Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que descreve um objetivo correto dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos; tomar decisões subjetivas sem consultar outras esferas do conhecimento.
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, sem, contudo, identificar seus elementos e as interações, a fim de garantir a melhoria do meio ambiente
utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos isoladamente para cada área do conhecimento, a fim de alcançar a unicidade temática;
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e de outras nações, posicionando-se sem qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais
questionar a realidade social formulando-se os problemas e tratando de resolvê-los, sendo que esse questionamento deve ficar restrito ao âmbito escolar sem visar à solução dos problemas sociais no qual o aluno encontra-se inserido.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Professor de Ciências tem à sua disposição recursos tecnológicos que ampliam, facilitam e diversificam suas atividades didáticas, assim como o acesso a informações atualizadas. Como exemplo das aplicações da informática, temos acesso a internet, o correio eletrônico, teleconferências, e a educação a distância.
Assinale a alternativa incorreta:
Todo computador possui uma "memória" interna que pode ser aumentada, e que representa a capacidade da máquina em armazenar informações.
Através do acesso a internet, é possível realizar transações comerciais, enviar correspondências, e conversar em tempo real ("chats").
Através da internet, é possível acessar bancos de dados, bibliotecas e artigos científicos, muitos dos quais gratuitos a qualquer usuário.
É possível transportar arquivos de textos, planilhas, figuras e vídeos entre um computador e outro através de disquetes e CDs.
Apesar de todo avanço tecnológico e da flexibilização de currículos, ainda não é possível realizar cursos de graduação a distância no Brasil.
Considere a situação relatada a seguir para responder às questões 15 e 16.
Ao corrigir os trabalhos de sua turma, a professora
Ana desenhava estrelinhas, acompanhadas de "parabéns",
quando os alunos acertavam tudo. Se apresentavam
dificuldades, escrevia: "Precisa estudar mais!" Através
desse procedimento, a professora julgava estar incentivando
seus alunos.
Tanto esta teoria de aprendizagem quanto este tipo de procedimento adotado pela professora vêm sendo alvos de críticas por parte de especialistas em Psicologia e em Educação. As críticas se referem ao fato de que esta teoria:
entende a criança como ser ora dotado de potencialidades, ora passivo, gerando ambigüidades psíquicas que podem provocar futuras propensões a variadas patologias mentais.
estimula uma interação exagerada com o meio ambiente e com o universo competitivo dos adultos, inibindo a fantasia própria do mundo infantil.
considera que só há aprendizagem quando a criança consegue ter visão do todo em um determinado conceito, que não é a soma de suas partes, mas algo que o ultrapassa.
compreende a educação como organização de situações estimuladoras por meio das quais se controla o comportamento das pessoas, sem considerar raciocínio, desejos, fantasias e as formas como se apropriam do conhecimento.
concebe a criança como um ser que vem ao mundo com estruturas cognitivas prontas para seu pleno desenvolvimento, bastando-lhe um adequado processo educativo para o despertar dessas estruturas.
Considere a situação relatada a seguir para responder às questões 15 e 16.
Ao corrigir os trabalhos de sua turma, a professora
Ana desenhava estrelinhas, acompanhadas de "parabéns",
quando os alunos acertavam tudo. Se apresentavam
dificuldades, escrevia: "Precisa estudar mais!" Através
desse procedimento, a professora julgava estar incentivando
seus alunos.
Identifique a teoria de aprendizagem que estuda os efeitos deste tipo de procedimento sobre a criança.
Condicionamento operante.
Gestalt.
Conexionista.
Construtivista
.Funcionalista.
Na véspera de uma prova, um aluno dedicou-se a memorizar os conteúdos que seriam abordados. Uma semana após a realização do exame, o aluno não mais se lembrava daqueles conteúdos. Sob o ponto de vista da psicologia da aprendizagem, pode-se afirmar que o esquecimento ocorreu porque:
a memorização não faz parte do processo de construção da aprendizagem e, por isso, não deve ser incentivada.
a aquisição de automatismos é fundamental para que ocorra a memorização e, posteriormente, a aprendizagem.
o aluno não estimulou suficientemente suas capacidades cognitivas a fim de conservar os conteúdos transmitidos, deixando de oferecer respostas satisfatórias.
tudo o que é decorado está destinado ao esquecimento, visto que o organismo não retém informações desnecessárias.
não houve aprendizagem real, visto que aprender implica modificação do sujeito, que pode, em seguida, aplicar os conceitos em novas situações.
Uma Secretaria Municipal de Educação desenvolve um programa de aceleração de aprendizagem visando a corrigir a distorção idade-série dos alunos dos níveis básicos do ensino fundamental. Programas como este promovem a cidadania e a inclusão social, uma vez que há necessidade da escolarização para o processo de democratização da sociedade. A esse respeito, assinale a afirmativa verdadeira.
