Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Os recentes episódios que incendiaram a França, iniciados nos subúrbios parisienses e rapidamente espalhados por outras regiões do país, comprovam a tese de que a globalização aproxima culturas e costumes, sepultando antigos paradigmas de hierarquias culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

Para o autor desse texto, uma das tarefas da educação é propiciar aos indivíduos a internalização de normas, regras e convenções sociais estabelecidas pela sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao participar do projeto de trabalho "As dietas dos animais", as turmas das séries iniciais do 1º ciclo do Ensino Fundamental confeccionaram um terrário com caracóis, minhocas e pequenas plantas. Fizeram, ainda, visita ao aquário municipal, onde tiveram oportunidade de entrevistar o funcionário por ele responsável. Essas experiências possibilitaram a:

I - formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de alimentação dos seres vivos;

II - organização e registro das formas de sobrevivência dos seres vivos através de desenhos e esquemas;

III - investigação de diversos ambientes naturais e a verificação de que todos apresentam seres vivos, água, luz e calor.

 Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas

  • E.

    I, II e III.

A escola contribui para a superação do preconceito de que a Matemática é um conhecimento produzido exclusivamente para determinados grupos sociais ou sociedades mais desenvolvidas, quando:

I - valoriza o saber matemático, intuitivo e cultural;

II - aproxima o saber escolar do universo cultural em que o aluno está inserido;

III - desenvolve projetos envolvendo questões relevantes, como os direitos dos cidadãos;

 IV - promove campeonatos e competições entre indivíduos talentosos.

Estão corretas as contribuições:

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Segundo os PCN, o trabalho de campo é um recurso indispensável ao desenvolvimento do conhecimento científico. Desse modo, uma professora do 1o ciclo do Ensino Fundamental organizou uma caminhada nos arredores da escola, com o objetivo de observar diretamente a paisagem local.

São procedimentos a serem adotados pela professora para o sucesso da atividade:

 I - conhecer o local;

 II - avaliar as condições de segurança;

III - preparar lista de tarefas para os alunos memorizarem;

IV - selecionar os aspectos a serem observados;

 V - definir o tempo necessário para a atividade.

Estão corretos os procedimentos:

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, IV e V, apenas.

Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:

Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:

I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."

II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."

 III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:

  • A.

    comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.

  • B.

    identificar as regularidades em séries numéricas.

  • C.

    utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.

  • D.

    consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.

  • E.

    ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:

  • A.

    alfabético.

  • B.

    cartográfico.

  • C.

    matemático.

  • D.

    pictórico.

  • E.

    artístico.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:

  • A.

    identificação de objetos no espaço.

  • B.

    reconhecimento de números naturais.

  • C.

    operações com números racionais.

  • D.

    estimativa de tempo e fusos horários.

  • E.

    tratamento da informação.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:

  • A.

    utilizar a régua como padrão de medida.

  • B.

    trabalhar grandezas de naturezas diferentes.

  • C.

    comparar grandezas da mesma natureza.

  • D.

    descobrir a distância entre as capitais.

  • E.

    analisar as grandezas das regiões brasileiras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...