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Para Vygotsky, o processo de aprendizagem acontece, principalmente:
a partir da maturação das informações do código genético que influencia diferentemente o desenvolvimento, conforme a faixa etária.
pela forte influência do meio sobre o indivíduo que molda paulatinamente a personalidade da criança.
na interação social, sobretudo com pessoas mais experientes que possibilitam, assim, à criança avançar no seu desenvolvimento.
decorrente do desenvolvimento dos esquemas motores e das capacidades cognitivas.
a depender da capacidade volitiva da criança, o que pode variar de uma para a outra.
Jean Piaget é um dos grandes pensadores que vinculou suas pesquisas as questões de desenvolvimento e aprendizagem. Sobre suas idéias é correto afirmar que:
Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um produto de equilíbrios sucessivos.
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do individuo não ocorre através de constantes equilíbrios e desequilíbrios.
Para Piaget somente no ser humano é possível a noção de equilíbrio.
A noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget.
Uma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança:
alcançou a capacidade de reversibilidade, mas não a de realismo.
ainda é muito imatura emocionalmente.
não é capaz de operar ações mentais.
evidencia o animismo característico de seu pensamento.
está restrita às suas sensações e ações motoras.
Na prática pedagógica o educador a partir de sua trajetória acadêmica e existencial assume o papel de mediador entre a cultura elaborada e o educando em formação. Nesta perspectiva é correto afirmar que todo educador e educadora deve possuir algumas qualidades entre estas:
compreensão da realidade com a qual trabalha, pouco envolvimento político e competência teórica do conhecimento em que atua.
compreensão da realidade com a qual trabalha, comprometimento político e competência teórica do conhecimento em que atua.
comprometimento político e parcial competência teórica do conhecimento em que atua.
comprometimento político e total competência teórica do conhecimento em que atua.
Pode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente:
por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição.
na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social.
na ausência da ação familiar, responsável por esta educação.
na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente.
na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição.
Sabemos que na maioria das vezes, os fenômenos científicos e tecnológicos, não podem ser explicados apenas por um campo de conhecimento. È necessário no ensino fundamental a interação e o diálogo entre os docentes e as disciplinas envolvidas visando o tempo todo relacionar a teoria com a prática, bem como a função social de cada conteúdo. É correto afirmar, quando os educadores dialogam entre si, discutindo os objetos de estudo de suas disciplinas e a conexões possíveis entre elas estão caminhando na tentativa do que se convencionou chamar de:
interdisciplinaridade.
transversalidade
integralidade.
curricularidade.
Na sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é
compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir.
estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental.
exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos.
dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua.
compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
Trabalhar com crianças, jovens e adultos na contemporaneidade é admitir um mundo polissêmico onde as verdades e as certezas estão sempre sendo questionadas. Torna-se necessário que questões sociais como: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural devam estar sempre vinculadas aos conteúdos das diferentes situações de ensino. É correto afirmar que essas temáticas, são denominadas, na legislação educacional brasileira de:
Temas regionais.
Temas intencionais.
Temas culturais.
Temas transversais.
A legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto
futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social.
pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda.
pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais.
sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento.
indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação.
Formar homens e mulheres leitores é compromisso da escola pública contemporânea. A leitura não pode ser entendida de forma engessada no processo de planejamento do professor. Em relação as práticas de leituras com crianças é correto afirmar que:
a leitura deve ser sempre dirigida pelo professor que apontará textos relacionados com seu planejamento escolar.
a melhor hora para a leitura é em casa, pois a criança poderá ler os livros que foram indicados por seus professores, bem como, os que deseja ler por vontade própria.
a criança deve progredir na leitura encontrando prazer e sentido nos múltiplos contatos com a língua escrita.
as crianças devem ser estimuladas a lerem preferencialmente os livros didáticos trabalhados no ensino fundamental.
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