Através da aquisição de conhecimentos é possível compreender criticamente a realidade e atuar sobre ela.
A assimilação das matérias escolares garante que as diferenças sociais sejam totalmente debeladas.
A atuação pedagógica deve estar totalmente separada da atuação política para garantir uma escolarização sem desvios de seu foco.
O sistema escolar oficial deve ser palco de projetos político-partidários fundamentais para a dinamização de períodos eleitorais.
Faz parte da estrutura das sociedades democráticas a opção da criança por deixar de estudar diante das demandas atuais por trabalho.
Uma professora foi indicada pela direção da escola para fazer um curso de reciclagem em uma Universidade. Retornando à escola, a professora declarou ter gostado do curso e que reconhecia a importância da teoria, embora achasse que a prática cotidiana também tinha muito a ensinar. Com base no depoimento da professora, a equipe gestora propôs aos professores um processo de formação continuada na própria escola. Esta atitude se justifica, conforme as novas tendências de educação continuada, porque:
a Universidade nada tem a informar aos professores da educação básica, a não ser uma série de teorias que não podem ser aplicadas no cotidiano.
a presença dos professores em espaços onde tradicionalmente se produz conhecimento, como os centros de pesquisa acadêmica, deve ser privilegiada.
é preciso separar prática de teoria, valorizando muito mais a prática, que é o que verdadeiramente interessa na sala de aula.
reconhece e valoriza o saber docente, ao considerar que o conhecimento é um processo contínuo de construção que se dá na prática pedagógica cotidiana.
isola a escola das teorias pedagógicas inovadoras que constituem modismos passageiros que só prejudicam a ação docente.
Após terem participado da elaboração do Projeto Político- Pedagógico de uma escola, os professores e os demais profissionais da instituição buscaram uma atuação coerente com o documento, o que, em uma escola democrática e participativa, supõe:
agrupar os planos de ensino do ano letivo e estruturar o calendário escolar.
organizar o trabalho pedagógico de forma contextualizada,ne escola como um todo e na sala de aula.
firmar parcerias com partidos políticos, organizações não governamentais e entidades religiosas.
encaminhar o projeto às autoridades educacionais, conforme as recomendações legais.
estimular as relações competitivas para dar novo sentido ao trabalho e à burocracia escolar.
Em uma escola do ensino médio, professores se reuniram para planejar a avaliação do processo ensino-aprendizagem como parte integrante da nova proposta pedagógica, que até então era restrita à realização, pelos alunos, de provas e testes, elaborados isolada e individualmente pelos professores.
O coordenador pedagógico lançou a idéia de que a nova proposta de avaliação da aprendizagem deveria estar ancorada com a LDB vigente, voltada para a formação do cidadão com inserção social crítica. Com isso, a avaliação não poderia ser realizada apenas por meio de provas, tendo de incluir outros procedimentos que possibilitassem avaliar o que o aluno aprendeu ou não, bem como comprometer os alunos com o processo de aprendizagem, por meio do instrumento de autoavaliação.
Diante da explanação, a professora de língua portuguesa pediu a palavra e disse que não estava entendendo muito bem a colocação da coordenadora, mas conseguiu compreender que a preocupação da escola agora era não reprovar os alunos. Disse, ainda: se eu não tiver mais como reprovar, como vou conseguir que meus alunos se interessem por português, participem das atividades, leiam livros literários e façam as tarefas, se eles é que vão se auto-avaliar? Com certeza eles não vão se reprovar.
Considerando a situação acima descrita, julgue os itens que se
A auto-avaliação pode ser um dos instrumentos utilizados para a avaliação da aprendizagem com alunos do ensino médio.A tendência a valorizar a participação do aluno de forma crítica e dinâmica como maneira interativa de proporcionar a construção do conhecimento é muito bem aceita no meio educacional. O "parangolé" de Oiticica e a arte digital constituem expressões da Pedagogia Interativa, que enfatiza a co-autoria entre professor e aluno. Essas experiências pedagógicas se caracterizam pela
disponibilização de domínios de conhecimento a serem modelados de forma dialogada e imprevisível.
imersão sobre um tema apresentado e a construção de representações dialogadas e com um modelo de performance previamente estipulado.
navegação em torno de um tema social e político, reproduzindo aspectos da realidade local e/ou de uma obra já conhecida.
proposição e exploração de conteúdos de forma não previsível, acrescentando informações pesquisadas no mundo digital.
apresentação de elementos de um conhecimento a ser trabalhado coletivamente, com participantes previamente escolhidos pelo professor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...