a língua dos sinais – LIBRAS Por que expô-lo à discriminação de outros
A escolarização de crianças em escolas especiais e/ou classes especiais deve ser uma regra, a matrícula na classe comum deve ser uma exceção
Desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves.
De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em consideração, EXCETO:
As posições de origem social, de deficiência e de causalidade.
A singularidade e a história dos indivíduos.
Sua atividade específica, suas práticas.
A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou não) no campo do saber.
Assinale a alternativa que explica o objetivo de uma escola que definiu como meta de seu projeto pedagógico "Celebrar a diversidade, criando a comunidade . Construir um currículo que honra as diferenças, baseando-se nelas!."
A educação regular não está preparada; a integração é um complô para reduzir os subsídios para os alunos com deficiência.
Para incluir há necessidade de mais análise e estudo; precisamos manter um continuum de serviços.
Incluir é negar a diferença
Na época da Guerra Civil americana, Abraham Lincoln deveria ter pedido para ver a evidência dos benefícios de se pôr fim à escravidão e, assim, com a inclusão vamos pensar, antes de entrar neste modismo.
A reestruturação da escola e da sociedade pode ser feita, mas não é fácil de fazê-la. A escola precisa aprender como planejar, modificar os currículos para satisfazer as diferentes necessidades.
De um modo geral, a escola oferece canais adequados à manifestação da diversidade de competências, porque:
não valoriza outras formas de manifestações de competências que não a lingüística ou a lógico-matemática.
o indicador de qualidade é o da redução na variabilidade.
a administração das emoções tornam a minimização de variáveis uma meta absolutamente desejável.
reduzir a variabilidade na educação, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.
No Brasil, a política de educação inclusiva é sustentada:
pelas crenças e conceitos da sociedade brasileira que formam um pensamento coletivo contrário à discriminação e à segregação.
pelas atitudes dos profissionais de educação que não aceitam a inserção dos portadores de necessidades especial em suas classes e defendem a instrução em segregação preferencialmente em instituições especializadas.
pela legislação, como a Constituição Federal de 1988, consubstanciada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996.
pela negação de serviços de apoio especializado na rede regular de ensino.
pela negação, por parte da escola, de ajustar e adaptar programas e currículos às necessidades especiais do educando. Isto força o governo a construir centros especializados.
"A proposta educativa a que se vinculam os projetos de trabalho é uma via para dialogar e dar resposta a essa situação de mudança, que não só está transformando a maneira de pensar-nos a nós mesmos, mas também de nos relacionarmos com o mundo que nos rodeia.". (Hernandez,1998 ).
Diante dessa situação, a escola deverá responder a uma série de desafios, EXCETO:
A necessidade de selecionar e estabelecer critérios de avaliação.
Decidir o que aprender, como e para quê.
Prestar atenção ao internacionalismo e o que traz consigo de valores de respeito, solidariedade e confiança.
Dar pouco crédito às interpretações das opções ideológicas e de configuração do mundo.
O Programa de Ação Mundial relativo às pessoas com Deficiência, aprovado pela ONU, equiparação de oportunidades é:
apenas equipar edificações e ruas com rampas para os usuários de cadeiras de roda.
somente instalar equipamentos de ampliação de som em teatros e em telefones públicos possibilitando a freqüência e o uso para as pessoas com alterações auditivas.
principalmente garantir o uso de braile em cardápios e embalagens de produtos.
sobretudo garantir a reserva de uma parcela do mercado de trabalho para as pessoas com deficiências.
o processo através do qual o sistema geral da sociedade – tais como os ambientes físicos e culturais, a moradia, o transporte, os serviços socais e de saúde, as oportunidades educacionais e de trabalho, a vida cultural e social, incluindo as instalações esportivas e recreativas é tornado acessível para todos.
"Reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendizagem pode servir de antídoto diante do reducionismo da pedagogia baseada nos enfoques insurrecionais que hoje circulam, ao amparo de um discurso psicológico denominado construtivismo na educação." ( Hernandez, 1998).
O esquema abaixo representa algumas concepções e práticas escolares do currículo Disciplinar e do Transdisciplinar.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Assinale a opção correta encontrada.
1-2-1-1-2-1-1-2
1-1-2-2-1-2-1-2
1-1-1-2-2-1-1-2
1-2-1-1-1-2-2-1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...