Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que a inteligência:

  • A.

    tem relação com a classe sócio-econômica;

  • B.

    vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;

  • C.

    tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;

  • D.

    começa a desenvolver-se durante a primeira infância;

  • E.

    é hereditária e por isso direcionada.

Em caso de deficiência visual, após matriculado, o aluno deve requerer à escola o material didático necessário como:

  • A.

    apenas as ferramentas de comunicação, que por sintetizadoras de voz possibilitam ao cego escrever e ler.

  • B.

    apenas os recursos de comunicação alternativa que substituem as aulas na escola de ensino regular.

  • C.

    regletes, soroban, além do aprendizado do código braile e de noções sobre mobilidade e locomoção, atividades de vida diária.

  • D.

    regletes e professores que dominem o braile.

  • E.

    professores e técnicos que dominem o braile.

Piaget chamou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:

  • A.

    sensório-motor;

  • B.

    de esquemas;

  • C.

    condicionado;

  • D.

    de aprendizagem;

  • E.

    de avaliação.

A criança com perda funcional total da visão precisa de atenção para desenvolver habilidades:

  • A.

    motoras, tácteis, auditivas e de linguagem, que lhe permitem conhecer o mundo a seu redor.

  • B.

    tácteis suficientes para conhecer o mundo ao seu redor.

  • C.

    olfativas e auditivas suficientes para identificar os lugares pelos odores.

  • D.

    afetivas para pode desenvolver relações interpessoais

  • E.

    Procedimentais para poder se locomover de forma independente. E uma criança que pode ser treinada em algumas atividades.

Simon / Binet, ao elaborarem o teste de QI, consideraram o ser humano com duas centrais de inteligência: a inteligência lingüística e a inteligência matemática. Hoje sabemos, pelos estudos dos neurologistas de Harvard, que o homem possui no mínimo:

  • A.

    cinco tipos de inteligência;

  • B.

    sete tipos de inteligência;

  • C.

    nove tipos de inteligência;

  • D.

    quatro tipos de inteligência;

  • E.

    doze tipos de inteligência.

Louis Braile perdeu a visão aos 3 anos de idade. Seu aprendizado deu-se sobretudo pela audição. Os códigos tácteis não eram encorajadores. Empenhou-se em construir um sistema de códigos mais simples. Trabalhou sobre um código criado por um capitão de exército para que seus soldados pudessem mandar mensagens. Desenvolveu um sistema próprio. O sistema Braile está baseado:

  • A.

    no sistema métrico decimal, tendo, entretanto, o número de múltiplos e submúltiplos reduzidos.

  • B.

    no sistema alfabético, tendo, entretanto, o número de caracteres (símbolos tácteis) reduzidos à metade em comparação ao alfabeto de uma língua.

  • C.

    no código Morse, tendo, entretanto, o número de caracteres reduzidos.

  • D.

    no código binário,

  • E.

    na criptografia, já inclusive conhecido de outros povos.

Podemos dizer que uma escola de qualidade é:

  • A.

    a que tem um bom conteúdo de matemática, português, história e geografia;

  • B.

    a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta;

  • C.

    a que prepara para o vestibular, além de dar um bom conteúdo geral;

  • D.

    aquela preocupada com a formação geral;

  • E.

    a que se preocupa com os princípios morais e éticos estabelecidos pela sociedade.

Assinale a alternativa que não expressa o pensamento de Vygotsky sobre o significado que tem a estrutura e a gênese das formas culturais de conduta, tanto para a psicologia como para a pedagogia.

  • A.

    A possibilidade de desenvolvimento cognitivo e, portanto, simbólico dos sujeitos deficientes mentais estão justamente nas transformações do que é natural, devido à inserção cultural.

  • B.

    O desenvolvimento cultural abre e segue caminhos indiretos e por isso mesmo cria o novo quando do desenvolvimento dos deficientes, conseguindo o mesmo, por caminhos diferentes.

  • C.

    As formas culturais de vida são sempre mediadas por signos e, por isso, utilizar e interpretar signos tem um significado muito importante para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.

  • D.

    O controle da vontade, o domínio de si mesmo e de suas próprias ações são complicadores no, e também do atraso do desenvolvimento cognitivo, como se mantivesse o sujeito sempre na infância.

  • E. O gesto foi a primeira forma de linguagem do homem ao lado da linguagem de palavras; ambas formas de linguagem atuam de modo diferenciado e, às vezes, nulo no desenvolvimento cognitivo de quem as utiliza.

No momento em que o professor formula uma questão, seja oralmente ou por escrito, revela uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que implica obrigatoriamente em ser:

  • A.

    relacional;

  • B.

    objetiva;

  • C.

    dissertativa;

  • D.

    corretiva;

  • E.

    subjetiva.

O jogo é bastante utilizado na Educação Infantil como na Educação Especial muito mais como material didático do que como uma das formas culturais de entretenimento e lazer. São papéis atribuídos ao jogo: modelador de atitudes, estratégia para o desenvolvimento motor, meio para a socialização e etc. Não aparece, na escola, o jogo como:

  • A.

    meio para o desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    meio para dominar a vontade.

  • C.

    estratégia para alfabetizar.

  • D.

    estratégia para ensinar a matemática.

  • E.

    possibilidade de jogar. Jogar para brincar, competir, distrair-se, ampliar as possibilidades de estar com pessoas de sua idade que jogam.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...