Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.
Os recentes episódios que incendiaram a França, iniciados nos subúrbios parisienses e rapidamente espalhados por outras regiões do país, comprovam a tese de que a globalização aproxima culturas e costumes, sepultando antigos paradigmas de hierarquias culturais.
Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.
Para o autor desse texto, uma das tarefas da educação é propiciar aos indivíduos a internalização de normas, regras e convenções sociais estabelecidas pela sociedade.
Ao participar do projeto de trabalho "As dietas dos animais", as turmas das séries iniciais do 1º ciclo do Ensino Fundamental confeccionaram um terrário com caracóis, minhocas e pequenas plantas. Fizeram, ainda, visita ao aquário municipal, onde tiveram oportunidade de entrevistar o funcionário por ele responsável. Essas experiências possibilitaram a:
I - formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de alimentação dos seres vivos;
II - organização e registro das formas de sobrevivência dos seres vivos através de desenhos e esquemas;
III - investigação de diversos ambientes naturais e a verificação de que todos apresentam seres vivos, água, luz e calor.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas
I, II e III.
A escola contribui para a superação do preconceito de que a Matemática é um conhecimento produzido exclusivamente para determinados grupos sociais ou sociedades mais desenvolvidas, quando:
I - valoriza o saber matemático, intuitivo e cultural;
II - aproxima o saber escolar do universo cultural em que o aluno está inserido;
III - desenvolve projetos envolvendo questões relevantes, como os direitos dos cidadãos;
IV - promove campeonatos e competições entre indivíduos talentosos.
Estão corretas as contribuições:
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Segundo os PCN, o trabalho de campo é um recurso indispensável ao desenvolvimento do conhecimento científico. Desse modo, uma professora do 1o ciclo do Ensino Fundamental organizou uma caminhada nos arredores da escola, com o objetivo de observar diretamente a paisagem local.
São procedimentos a serem adotados pela professora para o sucesso da atividade:
I - conhecer o local;
II - avaliar as condições de segurança;
III - preparar lista de tarefas para os alunos memorizarem;
IV - selecionar os aspectos a serem observados;
V - definir o tempo necessário para a atividade.
Estão corretos os procedimentos:
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:
Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:
I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."
II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."
III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:
comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.
identificar as regularidades em séries numéricas.
utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.
consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.
ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:
alfabético.
cartográfico.
matemático.
pictórico.
artístico.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:
identificação de objetos no espaço.
reconhecimento de números naturais.
operações com números racionais.
estimativa de tempo e fusos horários.
tratamento da informação.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:
utilizar a régua como padrão de medida.
trabalhar grandezas de naturezas diferentes.
comparar grandezas da mesma natureza.
descobrir a distância entre as capitais.
analisar as grandezas das regiões brasileiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...