Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso das novas tecnologias na educação, na perspectiva da Proposta Curricular de Santa Catarina
As novas tecnologias, utilizadas como fim em si mesmas, na construção do conhecimento, devem estar a serviço da reprodução do capital e da competitividade.
As novas tecnologias são também objetos sociais e mediadores da relação entre o ser humano e o mundo
As novas tecnologias vêm substituir as "antigas" tecnologias intelectuais, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação
As novas tecnologias intelectuais na educação devem ser definidas pelas forças hegemônicas do mercado capitalista
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito científico de desvantagem, relacionado às pessoas que necessitam de condições especiais de atendimento, refere-se à:
condição social de prejuízo decorrente da deficiência e/ou incapacidade;
restrição de atividades decorrentes de uma deficiência;
conseqüência em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo;
perda ou anormalidade de estrutura ou função orgânica.
Em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, em uma proposta histórico-cultural que concebe que o indivíduo se humaniza em um ambiente social, em interação com outros indivíduos, podemos afirmar que:
é impossível considerar que o desenvolvimento dessa pessoa possa ocorrer em um processo previsível, linear e gradual;
o processo de desenvolvimento dessa pessoa realiza-se sob parâmetros;
homogêneos e individuais para cada grupo específico, os espaços específicos de aprendizagem devem privilegiar os procedimentos reabilitadores e terapêuticos;
as diversidades pessoais, culturais e sociais atuam como limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Os documentos oficiais têm apontado para teorias que compreendem a aprendizagem como elaboração conceitual lenta e progressiva e não como mera aquisição de informações. Isso implica:
que os resultados da avaliação devem refletir o processo do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual
que os resultados da avaliação refletem o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares;
que, na escola, os critérios de avaliação devem ser relativos à disciplina ensinada e às concepções de cada professor
que os resultados da avaliação devem refletir o empenho do aluno ao reproduzir o conteúdo dado
Assinale a alternativa correta, no que se refere à construção de um projeto educacional coletivo, democrático e permanente, perspectiva da proposta Curricular de Santa Catarina
A prática do planejamento apresenta um caráter político e ideológico que traça diretrizes e metas, define objetivos e formas de avaliação, cabendo ao Diretor a gestão autônoma, definindo prioridades e formas de gerenciamento, pois ele está hierarquicamente acima de qualquer outro segmento do contexto educacional.
A implementação do projeto social da escola é de competência única e exclusivamente dos professores, pois o sucesso da escola depende da qualidade da prática pedagógica e do compromisso em promover a aprendizagem do aluno.
O trabalho docente pressupõe, acima de tudo, a qualificação do professor, o que torna pouco relevante o envolvimento de outras dimensões do processo educacional, tais como a integração de toda a equipe de profissionais, dos pais, alunos e comunidade.
A tomada de decisões, em nível de construção coletiva, refere-se a vários âmbitos do contexto educacional.
A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isso significa que:s
a avaliação deve ocorrer para decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo;
a ação de avaliar deve ser sempre classificatória
a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual
somente os alunos devem ser avaliados
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os Artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.
O artigo 37 da LDB nº 9394/96 diz que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no en-sino fundamental e médio na idade própria.
Esse contingente plural e heterogêneo é constituído preferencialmente de jo-vens e adultos:
predominantemente marcados pelo trabalho, maduros ou com expectati-vas de inserção no mercado de trabalho.
que não quiseram estudar.
oriundos da zona rural.
exclusivos das camadas populares
A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:
Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.
Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.
Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.
Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.
Os momentos avaliatórios presentes nos projetos de trabalho, não como uma fórmula, mas como uma forma de diálogo do professor com o conhecimento que os alunos vão construindo e como evidência pública que lhes permite a-prender uns dos outros, são:
Avaliação inicial, avaliação recapitulativa , avaliação somativa.
Avaliação formativa, avaliação recapitulativa, avaliação somativa.
Avaliação inicial, avaliação formativa, avaliação recapitulativa.
Avaliação inicial, avaliação formativa,avaliação somativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...