Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que a inteligência:
tem relação com a classe sócio-econômica;
vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;
tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;
começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
é hereditária e por isso direcionada.
Em caso de deficiência visual, após matriculado, o aluno deve requerer à escola o material didático necessário como:
apenas as ferramentas de comunicação, que por sintetizadoras de voz possibilitam ao cego escrever e ler.
apenas os recursos de comunicação alternativa que substituem as aulas na escola de ensino regular.
regletes, soroban, além do aprendizado do código braile e de noções sobre mobilidade e locomoção, atividades de vida diária.
regletes e professores que dominem o braile.
professores e técnicos que dominem o braile.
Piaget chamou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:
sensório-motor;
de esquemas;
condicionado;
de aprendizagem;
de avaliação.
A criança com perda funcional total da visão precisa de atenção para desenvolver habilidades:
motoras, tácteis, auditivas e de linguagem, que lhe permitem conhecer o mundo a seu redor.
tácteis suficientes para conhecer o mundo ao seu redor.
olfativas e auditivas suficientes para identificar os lugares pelos odores.
afetivas para pode desenvolver relações interpessoais
Procedimentais para poder se locomover de forma independente. E uma criança que pode ser treinada em algumas atividades.
Simon / Binet, ao elaborarem o teste de QI, consideraram o ser humano com duas centrais de inteligência: a inteligência lingüística e a inteligência matemática. Hoje sabemos, pelos estudos dos neurologistas de Harvard, que o homem possui no mínimo:
cinco tipos de inteligência;
sete tipos de inteligência;
nove tipos de inteligência;
quatro tipos de inteligência;
doze tipos de inteligência.
Louis Braile perdeu a visão aos 3 anos de idade. Seu aprendizado deu-se sobretudo pela audição. Os códigos tácteis não eram encorajadores. Empenhou-se em construir um sistema de códigos mais simples. Trabalhou sobre um código criado por um capitão de exército para que seus soldados pudessem mandar mensagens. Desenvolveu um sistema próprio. O sistema Braile está baseado:
no sistema métrico decimal, tendo, entretanto, o número de múltiplos e submúltiplos reduzidos.
no sistema alfabético, tendo, entretanto, o número de caracteres (símbolos tácteis) reduzidos à metade em comparação ao alfabeto de uma língua.
no código Morse, tendo, entretanto, o número de caracteres reduzidos.
no código binário,
na criptografia, já inclusive conhecido de outros povos.
Podemos dizer que uma escola de qualidade é:
a que tem um bom conteúdo de matemática, português, história e geografia;
a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta;
a que prepara para o vestibular, além de dar um bom conteúdo geral;
aquela preocupada com a formação geral;
a que se preocupa com os princípios morais e éticos estabelecidos pela sociedade.
Assinale a alternativa que não expressa o pensamento de Vygotsky sobre o significado que tem a estrutura e a gênese das formas culturais de conduta, tanto para a psicologia como para a pedagogia.
A possibilidade de desenvolvimento cognitivo e, portanto, simbólico dos sujeitos deficientes mentais estão justamente nas transformações do que é natural, devido à inserção cultural.
O desenvolvimento cultural abre e segue caminhos indiretos e por isso mesmo cria o novo quando do desenvolvimento dos deficientes, conseguindo o mesmo, por caminhos diferentes.
As formas culturais de vida são sempre mediadas por signos e, por isso, utilizar e interpretar signos tem um significado muito importante para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
O controle da vontade, o domínio de si mesmo e de suas próprias ações são complicadores no, e também do atraso do desenvolvimento cognitivo, como se mantivesse o sujeito sempre na infância.
No momento em que o professor formula uma questão, seja oralmente ou por escrito, revela uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que implica obrigatoriamente em ser:
relacional;
objetiva;
dissertativa;
corretiva;
subjetiva.
O jogo é bastante utilizado na Educação Infantil como na Educação Especial muito mais como material didático do que como uma das formas culturais de entretenimento e lazer. São papéis atribuídos ao jogo: modelador de atitudes, estratégia para o desenvolvimento motor, meio para a socialização e etc. Não aparece, na escola, o jogo como:
meio para o desenvolvimento cognitivo.
meio para dominar a vontade.
estratégia para alfabetizar.
estratégia para ensinar a matemática.
possibilidade de jogar. Jogar para brincar, competir, distrair-se, ampliar as possibilidades de estar com pessoas de sua idade que jogam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...