Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta, quanto ao uso das novas tecnologias na educação, na perspectiva da Proposta Curricular de Santa Catarina

  • A.

    As novas tecnologias, utilizadas como fim em si mesmas, na construção do conhecimento, devem estar a serviço da reprodução do capital e da competitividade.

  • B.

    As novas tecnologias são também objetos sociais e mediadores da relação entre o ser humano e o mundo

  • C.

    As novas tecnologias vêm substituir as "antigas" tecnologias intelectuais, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação

  • D.

    As novas tecnologias intelectuais na educação devem ser definidas pelas forças hegemônicas do mercado capitalista

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito científico de desvantagem, relacionado às pessoas que necessitam de condições especiais de atendimento, refere-se à:

  • A.

    condição social de prejuízo decorrente da deficiência e/ou incapacidade;

  • B.

    restrição de atividades decorrentes de uma deficiência;

  • C.

    conseqüência em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo;

  • D.

    perda ou anormalidade de estrutura ou função orgânica.

Em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, em uma proposta histórico-cultural que concebe que o indivíduo se humaniza em um ambiente social, em interação com outros indivíduos, podemos afirmar que:

  • A.

    é impossível considerar que o desenvolvimento dessa pessoa possa ocorrer em um processo previsível, linear e gradual;

  • B.

    o processo de desenvolvimento dessa pessoa realiza-se sob parâmetros;

  • C.

    homogêneos e individuais para cada grupo específico, os espaços específicos de aprendizagem devem privilegiar os procedimentos reabilitadores e terapêuticos;

  • D.

    as diversidades pessoais, culturais e sociais atuam como limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Os documentos oficiais têm apontado para teorias que compreendem a aprendizagem como elaboração conceitual lenta e progressiva e não como mera aquisição de informações. Isso implica:

  • A.

    que os resultados da avaliação devem refletir o processo do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual

  • B.

    que os resultados da avaliação refletem o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares;

  • C.

    que, na escola, os critérios de avaliação devem ser relativos à disciplina ensinada e às concepções de cada professor

  • D.

    que os resultados da avaliação devem refletir o empenho do aluno ao reproduzir o conteúdo dado

Assinale a alternativa correta, no que se refere à construção de um projeto educacional coletivo, democrático e permanente, perspectiva da proposta Curricular de Santa Catarina

  • A.

    A prática do planejamento apresenta um caráter político e ideológico que traça diretrizes e metas, define objetivos e formas de avaliação, cabendo ao Diretor a gestão autônoma, definindo prioridades e formas de gerenciamento, pois ele está hierarquicamente acima de qualquer outro segmento do contexto educacional.

  • B.

    A implementação do projeto social da escola é de competência única e exclusivamente dos professores, pois o sucesso da escola depende da qualidade da prática pedagógica e do compromisso em promover a aprendizagem do aluno.

  • C.

    O trabalho docente pressupõe, acima de tudo, a qualificação do professor, o que torna pouco relevante o envolvimento de outras dimensões do processo educacional, tais como a integração de toda a equipe de profissionais, dos pais, alunos e comunidade.

  • D.

    A tomada de decisões, em nível de construção coletiva, refere-se a vários âmbitos do contexto educacional.

A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isso significa que:s

  • A.

    a avaliação deve ocorrer para decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo;

  • B.

    a ação de avaliar deve ser sempre classificatória

  • C.

    a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual

  • D.

    somente os alunos devem ser avaliados

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os Artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:

  • A.

    Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes

  • B.

    Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.

  • C.

    Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino

  • D.

    Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.

O artigo 37 da LDB nº 9394/96 diz que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no en-sino fundamental e médio na idade própria.

Esse contingente plural e heterogêneo é constituído preferencialmente de jo-vens e adultos:

  • A.

    predominantemente marcados pelo trabalho, maduros ou com expectati-vas de inserção no mercado de trabalho.

  • B.

    que não quiseram estudar.

  • C.

    oriundos da zona rural.

  • D.

    exclusivos das camadas populares

A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:

  • A.

    Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.

  • B.

    Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.

  • C.

    Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.

  • D.

    Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.

Os momentos avaliatórios presentes nos projetos de trabalho, não como uma fórmula, mas como uma forma de diálogo do professor com o conhecimento que os alunos vão construindo e como evidência pública que lhes permite a-prender uns dos outros, são:

  • A.

    Avaliação inicial, avaliação recapitulativa , avaliação somativa.

  • B.

    Avaliação formativa, avaliação recapitulativa, avaliação somativa.

  • C.

    Avaliação inicial, avaliação formativa, avaliação recapitulativa.

  • D.

    Avaliação inicial, avaliação formativa,avaliação somativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...